Direito Médico

Plano de Saúde e tratamento para Dependente Alcoólico

Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor
Por Galvão & Silva Advocacia.
0 Comentário

Plano de Saúde e tratamento para Dependente Alcoólico
Plano de Saúde e tratamento para Dependente Alcoólico

O alcoolismo é uma doença crônica e progressiva, que ocorre quando uma pessoa realiza o consumo de forma regular e contínuo de bebidas alcoólicas, gerando problemas em seu estado de saúde e colocando em risco sua integridade física e mental. Diante de um quadro clínico de instabilidade, o paciente necessita de uma internação assistida em clínica capaz de tratar sua dependência alcoólica. 

Preencha o formulário e fale com um advogado especialista.
Fale conosco

No entanto, as operadoras de planos de saúde se negam a arcar com esse tipo de despesa, alegando, em síntese, que conferir ampla e irrestrita cobertura causa um descompasso no equilíbrio econômico entre os contratantes, fazendo, inclusive, com que o ônus seja repassado aos demais beneficiários. 

As operadoras de planos de saúde ainda sustentam que, conforme estipulado nos contratos, há limite temporal nos casos de internação hospitalar do paciente. Porém, os tribunais de justiça entendem que os argumentos utilizados pelo plano de saúde para recusarem a internação de dependente alcoólico é injusta e abusiva, pois é incompatível com a boa-fé e equidade, já que submete o paciente/consumidor a desvantagem exagerada. 

Diante dessa realidade, os pacientes acometidos de dependência alcoólica acabam procurando os escritórios de advocacia para ajuizarem uma ação que exija das operadoras de planos de saúde o custeio do tratamento, especialmente com internação e acompanhamento especializado de psiquiatria.   

A depender do estado de saúde do paciente, faz-se necessário requerer uma decisão liminar perante o juiz para que seja concedida de imediato sua internação. Para o juiz, é possível ainda que o paciente opte, inclusive, por uma clínica ou hospital que não esteja credenciado à operadora do plano de saúde. 

Em casos como esses, é evidente que existe entre o paciente/segurado e a operadora de plano de saúde uma relação jurídica consumerista, sujeitando-se aos princípios e regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Nesse sentido, havendo expressa indicação médica de que o paciente deve ser internado para tratar sua dependência alcoólica, é claramente abusiva a negativa de cobertura em custear o tratamento sob o argumento de que há limite temporal nos casos de internação hospitalar do paciente ou causa um descompasso no equilíbrio econômico entre os contratantes.

Para melhor ilustrar essa realidade, imagine que Paulo é segurado de um plano de saúde. Após apresentar alterações de humor e apresentando conduta com intenso risco social, resultantes de sua dependência alcoólica, o médico indicou sua internação em clínica de reabilitação com acompanhamento intensivo. E seguindo a recomendação médica, Paulo é internado em clínica de sua escolha. No entanto, a operadora de plano de saúde negou custear a internação, sob o fundamento de que a clínica escolhida não era conveniada e existia uma limitação no tempo de internação. 

Ocorre que caso Paulo não seja submetido a tratamento ocorrerá grave lesão e difícil reparação a sua saúde. E diante desse quadro clínico, a operadora de plano de saúde não pode recusar custear seu tratamento, uma vez que a Lei n. 9.656, de 1998, que trata sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, não veda qualquer limitação temporal de internações ou se limita a uma rede conveniada para tratar desse tipo de doença.

Portanto, os advogados do escritório com uma equipe altamente capacitada, especialistas em Direito Médico, defendem a ideia de que é abusiva a recusa em custear o tratamento alegando os referidos argumentos, uma vez que o objetivo da operadora de plano de saúde é assegurar a integral assistência à saúde do paciente.

Entre em contato e Agende a sua consultoria!
Somos Advogados Especialistas em Plano de Saúde. Brasília-DF

Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor
Por Galvão & Silva Advocacia.
Atualizado em 16 de setembro de 2020.

Comentários ( 0 )

Fale o que você pensa

Precisa de um advogado especialista?

Nosso escritório de advocacia conta com uma equipe qualificada de advogados especializados em cada área do direito, sempre em busca de soluções céleres, financeiramente vantajosas e menos desgastantes. Fale conosco agora mesmo.



Onde nos encontrar

Nosso escritório localizado no Venancio Shopping na Asa Sul
Asa Sul

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Ver no mapa
Nosso escritório localizado no edifício Easy em Águas Claras
Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino

Ver no mapa

Entre em contato

Receba nosso contato personalizado

✓ Válido

Suas informações estão seguras

Entre em contato

Receba nosso contato personalizado

✓ Válido

Suas informações estão seguras