Imperícia Médica: os Riscos da Falta de Especialização Imperícia Médica: os Riscos da Falta de Especialização

Imperícia Médica: os Riscos da Falta de Especialização em Procedimentos Cirúrgicos

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

8 min de leitura

impericia-medica

Vivemos em uma sociedade que cada vez mais abre as portas da educação para seus membros, seja através de universidades públicas, cursos particulares, programas de financiamento estudantil, bolsas de estudos, dentre outros. Assim, lidar com imperícia médica chega a ser revoltante, diante das diversas possibilidades de especializações disponíveis no mercado.

Nesse artigo, separamos as principais informações sobre o tema e sobre os possíveis danos que a imperícia médica pode causar, especialmente em procedimentos cirúrgicos. Esperamos que ao final do presente conteúdo você saiba mais sobre a temática e consiga mitigar problemas relacionados com a sucessão da sua empresa familiar.

O que é imperícia médica?

Importante saber que a imperícia médica acontece quando o médico, ou profissional da saúde, em sua conduta possui conhecimentos técnicos reduzidos, assim, ainda que formado, na prática não está apto o suficiente para exercer aquele ato. 

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Portanto a imperícia médica pode ser caracterizada como a falta de especialização ou conhecimento técnico suficiente da própria profissão, resumindo é o chamado despreparo técnico do profissional.

Quais os tipos de imperícia médica?

Há uma infinidade de exemplos de imperícia médica, dentre os principais é possível ressaltar alguns:

  • Diagnósticos e tratamentos equivocados: quando o médico entende que aquele paciente possui uma enfermidade, mas na verdade possui outra ou simplesmente não possui.
  • Erro de execução: quando o profissional da saúde e sua equipe esquecem algum corpo estranho (como algodão, gaze, instrumento cirúrgico), dentro do paciente ou quando deveria operar o braço esquerdo e a operação se dá no braço direito, ou seja, há aplicação de uma técnica equivocada durante o procedimento cirúrgico.
  • Promessa de resultado não cumprido: esse tipo de erro ocorre mais em cirurgias estéticas, das quais o cirurgião precisa assegurar o resultado pretendido, os erros ocorrem quando há alguma deformação no paciente, por exemplo, colocação de prótese silicone maior em uma das mamas; erro numa cirurgia de diminuição do nariz.
  • Ausência de compliance: a clínica, hospital ou equipe médica não estão alinhados em sua forma de conduta e estrutura funcional, podem causar falhas comunicativas e de aplicação de técnicas.
  • Falta de comunicação entre a equipe médica: especialmente em tratamentos multidisciplinares ou durante um procedimento cirúrgico, a falta de comunicação entre os profissionais da saúde podem gerar danos aos pacientes. Além disso, uma comunicação ineficaz pode fazer com que o paciente compreenda seu tratamento de forma equivocada e assim não seguir o tratamento de forma correta, bem como o médico pode não estar interessado em saber das preocupações do paciente e deixar de ouvir informações importantes para o tratamento.
  • Higienização precária: atendimentos que envolvam procedimentos cirúrgicos são muito sérios e devem ser tratados com o devido respeito, por isso,é necessário que as condições de higiene sejam extremamente preservadas, uma vez que tanto as vestimentas, higienização de pisos, paredes, cortinas, roupas de cama e instrumentos cirúrgicos são fundamentais para evitar que ocorra algum tipo de contaminação e assim, preservar a saúde e bem estar de todos os envolvidos na cirurgia.
Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Como mitigar a imperícia médica em procedimentos cirúrgicos?

A imperícia médica pode ser mitigada com a especialização do profissional em procedimentos cirúrgicos. Assim, é fundamental que o hospital, clínica ou consultório invista na capacitação de seus profissionais, bem como cada médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo componentes do corpo clínico sejam prudentes e busquem conhecimento para melhorar a execução de seus trabalhos.

É importante também a implementação de compliance em saúde, assim, com políticas adequadas de conduta para trabalhar as chances de casos de imperícia médica serão reduzidas. Também é importante que seja desenvolvida uma custura de responsabilidades para erros que são cometidos, como uma forma de aprender no lugar de culpar. É preciso reconhecer os erros para que eles não sejam cometidos novamente.

Também é importante que haja protocolos e processos dentro do ambiente cirúrgico e que sejam seguidos à risca, isso leva em consideração os registros dos pacientes, documentação, etapas a serem seguidas, higienização dos materiais, dentre outros fatores.

Quais são os tipos de especialização médica em procedimentos cirúrgicos?

Há várias maneiras dos profissionais da saúde, especialmente médicos, ampliem seus conhecimentos e técnicas sobre procedimentos cirúrgicos. Dentre as mais comuns, podemos destacar:

  • Cirurgias gerais: quem possui essa especialização consegue realizar vários tipos de cirurgia, atualmente em maior escala em unidades de pronto atendimento.
  • Especialidade em cirurgia cardíaca: os médicos especialistas nessa área, são capazes de tratar patologias que envolvam o coração e suas áreas próximas, podendo substituir válvulas, reparar aneurismas, colocar stents utilizados para quem tem doença coronariana com lesão, obstrução ou entupimento sério das veias.
  • Cirurgias estéticas: é muito importante que o cirurgião que atue nesse área esteja atento às técnicas e novidades do mercado, uma vez que sua função não é de reparação, mas sim de resultado, portanto é muito importante que converse muito com seu paciente sobre os possíveis resultados alcançados, tendo em vista que irá impactar diretamente na estética da pessoa, podendo influenciar em sua saúde física e mental.
Clique no botão e fale agora com o advogado especialista
  • Cirurgias envolvendo o sistema neurológico: trata-se de uma área extremamente importante e que requer maior atenção do cirurgião, tendo em vista ser uma área extremamente complexa, podendo atuar com remoção de tumores.
  • Cirurgias ortopédicas: são muito populares e demandam atenção, pois caso ocorra algum erro pode prejudicar outros ossos, músculos, articulações. É muito indicada para reparo de fraturas e tratamentos de problemas na coluna. Por isso, o profissional dessa área deve investir em sua especialização e em cursos de técnicas específicas.
  • Cirurgia de vesísula e bariátria: o gastro-cirurgião precisa se atentar ao realizar cirurgias para retirada de cálculos vesiculares ou as famosas cirurgias de “redução de estômago”, é preciso também conversar abertamente com seu paciente sobre o pós-operatorio, as limitações alimentares e como se dará os cuidados pelo resto da vida. Nesses casos é interessante trabalhar em uma equipe multidisciplinar com psicólogos e nutricionistas que também devem ser altamente capacitados na área.
  • Cirurgias urológicas e nefrológicas: é preciso muita capacidade técnica para lidar com cirurgias nessas áreas, tendo em vista serem áreas que causam muita dor nos pacientes, seja em razão de infecções ou cálculos renais. O cirurgião também precisa entender o contexto de formação das pedras e orientar adequadamente seu paciente e buscar formas de quebrar os cálculos antes de um procedimento cirúrgico invasivo. Em casos de vasectomia, é interessante contar com uma equipe multidisciplinar junto ao paciente.
  • Cirurgias com oftalmologista: área que está direcionada com um dos principais sentidos humanos: a visão, área muito delicada e sensível que deve ter bastante cuidado e capacitação, dentre outras áreas.

Diante de tudo que foi acima mencionado, é possível entender que para mitigar a imperícia médica o profissional precisa ser muito dedicado ao seu trabalho e buscar constantemente aprimorar suas técnicas, é importante destacar que profissionais da saúde lidam diretamente com vidas e com o bem estar de pessoas, não podendo ser admitida qualquer forma de negligência, imprudência e imperícia, pois um erro nesse sentido pode custar a vida de alguém.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Qual a importância de um advogado em casos de imperícia médica?

Certo é que um advogado será o profissional adequado para atuar em casos de imperícia médica, para buscar a reparação do dano. É importante destacar que a equipe médica possui meios de mitigar seus erros, assim, caso ocorra, o advogado será o profissional adequado para te ajudar a buscar por seus direitos.

O advogado especialista em Direito Médico e da Saúde vai te ajudar a tentar uma indenização pelo erro sofrido por você. Assim, se você precisou comprar remédios e fazer exames desnecessários por causa de uma prescrição ou tratamento equivocado, você poderá pedir uma indenização por danos materiais.

Já se você sofreu com um esquecimento de um instrumento cirúrgico dentro do seu corpo durante a realização de uma cirurgia para retirada da vesícula, você poderá tentar a indenização por danos físicos e danos morais, além dos danos materiais decorrentes do tratamento para retirar o instrumento.

Conclusão

Caso você tenha sido vítima de uma imperícia médica, busque ajuda jurídica por meio de um advogado especialista em Direito Médico e da Saúde, é através desse profissional que você conseguirá ir atrás dos seus direitos.

Contar com a ajuda de um advogado especializado no tema da sua demanda vai fazer muita diferença durante todo o seu processo. Isso acontece pois ele é o profissional adequado para cuidar da parte burocrática e permitir que você tenha assegurado todos os seus direitos.

Questões relacionadas com os riscos da falta de especialização em procedimentos cirúrgicos por imperícia médica, podem ser muito complexas e conter diversos detalhes, assim, o olhar perspicaz de um advogado altamente capacitado poderá ser o fator chave para obter mais sucesso em suas demandas

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema ou outros assuntos, entre em contato conosco. Saiba que o nosso escritório, Galvão & Silva, valoriza atendimentos de excelência, proporcionando atendimento de qualidade técnica e humanizado. Nos preocupamos muito com a capacitação da nossa equipe e teremos enorme satisfação em poder auxiliar em suas demandas relacionadas com Direito Médico e da Saúde.

5/5 - (1 vote)

___________________________

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15.
Conheça nossos autores.


Atualizado em 15 de março de 2024

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado

Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.

Posts relacionados

Erro Hospitalar e Erro Médico: Entendendo as...

Por Galvão & Silva Advocacia

17 abr 2024 ∙ 6 min de leitura

Carência no Plano de Saúde: Direitos do...

Por Galvão & Silva Advocacia

03 abr 2024 ∙ 6 min de leitura

Dano Moral e Estético: Entendendo os...

Por Galvão & Silva Advocacia

21 mar 2024 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 8 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 21 min de leitura

Onde nos encontrar

Goiânia - GO

Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030

São Paulo - SP

Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200

Belo Horizonte - BH

Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138

Águas Claras - DF

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770

Fortaleza - CE

Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191

Florianópolis - SC

Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200

Natal - RN

Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270

Salvador - BA

Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021

Teresina - PI

Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770

Curitiba - PR

Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010

João Pessoa - PB

Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Auarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.