Advogado Especializado em Cobrança - Galvão & Silva
Início / Advogado Especializado em Cobrança

Advogado Especializado em Cobrança

Entenda os principais temas que você precisa saber sobre Advogado de Cobrança. Somos um escritório de advocacia com advogados especialistas em Brasília - DF

Somos um escritório de advocacia especializado em cobrança

Quem busca por um advogado especialista em cobrança normalmente está em busca de reaver um valor que é devido, mas parece não ter perspectivas de ser pago. Estes valores podem ser devidos no âmbito pessoal ou empresarial, mas sempre impactam a vida e a capacidade de planejamento dos credores.

É claro que existem, também, os clientes em busca de um advogado especialista em cobrança para implementar uma solução preventiva. Nestes casos, busca-se reduzir a inadimplência geral, normalmente de um negócio, por meio de estratégias de cobrança e aplicação de regras inteligentes.

Recentemente observamos um aumento significativo de pessoas interessadas na atuação de um advogado especialista em cobrança. São mais e mais pessoas e negócios em busca de valores aos quais já têm direito, mas sequer sabem como realizar uma cobrança eficiente e que não implique em uma eventual indenização para o devedor.

Por isso, nossa equipe especialista no assunto preparou o artigo de hoje. Nele, falamos sobre a atuação de uma advogado especialista em cobrança, seja na parte preventiva ou na parte contenciosa. Além disso, abordamos os passos comuns feitos para realizar uma recuperação de crédito, desde as tentativas extrajudiciais até a necessidade de busca por um processo judicial tradicional.

Ao final, nossa equipe especialista em cobrança elaborou respostas rápidas para as perguntas que mais recebemos sobre o assunto. Nela, você pode tirar dúvidas que também podem ser suas e compreender melhor as dimensões desse serviço. Desejamos que o material seja altamente proveitoso e que facilite a sua compreensão das possibilidades de cobrar valores devidos a você. Boa leitura!

Fale com um advogado especialista.

Atuação de um advogado especialista em cobrança

Um advogado especialista em cobrança é aquele que atua tanto sobre uma ótica preventiva da questão de créditos, quanto na perspectiva contenciosa, em que é necessário tomar ações de cobrança de fato. Essas ações podem ser tomadas no escopo extrajudicial, de cobrança direta, ou na Justiça.

Como veremos a seguir, esses dois formatos de trabalho não são excludentes entre si. Pelo contrário, fazem parte de um fluxo estratégico que, de um lado, diminui as chances de inadimplência do devedor e, do outro, assegura um processo de cobrança mais eficiente nos casos em que as ações diretas não foram suficientes.

Nos próximos tópicos, abordaremos de maneira mais aprofundada a atuação preventiva, a atuação contenciosa e detalharemos os passos típicos de um processo interno e judicial de cobrança dos valores devidos, tipicamente chamados de recuperação de créditos. Confira para entender como todas essas atuações se reúnem em uma estratégia ampla.

A atuação preventiva de um advogado especialista em cobrança

Como já mencionado, é possível estabelecer toda uma estratégia de prevenção de riscos de inadimplência, sobretudo no que diz respeito a empresas. Como um escritório que reforça constantemente a importância de uma advocacia preventiva, antecipando a possibilidade de problemas e os evitando antes que ocorram, consideramos necessário que empresas tenham estratégias claras para evitar o problema.

É o que fazemos em um trabalho de assessoria jurídica empresarial em relação às questões de inadimplência: reformulamos os contratos de forma que se tornem mais seguro, repensamos os métodos e mecanismos de cobrança, bem como artifícios que atuem automaticamente no sentido de cobrar e dar mais segurança jurídica para o seu negócio.

Essas boas práticas geram resultados poderosos em termos de redução de inadimplência, com o histórico de clientes que reduziram a zero o problema em seu fluxo de cobrança com aplicação de mudanças simples em seu processo. Trata-se de uma solução útil tanto para empresas que sofrem com a inadimplência quanto para aquelas que querem evitar o problema no futuro.

Ligue agora e agende uma reunião.

A atuação contenciosa de um advogado especialista em cobrança

Quando o assunto, porém, parte da ideia de que a inadimplência já existe, é necessário tomar atitudes que solucionem a questão. Obviamente, nem sempre essa solução precisará de uma atuação do Poder Judiciário, mas ele serve como uma ferramenta final para garantir o pagamento.

A atuação contenciosa parte deste ponto de origem: a existência de uma dívida. A partir dela, são analisados os documentos comprobatórios, a situação da dívida e do devedor para, então, se elaborar uma estratégia de cobrança que busque retomar o valor da maneira mais ágil possível. Este trabalho é chamado de recuperação de crédito.

Os passos da recuperação de crédito feita por um advogado especialista em cobrança

Agora que você já sabe o que é o conceito da recuperação de crédito, é importante conhecer os passos que são tipicamente tomados neste tipo de serviço.

A seguir estão as etapas gerais que são tipicamente seguidas em um processo de recuperação de crédito. Confira!

Identificação de créditos atrasados

A inadimplência raramente é um caso isolado. Na grande maioria dos casos, há mais de um cliente em situação de dívida com uma mesma empresa, o que pode decorrer não apenas do cenário econômico, mas de métodos pouco eficientes de cobrança e de proteção dos valores.

Por isso, o primeiro passo a se tomar em um serviço de recuperação de crédito é identificar quem são os clientes inadimplentes no momento. Isso permite não apenas elaborar um plano de ação, mas reconhecer padrões de ineficiência que estejam estimulando o problema de inadimplemento no seu negócio.

Em outras palavras, o processo de identificação é uma listagem dos próximos passos de abordagem, mas também é um diagnóstico da situação atual, permitindo desenhar soluções mais eficientes para o seu processo de cobrança futuro. Assim, evita-se novos casos de inadimplência no futuro.

Fale com um advogado especialista.

Ativação da cobrança

Com os devedores identificados, o próximo passo é bastante direto: retomar a cobrança. A retomada da cobrança pode ser feita de diversas formas. Mas o mais importante é que efetivamente seja feita. Há duas razões que justificam a essencialidade deste gesto:

A primeira é bastante óbvia. Você não pode esperar ser pago pelo devedor se não mantiver a realização de cobranças de forma ativa. Contudo, a segunda razão é bastante significativa sob uma ótica jurídica: a cobrança interrompe o prazo de prescrição ou decadência de uma dívida.

Em outras palavras, a retomada da cobrança é o contato inicial para demonstrar, simbólica e praticamente, que o seu negócio buscará o pagamento daquela dívida. Por consequência, o devedor deve estar preparado para tal, sabendo que consequências legais poderão ocorrer em caso de não cumprimento.

Notificação extrajudicial e tentativas de ação prévias ao litígio

Muitas vezes, o devedor precisa de algum tipo de documentação com caráter oficial para que se sinta definitivamente impelido a pagar. Isso nem sempre precisa se dar através dos métodos judiciais.

Isto, pois uma notificação extrajudicial não apenas gera um documento público como pode dar início ao processo de inscrição do devedor em órgão de proteção ao crédito. Isso reduz acessos a linhas de financiamento que podem ser importantes, estimulando o rápido pagamento.

Além disso, a notificação extrajudicial deixa um registro claro de que houve uma tentativa amistosa de cobrança. Essa tentativa serve de prova no caso de uma cobrança judicial, que pode evoluir para além do valor original em si, a depender dos danos decorrentes da inadimplência a serem demonstrados.

Ligue agora e agende uma reunião.

Ação judicial ou execução do crédito

Caso nenhuma medida extrajudicial tenha sucesso, a busca pelo intermédio do poder judiciário pode ser a melhor forma de fazer a recuperação de crédito para dar fim à inadimplência. Neste caso, usam-se contratos, títulos executivos e até mesmo confissões de dívida para demonstrar valores devidos e dar início à sua cobrança.

Nestes casos, embora o processo possa demorar mais do que uma cobrança judicial, você passa a contar com a possibilidade de tomar os valores retidos em contas, ou mesmo bens específicos do devedor para saldar sua dívida, com o aparato do Estado para garantir que isso ocorra independentemente da vontade do devedor. Trata-se da forma mais sólida de obter o pagamento devido, contando, ainda, com a atualização de valores para o presente.

Perguntas frequentes sobre a atuação de um advogado especialista em cobrança

Como um escritório de advocacia especializado em cobrança e recuperação de crédito, recebemos muitas dúvidas sobre o assunto praticamente todos os dias. Nos tópicos a seguir, separamos as perguntas mais recorrentes para esclarecer questões que também podem ser suas. Confira:

Fale com um advogado especialista.

Ter um advogado especialista em cobrança significa certeza de recuperação do crédito?

Se a concretização da recuperação de crédito significar estar com o valor em mãos, é importante saber que não existe certeza absoluta do pagamento. O que um advogado especialista em cobrança oferece como garantia é uma atuação diligente, que eleve ao máximo as chances de conquistar essa recuperação.

Há, porém, fatores externos ao controle e à competência, que podem ir desde questões judiciárias até a inexistência de meios disponíveis para o pagamento por parte do devedor.

Então quais as vantagens de contratar um profissional do tipo?

Como já mencionado, as principais vantagens estão no aumento significativo de chances de obter os valores devidos. Embora não seja possível garantir a recuperação de crédito, é possível garantir que o melhor possível será feito. Isso significa mais agilidade, menos custos e uma chance maior de receber os valores de volta.

Sempre vou precisar esperar pelo fim de um processo judicial para reaver o valor devido?

Não necessariamente. Muitas vezes, aliás, sequer é preciso um processo judicial para fazer a recuperação de crédito. Na maior parte dos casos, o processo é um elemento de segurança, utilizado apenas quando não se vislumbra mais uma solução extrajudicial, seja por acordo, por cobrança ou pelo próprio risco de que uma Execução Judicial seja iniciada contra o devedor.

Quais são os métodos utilizados para evitar inadimplência de futuros e atuais clientes?

Há uma infinidade de boas práticas que podem ser utilizadas para evitar a inadimplência desde a sua raiz. A revisão de contratos, para aumentar as garantias do credor, a determinação de regras de protesto de dívidas, a revisão das formas de pagamento, a revisão dos meios de garantia e, até mesmo, a reestruturação de prazos são técnicas comumente utilizadas para facilitar o recebimento de valores devidos antes que eles estejam atrasados.

Ligue agora e agende uma reunião.

Na negociação extrajudicial, vou precisar oferecer desconto ao devedor?

Existe uma ideia falsa de que acordos e negociações extrajudiciais sempre implicam em descontos e renegociação do valor por parte do credor, em benefício do devedor. Isso não é verdade. Os termos de negociação não precisam incluir qualquer tipo de desconto, alteração de prazo ou formas de ceder que não estejam nos seus planos. Obviamente, alguns tipos de concessões facilitam o pagamento, mas elas definitivamente não são uma obrigação.

Terei ingerência sobre os termos da negociação aplicados frente ao devedor?

Um advogado especialista em cobrança só atua conforme os termos de negociação que você autorizou. Ele ou ela não terá qualquer tipo de poder de decisão quanto à concessão de descontos, novos prazos e afins que você não tenha autorizado expressamente. Você é a parte credora e, como tal, será responsável por autorizar os termos discutidos com seu advogado.

Como acontece um processo judicial de cobrança?

Um processo judicial de cobrança pode começar com a necessidade de comprovar a dívida ou já com ela comprovada, nos casos em que existe um título válido. O primeiro caso é um pouco mais complexo, pois exige uma etapa anterior de comprovação da dívida.

Quando ela ocorrer, entra-se, finalmente, com a Execução, que é quando o poder judiciário autoriza que o Estado efetive a cobrança, seja obtendo valores disponíveis em contas, tomando bens para leilão e métodos afins.

Quando há um título válido para a cobrança, porém, o processo já se inicia pela execução, agilizando significativamente todo o procedimento. É por isso que ter uma estratégia de prevenção de inadimplência é importante para o seu negócio, de forma que o seu negócio gere títulos para eventuais cobranças.

Fale com um advogado especialista.

Quais tipos de dívidas podem ser cobradas por um advogado especialista em cobrança?

Na prática, qualquer dívida pode ser cobrada por um advogado especialista em cobrança. Essas dívidas podem ser de natureza financeira, podem dizer respeito a bens ou, até mesmo, podem dizer respeito a obrigações de fazer ou não fazer uma certa ação.

Além da recuperação dos créditos devidos, posso receber algum tipo de indenização pela inadimplência?

Sim, é perfeitamente possível que isso aconteça. A dívida em si é um valor que deverá ser pago em sua integralidade, com as devidas atualizações para os valores atuais. Já uma eventual indenização pode dizer respeito às perdas ou mesmo ao sofrimento causado por aquela dívida.

Muitas vezes, não receber um valor devido implica na perda de oportunidades muito valiosas para uma pessoa ou um negócio. Como consequência, comprovada a relação entre a dívida e o dano, é possível pleitear por uma indenização. O mesmo pode ser dito a respeito de danos de natureza moral.

Posso ser processado em caso de cobrança indevida?

Sim, e este é um excelente motivo para contratar um advogado especialista em cobrança. Cobranças indevidas são uma das grandes causas de perda financeira para empresas que não possuem seu sistema de cobrança devidamente estruturado.

Por vezes, a empresa conta com uma lista significativa de clientes que devem valores para si. Mesmo assim, não conta com um sistema confiável e bem estruturado para realizar essas cobranças e – em vez de cobrar o cliente certo – cobra alguém que não está devendo aquele montante. Isso acaba gerando implicações legais e custos inesperados, que se somam ao não recebimento daqueles que já estão inadimplentes.

Ligue agora e agende uma reunião.

Posso ser processado pela forma como eu cobrei um devedor?

Essa é outra dúvida comum que recebe muitas perguntas e inseguranças por parte dos clientes. Muitos empresários sequer imaginam que é possível ser processado pela forma de cobrar alguém que efetivamente deve para ele, mas essa é uma situação muito mais comum do que se imagina.

É por isso que contar com um advogado especialista em cobrança é essencial. Um profissional na área conhece as formas mais contundentes de realizar a cobrança sem dar espaço para um possível cobrança de indenização por dano moral no futuro. É exatamente nestes pontos que os “excessos” geram constrangimentos que podem acabar revertendo negativamente para o seu negócio.

O que buscar em um escritório de advocacia especialista em cobrança?

Um escritório de advocacia que conta com profissionais especialistas em cobrança é aquele que é capaz de lidar com vários especialistas e âmbitos do direito. Além da tradicional atuação no espectro Cível e Empresarial, os profissionais devem ter competência na atuação extrajudicial.

Isso ocorre porque soluções que não exigem a interferência do poder judiciário tendem a ser mais rápidas, eficientes e menos custosas para todos os envolvidos. Como consequência, um escritório com bom manejo dessas expectativas é capaz de trazer os resultados mais positivos para o seu negócio.

Se você percebeu que um advogado especialista em cobrança é a solução que você precisa para o seu empreendimento, saiba que o Galvão & Silva Advocacia pode ajudar você a obter essas vantagens. Contamos com uma equipe multidisciplinar e eficiente no processo de cobrança, desde a atuação preventiva até os processos mais complexos.

Envie uma mensagem para agendar uma consulta com a nossa equipe e receber um diagnóstico sobre os potenciais de uma solução para você!

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

Escritório bem avaliado

Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.

Excelência

O Galvão & Silva Advocacia

Ao longo do tempo acumulamos larga experiência, formando equipes profissionais altamente qualificadas, mestres em suas áreas de atuação e buscando incorporar tecnologias operacionais de mercados mais avançados.

Inovação e Criatividade

Transformamos as ideias em realidade, sempre oferecendo um serviço de excelência.

Tecnologia de Ponta

Sempre buscando novas tecnologias, oferecemos uma melhor experiência para o cliente.

Profissionais Especializados

Um escritório Full Service com advogados peritos em cada área do direito.

Atendimento de Excelência

Atendimento humanizado. Tudo pensado para melhor te atender, buscando um alto índice de satisfação.

Agilidade na Solução

Celeridade no atendimento e eficiência na prestação do serviço.

Localização Estratégica

Estando localizado no centro de Brasília, alcançamos o sucesso nos processos em um curto prazo.

Entre em contato com um advogado especialista

Agende uma consultoria diretamente pelo seu WhatsApp e converse com um de nossos especialistas. Estamos prontos para te atender.

Entre em contato

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
© 2023 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Auarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.