Violência Doméstica: como um advogado pode te ajudar Violência Doméstica: como um advogado pode te ajudar

Violência Doméstica: como um advogado pode te ajudar

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

8 min de leitura

violencia-domestica-como-um-advogado-de-familia-pode-ajudar

A violência doméstica tem várias formas, incluindo o abuso verbal ou emocional, o abuso físico, o abuso sexual, o abuso econômico ou o abuso psicológico, sendo necessário ter o suporte de um advogado para obter proteção legal.

No Brasil, a violência doméstica tem sido um problema crescente nos últimos anos. Os dados recentes demonstram que uma a cada três mulheres com mais 16 anos já sofreu violência física e/ou sexual.

O escritório Galvão e Silva Advocacia possui advogados especialistas em Direito de Família e em Direito Criminal, que atuam no âmbito da violência doméstica. Neste artigo, vamos esclarecer a importância de denunciar a violência doméstica.

Assim sendo, a violência doméstica pode ser qualquer forma de controle ou intimidação que seja usada para prejudicar a vítima, podendo acontecer com qualquer pessoa no contexto familiar. Por isso, saiba como obter proteção legal.

O que é violência doméstica?

A violência doméstica é um termo usado para descrever qualquer tipo de violência, abuso ou assédio sofrido por uma pessoa dentro do seu próprio lar. Esta violência pode manifestar-se de várias formas, tais como violência física, mental, psicológica, abuso sexual e, até mesmo, negligência. 

Esta violência também pode ocorrer entre membros da família, tais como pais, filhos, irmãos e tios. A violência doméstica é uma forma de abuso de poder e pode ter graves consequências no curto e longo prazo. 

Por exemplo, o abuso pode levar à depressão, ansiedade, problemas de saúde mental, e às vezes, até à morte. É importante compreender que qualquer forma de violência dentro do lar é inaceitável e deve ser denunciada!

A violência doméstica pode ocorrer de diversas formas, entre elas:

1. Violência Física: São todos os tipos de violência que resultam em lesões físicas ou ameaças de lesões físicas. Esta violência inclui empurrar, bater, quebrar objetos perto da vítima, ameaçar usar armas, bofetadas e agredir;

2. Violência Psicológica: É a forma mais difícil de identificar, pois os efeitos não são visíveis e é a forma de violência mais comum. Inclui humilhação, ameaça de abandono, chantagem emocional, depreciação, intimidação, isolamento e assédio moral; 

3. Violência Financeira: É a forma de controle que o abusador exerce sobre a vítima mediante a dependência financeira. O abusador, desta forma, limita ou inibe as liberdades das vítimas por meio de controle financeiro;

4. Violência Sexual: É qualquer tipo de pressão, coerção ou obrigação para realizar relações sexuais ou outras atividades sexuais sem o consentimento da vítima. Esta forma de violência inclui estupro, abuso sexual, assédio sexual e a prática de qualquer ato lidibionoso contra a vontade da vítima.

O escritório Galvão e Silva Advocacia atua há anos na área de violência doméstica e pode ajudar as vítimas de violência doméstica a obterem proteção legal contra estes abusos. Não deixe de procurar ajuda.

Ligue e agende sua consultoria com o Advogado Especialista em Direito de Família.

Quem é o agente causador e a vítima da violência doméstica?

O agente causador da violência doméstica geralmente é o parceiro íntimo ou a pessoa com quem se mantém uma relação íntima, como parceiro, ex-parceiro, parente, cônjuge, namorado ou namorada. A vítima geralmente é um membro da família, geralmente mulheres e crianças.

O escritório Galvão e Silva Advocacia possui advogados especialistas em Direito de Família, que podem ajudar as vítimas de violência em todo o processo de denúncia e obtenção de proteção legal.

Quais as consequências da violência doméstica à vítima?

As consequências da violência doméstica para a vítima podem ser devastadoras, tanto em termos físicos quanto psicológicos e sociais. Por isso, é importante que a vítima denuncie a violência sofrida para obter proteção legal.

A vítima de violência doméstica pode sofrer lesões físicas graves, tais como traumatismo craniano e fraturas, além de estar em risco aumentado para desenvolver doenças, tais como depressão, estresse pós-traumático, entre outras. 

Há também as consequências sociais, como a perda de amigos e a possibilidade de que a violência doméstica seja exposta publicamente. Em alguns casos, as vítimas também podem sofrer dificuldades financeiras, uma vez que muitos agressores não permitem que a vítima trabalhe ou frequente a escola. 

E, infelizmente, há muitos casos em que a violência pode resultar na morte da vítima. Sendo assim, é indispensável que, desde o primeiro abuso sofrido, a vítima se afaste do agressor e procure a ajuda de um profissional.

O escritório Galvão e Silva Advocacia atua há anos na área de violência doméstica e pode ajudar as vítimas de violência a obterem proteção legal contra estes abusos. Não deixe de procurar ajuda.

Ligue e agende sua consultoria com o Advogado Especialista em Direito de Família.

O que a lei determina sobre violência doméstica?

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) determina severas punições para qualquer tipo de violência doméstica e familiar contra mulheres, sejam elas físicas, psicológicas, patrimoniais, morais, sexuais ou outras. 

Por meio dessa lei, há a inclusão de medidas protetivas à vítima, como afastamento temporário do agressor da casa, proibição de contato entre o agressor e a vítima, entre outros.

São diversos mecanismos para coibir a violência contra a mulher. O artigo 5º da Lei n. 11.340/2006, institui que artigo 5º a violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

Cabe ressaltar, que no âmbito da Lei Maria da Penha não há apenas a imposição de penas ao agente causador do dano, mas também, e, principalmente, medidas de assistência à mulher em situação de violência doméstica.

Caso você seja vítima de violência, poderá procurar junto a um advogado, uma delegacia especializada para denunciar as agressões sofridas, sendo que a autoridade policial deverá aplicar medidas legais e cabíveis de imediato.

Preferencialmente, a mulher – vítima de violência – deverá ser atendida por servidoras policiais (sexo feminino), devendo este atendimento ser especializado e ininterrupto. Ou seja, até que a vítima esteja livre de ameaças.

O escritório Galvão e Silva Advocacia possui advogados especialistas em Direito de Família que podem ajudar as vítimas de violência doméstica em todo o processo de denúncia, na obtenção de proteção legal e assistência social, psicológica e econômica.

Ligue e agende sua consultoria com o Advogado Especialista em Direito de Família.

Como um advogado de família pode ajudar vítimas de violência doméstica

A vítima de violência doméstica deve procurar ajuda imediata de um profissional, para orientá-la e acompanhá-la em todo o processo de obtenção de proteção legal, em face do agressor.

Um advogado de família pode ajudar vítimas de violência doméstica a obter proteção legal, ajudando-as a entender os seus direitos legais, dando-lhes aconselhamento legal e ajudando-os a navegar no sistema legal. 

O escritório Galvão e Silva Advocacia possui advogado de família com atuação na área de violência, que poderá auxiliar a cliente a identificar quais tipos de medidas de proteção são necessárias para protegê-la da violência e ajudá-la a obter uma ordem de proteção. 

Na área da violência doméstica, o advogado, do nosso escritório Galvão e Silva Advocacia, guiará a cliente através dos procedimentos judiciais necessários para obter a ordem de proteção. 

Ademais, o advogado especialista em Direito de Família do escritório Galvão e Silva Advocacia ajudará a cliente a obter assistência financeira, acesso a serviços de saúde, procurar alojamento seguro e lutar por direitos de custódia de filhos

Por isso, o auxílio de um advogado de família deve ser procurado pela vítima, para que os procedimentos judiciais necessários para a abertura de um processo de divórcio ou alteração de relacionamentos sejam realizados com toda a cautela.

O escritório Galvão e Silva Advocacia possui advogados especialistas em Direito de Família, que podem ajudar as vítimas de violência doméstica em todo o processo de denúncia, na obtenção de proteção legal e assistência social, psicológica e econômica.

Conclusão

Neste artigo, vimos que a violência pode ocorrer de várias formas, incluindo o abuso verbal ou emocional, o abuso físico, o abuso sexual, o abuso econômico ou o abuso psicológico.

Logo, é indispensável que a vítima procure a ajuda de um profissional imediatamente. Isso porque são sérias as consequências da violência doméstica, em termos sociais, psicológicos e econômicos.

Inclusive, há um alto índice de morte por violência doméstica. Portanto, nos primeiros indícios é aconselhável que a vítima se afaste do seu potencial agressor e converse com um profissional.

O escritório Galvão e Silva Advocacia possui advogado de família com atuação na área de violência doméstica, que poderá auxiliar a vítima a identificar quais tipos de medidas de proteção são necessárias para protegê-la da violência e ajudá-la a obter uma ordem de proteção.

Portanto, caso você esteja sendo vítima de violência procure a ajuda profissional do nosso escritório Galvão e Silva Advocacia. Fale imediatamente conosco!

5/5 - (1 vote)

___________________________

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15.
Conheça nossos autores.


Atualizado em 16 de outubro de 2023

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.

Posts relacionados

Revisão de Alimentos: Direitos do...

Por Galvão & Silva Advocacia

02 maio 2024 ∙ 11 min de leitura

Direitos Hereditários e Reconhecimento de...

Por Galvão & Silva Advocacia

26 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Aspectos Legais da Adoção Socioafetiva:...

Por Galvão & Silva Advocacia

26 abr 2024 ∙ 10 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 14 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 28 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.