Advogado especialista em dívidas bancárias - Galvão & Silva Advogado especialista em dívidas bancárias - Galvão & Silva

Advogado especialista em dívidas bancárias

28/12/2020

15 min de leitura

Atualizado em

Advogado especialista em dívidas bancárias
O advogado especialista em dívidas bancárias avalia e planeja débitos e créditos, reorganiza dívidas e recupera créditos e assessora instituições financeiras.

A busca por um advogado especialista em dívidas bancárias normalmente acontece em uma situação em que a dívida já saiu do controle em alguma medida. Este tipo de profissional, portanto, costuma se deparar com uma situação de endividamento alto e, não raras vezes, abusividade de taxas e cláusulas por parte do banco.

Embora seja uma situação bastante frequente na realidade brasileira, este tipo de atuação não é exatamente simples: é preciso ter experiência e conhecimento específico na área para buscar o melhor resultado possível para o cliente, uma vez que nem todos os cenários precisam ser resolvidos completamente pelo meio judicial.

Neste artigo, vamos falar sobre como é a atuação de um advogado especialista em dívidas bancárias, seus principais serviços, e como escolher o profissional com as qualidades corretas para a sua necessidade.

Advogado Especialista em Dívidas Bancárias 

Um advogado especializado em dívidas bancárias atua na orientação financeira de seus clientes, fornecendo orientação jurídica especializada e representação em questões que dizem respeito a obrigações financeiras com instituições financeiras.

Esses profissionais possuem um profundo conhecimento das leis e regulamentações financeiras pertinentes, bem como experiência prática na negociação com credores e na defesa dos direitos dos devedores.

Neste artigo, selecionamos as principais informações sobre um advogado especializado em dívidas bancárias. Esperamos que ao final do presente conteúdo você saiba mais sobre a temática e consiga mitigar problemas relacionados com o assunto.

Quando buscar um advogado em dívidas bancárias?

Falar sobre a hora certa para buscar um advogado sempre é uma questão polêmica. Via de regra, o momento ideal para contar com o auxílio profissional é antes que qualquer problema tenha acontecido. Isso ocorre porque a advocacia preventiva é uma das melhores formas de evitar problemas maiores no decorrer do tempo.

Isto dito, sabemos que a realidade nem sempre segue o ideal, e que nem todo mundo conta com um serviço de advocacia preventiva. Neste caso, o momento correto para buscar um advogado especialista em dívidas bancárias é quando você percebe que a dívida parece ter saído do controle, atingindo valores altos demais para que seu orçamento seja capaz de pagar.

Leia mais sobre Prescrição de Dívida Banco do Brasil

Fazer isso antes que a instituição entre com uma medida judicial ajuda você a propor valores com vantagem de negociação, uma vez que sua relação ainda não gerou custos judiciais. Se você perceber este cenário, terá uma vantagem significativa.

Serviços mais comuns para um advogado especialista em dívidas bancárias

Entre os serviços mais comuns que realizamos como escritório especialista em dívidas bancárias, destacam-se:

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Renegociação de dívidas bancárias e empréstimos

Para quem consegue se adiantar a alguma cobrança judicial, é possível ter a iniciativa de buscar a renegociação de dívidas bancárias. Esta é uma atuação extrajudicial, sem envolver um processo jurídico, mas ainda assim recomendamos profundamente a atuação de um advogado em seu nome, de forma a alavancar o sucesso da negociação por meio da experiência do profissional da área.

Muitas vezes, considerando a situação da dívida e o seu perfil como devedor, a renegociação é capaz de levar a uma solução rápida, que coloca sua dívida sob controle, de acordo com o seu orçamento.

Ações revisionais

Quando não é possível estabelecer um acordo de forma extrajudicial, as ações revisionais são a solução indicada. Ingressando judicial contra a instituição financeira que estabeleceu juros excessivamente onerosos, ou condições que fogem do razoável, as ações revisionais têm o objetivo de fazer com que a Justiça determine um remanejamento da dívida, para que ela seja paga de maneira viável, sem abusividade ou prejuízo excessivo para você.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Indenização por superendividamento

Outra situação muito comum, que prejudica profundamente as pessoas enquanto elas sequer imaginam a existência de irregularidades, é a situação do superendividamento. Bancos e instituições financeiras possuem a responsabilidade de não comprometer valores superiores a 30% do orçamento bruto de seu cliente em parcelas de empréstimos ou financiamentos – sobretudo quando se tratar de um valor consignado.

Sempre que este valor é ultrapassado, cria-se a situação de superendividamento, que é quando se ultrapassa o limite considerado razoável. Como quem avalia o crédito e sua viabilidade é a própria instituição financeira, ela é a responsável por ter permitido que um compromisso excessivamente oneroso fosse adquirido.

Desta forma, é possível renegociar a situação e, até mesmo, pleitear pela devolução ou indenização dos valores cobrados de maneira abusiva.

Essa é uma situação bastante comum para quem já contava com empréstimos anteriores e precisou contrair um novo, que acabou ultrapassando o limite máximo já estabelecido há anos por decisões judiciais.

Indenização por juros e cláusulas abusivas

Não existe um limite máximo para a cobrança de juros no cenário brasileiro. No entanto, o princípio da razoabilidade precisa ser sempre observado, para que não se configure uma abusividade da cobrança, que é observada quando as taxas fogem significativamente dos padrões do mercado bancário. Nestes cenários, é possível reconhecer a abusividade, pleitear por sua correção e, ainda, buscar uma indenização pela situação.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Como consigo me prevenir de adquirir dívidas bancárias?

Prevenir-se contra a aquisição de dívidas bancárias é uma abordagem inteligente para garantir a estabilidade financeira pessoal. 

É necessário que você seja disciplinado e analise com cautela a necessidade de fazer uma dívida junto à uma instituição financeira.

Aqui estão algumas dicas importantes para ajudá-lo a se prevenir contra o endividamento:

  • Orçamento e controle financeiro: a primeira etapa para prevenir dívidas bancárias é estabelecer um orçamento sólido. Analise sua renda mensal e despesas fixas, como moradia, alimentação e transporte. Certifique-se de reservar uma parte do seu dinheiro para poupança e emergências. Além disso, acompanhe regularmente seus gastos e faça ajustes conforme necessário para evitar gastar além do seu limite.
  • Planejamento de gastos: antes de fazer qualquer compra significativa, especialmente aquelas que exigem financiamento, faça um planejamento cuidadoso. Considere se a compra é realmente necessária e se encaixa no seu orçamento. Pergunte-se se você pode pagar a compra sem recorrer a empréstimos ou financiamentos. Ao planejar seus gastos, evite cair na armadilha do consumismo impulsivo.
  • Cuidado com o crédito: o uso irresponsável de crédito é uma das principais causas de dívidas bancárias. Ao utilizar cartões de crédito, estabeleça limites claros para si mesmo e pague o saldo integral todos os meses para evitar juros. Evite acumular muitos cartões de crédito, pois isso pode aumentar a tentação de gastar além do seu limite. Mantenha-se informado sobre as taxas de juros e os termos do seu contrato de crédito.
  • Poupança e fundo de emergência: ter uma reserva financeira é fundamental para evitar dívidas em momentos de dificuldade. Reserve uma parte do seu orçamento mensal para economias e estabeleça um fundo de emergência. Dessa forma, se surgir despesas inesperadas, como reparos em casa ou despesas médicas, você terá recursos para cobri-las sem precisar recorrer a empréstimos.
  • Pesquisa antes de tomar empréstimos: se for necessário recorrer a um empréstimo, seja para a compra de um imóvel, um veículo ou qualquer outra finalidade, faça uma pesquisa abrangente. Compare as opções disponíveis, como diferentes instituições financeiras e tipos de empréstimos. Analise cuidadosamente as taxas de juros, os prazos de pagamento e as condições contratuais. Certifique-se de que você poderá cumprir os pagamentos do empréstimo sem dificuldades.
  • Educação financeira: investir na sua educação financeira é uma maneira eficaz de prevenir dívidas bancárias. Esteja sempre atualizado sobre conceitos financeiros, planejamento financeiro pessoal, investimentos e gestão de dívidas. Existem diversos recursos disponíveis, como livros, cursos online e consultorias financeiras, que podem ajudar a expandir seu conhecimento nessa área.
  • Priorize o pagamento de dívidas existentes: se você já tem dívidas, é importante priorizar o pagamento delas. Concentre-se em quitar dívidas de alto custo, como cartões de crédito, que geralmente possuem

Além dessas dicas, é fundamental contar com o auxílio de um advogado especialistas em dívidas bancárias caso perceba que não conseguirá cumprir com os pagamentos de suas obrigações. Saiba que o escritório Galvão & Silva conta com uma equipe altamente qualificada e especializada em ações envolvendo direito bancário, contratual e financeiro.

Quais as qualidades esperadas de um advogado para causas financeiras?

Um advogado especialista em dívidas bancárias ou para causas bancárias e financeiras, como um todo, precisa reunir algumas das características já mencionadas neste artigo. Em primeiro lugar, é necessário que tenha experiência no segmento, pois a atuação em questões bancárias de pessoas físicas é cheia de regras próprias, que fogem do processo tradicional.

Além disso, é necessário ter conhecimento específico aliado ao conhecimento jurídico. Muitas das questões bancárias são resolvidas por meio de acordos, o que exige familiaridade do advogado de brasília com os valores praticados no segmento, e as expectativas que o credor possui para a resolução da dívida.

Também é importante que o profissional envolvido tenha sensibilidade para compreender a situação na qual o cliente se encontra, sem alimentar esperanças infundadas, mas sem aumentar sua ansiedade a respeito do endividamento existente. Por se tratar de um procedimento com muitos resultados possíveis, mas diferentes tempos de resolução, essa sensibilidade ajuda a não exaltar os ânimos de forma exagerada.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Qual advogado resolve problemas bancários?

Resposta: Em casos de problemas bancários, é recomendável buscar a orientação de um advogado especializado nessa área. Um advogado com experiência em Direito do Consumidor Bancário pode ser útil na investigação de questões como cobranças de juros indevidos, por exemplo. 

Se houver suspeita de cobrança excessiva de juros em seu contrato com a instituição financeira ao longo dos últimos anos, é aconselhável procurar um escritório de advocacia com expertise nesse campo para analisar a situação e buscar soluções adequadas.

A atuação de um advogado especialista em dívidas bancárias abarca desde a análise minuciosa dos contratos e das condições de empréstimos até a elaboração de estratégias para redução de dívidas, contestação de cobranças indevidas, e, se necessário, ações judiciais para proteger os interesses de seus clientes. 

Que tipo de advogado para processar um banco?

Resposta: Para ajuizar uma ação contra o banco, é recomendável buscar a assistência de um advogado especializado em litígios bancários ou em Direito do Consumidor Bancário. 

Esse tipo de profissional possui experiência específica na área e está capacitado para lidar com questões legais envolvendo instituições financeiras. Em casos de irregularidades como cobranças abusivas de juros, um escritório de advocacia com expertise na área é fundamental para analisar a situação, representar o cliente e buscar a reparação adequada perante os tribunais.

Quanto tempo demora um processo judicial contra um banco?

Resposta: O lapso temporal do curso de um processo contra um banco, desde sua instauração até o trânsito em julgado, pode variar dependendo de vários fatores, como a complexidade do caso, a quantidade de recursos envolvidos e a eficiência do sistema judiciário local.

Em média, os processos de conhecimento, nos quais o juiz julga e decide, quando possível, sobre mérito da matéria do processo, nas varas estaduais podem levar cerca de 2 anos e 5 meses até uma sentença ser proferida. 

Já os processos de execução, nos quais o devedor é obrigado a satisfazer a obrigação contratual, qual seja, efetuar o pagamento, após o reconhecimento do direito, geralmente levam em torno de 5 anos e 2 meses para serem concluídos. É importante ressaltar que esses prazos são apenas estimativas e podem variar consideravelmente de caso para caso.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

O que faz um advogado de direito bancário?

Resposta: Um advogado especializado em direito bancário é um profissional que tem expertise na legislação que aborda as interações entre instituições financeiras e seus clientes. 

Ele lida constantemente com uma variedade de questões, como contratos de empréstimos, depósitos bancários, abertura de contas, operações de câmbio e financiamento de veículos. 

Esse advogado está preparado para assessorar tanto clientes individuais quanto empresas em litígios e negociações relacionadas a questões bancárias.

Como se livrar das dívidas bancárias?

Resposta: A organização financeira e a criação de um plano de pagamento, são fatores importantes para evitar dívidas bancárias. Priorize as dívidas com taxas de juros mais altas, como as do cartão de crédito e negocie com os credores para obter condições de pagamento mais favoráveis, como redução de juros ou parcelamento da dívida.

Considere também a possibilidade de consolidar suas dívidas em um único empréstimo com taxas de juros mais baixas, se viável, evite contrair novas dívidas enquanto trabalha para quitar as existentes.

O que fazer em casos de cobrança indevida ou juros no cheque especial? 

Resposta: Em casos de cobranças indevidas ou juros no cheque especial, o primeiro passo é buscar auxílio de um advogado especialista na área e entrar em contato com o banco para esclarecer a situação. 

Solicite uma revisão detalhada da cobrança e apresente evidências, que comprovem a irregularidade. Caso o banco não resolva o problema de forma satisfatória, você poderá registrar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, bem como ingressar com uma ação judicial, com ajuda de um advogado especialista em Direito Bancário.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

O que fazer em casos de juros abusivos, erros de cálculo a favor do banco?

Resposta: Caso você perceba a incisão de juros abusivos ou erros de cálculo sobre seu contrato e que estes estejam em favor do banco, é importante agir com assertividade. Inicialmente, solicite ao banco uma explicação detalhada sobre os cálculos e, se necessário, busque ajuda de um profissional especializado para avaliar a situação.

Caso seja confirmada a prática de juros abusivos ou erros em favor da instituição financeira, você pode exigir a correção imediata da cobrança e, se for o caso, buscar reparação pelos danos sofridos por meio de medidas legais.

O que é TAC (Taxa de Abertura de Crédito) e TEC (Taxa de Emissão de Carnê)?

Resposta: A Taxa de Abertura de Crédito (TAC) é uma tarifa cobrada pelos bancos no momento da concessão de crédito, que pode incluir análise de crédito, cadastramento e outros serviços relacionados. 

Já a Taxa de Emissão de Carnê (TEC) refere-se à taxa cobrada pela emissão do carnê de pagamento em operações de crédito parcelado. Ambas as taxas são regulamentadas pelo Banco Central e devem ser informadas de forma transparente ao consumidor no momento da contratação do serviço.

O que é devolução indevida de cheque?

A devolução indevida de cheque ocorre quando uma instituição financeira retorna um cheque sem motivo justificável, como fundos insuficientes, quando na verdade, havia saldo disponível na conta do emissor. Nesses casos, é importante contatar imediatamente o banco para esclarecer a situação e, se necessário, solicitar uma revisão da devolução. 

Caso o problema persista, é possível registrar uma reclamação junto aos órgãos competentes e principalmente, buscar orientação legal, por meio de um advogado especialista em dívidas bancárias, para resolver a questão e proteger seus direitos como consumidor.

Qual advogado resolve problemas de banco?

Um advogado especializado em problemas bancários ajuda clientes a resolver questões com empréstimos, contas, taxas e financiamentos. Ele é o profissional certo para resolver qualquer problema que você tenha com seu banco.

Qual advogado lida com dívidas?

Um advogado de cobrança ajuda pessoas e empresas a recuperarem dinheiro que lhes é devido. Ele também auxilia devedores a renegociar suas dívidas, buscando soluções legais para os problemas financeiros.

Quando procurar um advogado bancário?

Procure um advogado bancário se você tiver problemas como cobranças indevidas, práticas abusivas ou precisar renegociar dívidas bancárias. Eles são especialistas em resolver questões financeiras complexas.

Estou em dívida com o banco, o que fazer?

Leia seu contrato de crédito ou conta bancária para ver com quem seu banco tem acordo. Consulte seu CPF no nosso site para fazer um acordo e renegociar sua dívida de forma justa.

Quanto um advogado cobra para processar um banco?

Um advogado pode cobrar até 30% do valor da causa, dependendo da complexidade do caso e da situação econômica. Esse limite é estabelecido pelo Tribunal de Ética da OAB e pelo STJ.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Conclusão 

Contar com a ajuda de um advogado especializado em casos de dívidas bancárias vai fazer muita diferença durante todo o seu processo. Isso acontece, pois ele é o profissional adequado para cuidar da parte burocrática e permitir que você tenha garantia de todos os seus direitos.

Questões relacionadas com advogado especialista em dívidas bancárias, podem ser muito complexas e conter diversos detalhes, assim, o olhar perspicaz de um advogado altamente capacitado poderá ser o fator-chave para obter mais sucesso em suas demandas.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema ou outros assuntos, entre em contato conosco. Saiba que o nosso escritório, Galvão & Silva, valoriza atendimentos de excelência, proporcionando atendimento de qualidade técnica e humanizado. Nos preocupamos muito com a capacitação da nossa equipe e teremos enorme satisfação em poder auxiliá-lo em suas demandas relacionadas ao tema.

4.4/5 - (56 votes)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

6 comentários para "Advogado especialista em dívidas bancárias"
  1. Isaquiel Poletto disse:

    Boa tarde !
    Tenho uma empresa que esta com dividas no B. Brasil, Banrisul e Sicredi, preciso buscar alternativa para renegociar, tenho capital , mas preciso tempo para transforma-lo em valores .

    1. Galvão & Silva disse:

      Entre em contato com o nosso escritório, podemos te ajudar!

  2. Felipe disse:

    Olá gostaria de colher informações sobre super endividamento. Qual o valor para pagar ao escritório, quanto tempo leva para a audiência de conciliação. Ou seja, quanto custa para eu ir ao escritório e contar minha história? Obrigado

    1. Galvão & Silva disse:

      Boa tarde Sr Felipe. Agradecemos pelo seu contato e interação em nosso site. Pedimos que entre em contato com o nosso escritório para entendermos melhor a situação e posteriormente passar os valores.

  3. Msria disse:

    Até agora não recebi um dinheiro que mandei para o exterior
    Como faço para reaver?

    1. Galvão & Silva disse:

      Olá, Msria. Precisamos entender melhor a situação… Considerando o valor enviado, compensa agendar uma consulta o nosso advogado especialista! Caso tenha interesse, clique no link: https://www.galvaoesilva.com/contato

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Entenda os Direitos do Código de Defesa do...

Por Galvão & Silva Advocacia

16 fev 2024 ∙ 8 min de leitura

Encerramento de Conta Bancária Unilateral: O...

Por Galvão & Silva Advocacia

05 fev 2024 ∙ 8 min de leitura

Tarifas Bancárias e Serviços Adicionais...

Por Galvão & Silva Advocacia

29 jan 2024 ∙ 9 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 28 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.