Escritório de Advocacia Especializado em Federação Sindical Escritório de Advocacia Especializado em Federação Sindical

Escritório de Advocacia Especializado em Federação Sindical

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

11 min de leitura

escritorio-de-advocacia-especializado-em-federacao-sindical

Uma federação sindical é uma entidade do ramo de direito coletivo de trabalho. Ele é regido pela Consolidação de Leis do Trabalho, conhecida como CLT. A federação sindical serve como coordenador dos sindicatos que compartilham de interesses e objetivos iguais ou similares, e por isso é importante para o funcionamento da estrutura sindical do país. De forma geral, as federações contam com a ajuda e auxílio direito do ramo jurídico, que se mostra essencial para diferentes fatores que influenciam sua plena eficácia. Para entender as funções de um escritório de advocacia especializado em federação sindical, é necessário, primeiramente, entender o conceito da estrutura sindical. 

Estrutura sindical 

Para compreender a função de uma federação sindical, é importante conhcere onde ela se encaixa na estrutura sindical existente. Quando se fala em sistema confederativo é possível ver, em sua natureza, como sendo uma pessoa jurídica de direito privado. 

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Sindicato

O sindicato é uma entidade de 1º grau de representação em que os representados podem ser pessoas físicas, representados pelos Sindicatos Profissionais, ou jurídicas, caso estejam em posição de empregadores, nos Sindicatos Patronais. Pelo art. 513 da Consolidação dos Direitos Trabalhistas (CLT), a finalidade de uma organização associativa se encontra na defesa dos seus interesses em comum, representados por sua entidade. Quanto mais representativa, maior é sua defesa de interesses perante o governo.

Ao lado da prerrogativa da representação, existe a possibilidade de trabalhadores e empregadores e demais profissionais liberais à filiação de um sindicato.  Outra prerrogativa do sindicato, é a celebração de contratos coletivos de trabalho, eleger ou designar seus representantes. A relação do sindicato com sua categoria é dada pela devida representação, deferentemente das federações ou confederações, onde há somente a filiação.

De acordo com  o art. 511 da CLT, o sindicato é uma associação para fins de estudo, defesa e coordenação dos seus interesses econômicos ou profissionais daqueles que exercem a mesma, ou similar, atividade ou profissão. Seus deveres incluem a colaboração com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social, manutenção de servições de assistência jurídica para cada associado, promoção de negociações coletivas, etc.

Federação sindical

No seu art. 533, a CLT tem como associações sindicais de grau superior as federações e confederações. A Federação sindical é uma união optativa de pelo menos 5 sindicatos, regionais e nacionais sem hierarquia, que compartilha de interesses e áreas de atuação em comum. A atuação da federação sindical é organizar e fortalecer as ações dos sindicatos. A federação sindical representa os interesses dos trabalhadores, servindo como um porta-voz dos sindicatos em negociações com o governo, por exemplo. 

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Na federação sindical, há uma filiação livre e optativa de sindicatos. É, inclusive, permitido que qualquer federação, com o intuito de coordenar seus interesses, agrupe os Sindicatos de uma região filiada. A legitimação de uma Federação Sindical se mostra para fins de negociação coletiva. Em caso onde há grupo não organizado em um Sindicato de uma região específica, estes poderão se juntar à federação sindical, e aquilo celebrado nela também se aplicará ao grupo em questão.

A federação sindical é composta pela Assembleia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. A Assembleia Geral é o órgão supremo da federação, e se forma a partir de representantes dos sindicatos filiados. A diretoria é o órgão executivo da federação e se responsabiliza pela sua gestão administrativa e financeira. O conselho fiscal, por sua vez, é responsável por acompanhar essa gestão.

Confederação

As Confederações Sindicais, segundo o art. 535 da Consolidação Das Leis do Trabalho (CLT),são organizações que reúnem pelo menos três Federações Sindicais de uma mesma categoria econômica ou profissional. A Confederação tem como objetivo principal defender os direitos dos trabalhadores de federações filiadas em âmbito nacional, através da sua articulação política e criação de projetos que visam desenvolver o seu segmento

Assim como as federações, uma filiação à uma Confederação sindical é algo opcional. Geralmente, suas sedes se encontram em Brasília – DF, visando uma maior proximidade com os poderes Legislativo e Executivo. No caso de não houver um sindicato, é também não haver uma federação sindical, sobre uma categoria, as confederações podem realizar negociações coletivas daqueles não organizados em um sindicato.

Vale comentar que as Confederações, segundo informações dadas pelo art.103 da Constituição Federal de 1988, podem propor ação direta de inconstitucionalidade, além de declarar uma ação como constitucional, algo que somente ela tem legitimidade processual para fazer. 

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Central sindical

O quarto tipo de entidade sindical, chamado de Centrais Sindicais, têm natureza sindical de associação. Assim, seus diretores não terão posição de estabilidade, o que se diferencia das outras entidades. As centrais sindicais não possuem personalidade sindical, se abstendo por exemplo de participar de negociações coletivas, e são compostas somente pelas filiações de sindicatos, federações e confederações sindicais.

As prerrogativas, isto é, as finalidade de uma central sindical começam a partir do artigo 1° da Lei 11.648/08. Essas prerrogativas incluem a representação dos trabalhadores, por intermédio das organizações a ela filiadas. As centrais sindicais também podem participar de negociações em certos espaços de diálogo social contanto que possuam representantes do Estado de maneira econômica, por exemplo, em uma discussão relevante para o interesse geral dos trabalhadores.

Os requisitos para criação e funcionamento de uma central sindical começa pela filiação de pelo menos 100 sindicatos distribuídos em, no mínimo, 20 deles em todas as cinco regiões do país. Uma central sindical também precisa ter filiação de pelo menos cinco setores de atividade econômica, que representem ao menos 7% do total de empregados sindicalizados em âmbito nacional

Noções de um Escritório de Advocacia Especializado em Federação Sindical

As federações sindicais são responsáveis por organizar exclusivamente seus sindicatos filiados. Diante disso, podem precisar de um auxílio exterior para completar suas funções de forma plena e eficaz. É nesse contexto que um escritório de advocacia, especializado em federação sindical e demais temas relevantes, pode servir como uma grande ajuda para que as federações possam exercer seu ofício. 

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Através de um auxílio em registros de filiações de novos sindicatos, ou desvencilhamento de sindicatos antigos por motivos específicos, além de representá-los em casos de processos administrativos e judiciais, uma associação de advogados especializados em direito sindical e áreas correlatas podem fazer com que a Federação de sindicatos consiga exercer sua função principal de organizar, e defender, os direitos dos seus sindicatos filiados.

Auxílio no registro de federações sindicais

Toda entidade sindical precisa estar legalmente registrada pelo Conselho Sindical Nacional. Mas, o registro de uma Federação Sindical pode envolver etapas burocráticas que exigem um conhecimento jurídico específico. Por isso, um escritório de advocacia especializado em Federação Sindical pode ser um grande aliado nesse quesito. 

Advogados especializados na área sindical consegue garantir que o processo de registro de federações sindicais tenha seus requisitos cumpridos a partir de sua conformidade com a lei vigente. Benefícios como agilidade e eficiência no andamento do processo de registro, além de evitar que a Federação Sindical passe por problemas como nulidade do seu registro ou custos adicionais.

Assessoria na filiação e desfiliação de sindicatos

A filiação de um sindical a uma Federação Sindical, com já dito anteriormente, é de escolha do próprio sindicato. Quando este resolve se juntar com outros sindicatos de mesmo interesse, há uma ampliação de representatividade, o que é justamente o propósito de uma Federação Sindical.

A filiação à Federação Sindical é algo que os sindicatos fazem visando fortalecer sua defesa de direitos dos trabalhadores, para que tenham acesso a diversos serviços e benefícios

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Por outro lado, a sua desfiliação pode se mostrar necessária, em algumas situações específicas. Atos voluntários de desvencilhamento entre sindicatos e suas, até então, federações sindicais podem acontecer, por exemplo, por razões de insatisfação com a atuação da Federação Sindical que a representa, por dificuldades em arcar com as taxas e outros custos de filiação, ou ainda, por terem sofrido mudanças sobre sua categoria profissional, entre outros motivos. Nesse quesito, um escritório de advocacia especializado em federação sindical consegue atuar em ambos os casos. 

Analisando a documentação do sindicato em potencial filiação, advogados especializados têm a capacidade de verificar se esta se encontra em conformidade com os requisitos previstos em lei sobre filiação de sindicatos. Eles podem elaborar propostas de filiação e, as assessorando na convocação da Assembleia Geral, podem redigir e formalizar a filiação de um sindicato para com uma Federação Sindical.

De forma semelhante, um escritório de advocacia especializado em federação sindical pode analisar os motivos da desfiliação de um sindicato com uma federação. Elaborando uma proposta de desfiliação, é possível que os responsáveis no caso consigam, de forma simples, realizar o processo de desfiliação de um sindicato à uma federação sindical.

Negociação coletiva

A negociação coletiva serve para defender os direitos dos trabalhadores, que permitem que seus sindicatos definam as condições de trabalho de um ramo profissional. As federações sindicais são importantes para coordenar essa negociação.

Um escritório de advocacia especializado em federação sindical pode oferecer serviços de auxílio na preparação, acompanhamento e garantia de negociações coletivas, garantindo que haja a devida defesa dos interesses de todas as partes envolvidas na negociação coletiva. O escritório analisa o contexto legal da negociação, levando em consideração a legislação trabalhista, indicadores econômicos e acordos já feitos anteriormente.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Analisando e tomando conhecimento acerca das melhores condições de trabalho de uma certa categoria profissional, um escritório especializado auxilia na elaboração de reivindicações relevantes para a federação.

Durante a própria negociação, o escritório presta uma assessoria jurídica completa a partir de orientações, propostas e contrapropostas, soluções e sancionamento de dúvidas durante uma negociação coletiva. Ele ainda atua como um intermediador caso conflitos aconteçam durante um processo de negociação, tudo isso, para ajudar na defesa, e conformidade dela, dos direitos e deveres da federação sindical.

Escritório de advocacia especializado em federação sindical na defesa de direitos 

Toda federação sindical têm seus direitos explícitos em seus objetivos de representação e coordenação de sindicatos. Por isso, é essencial haver a devida defesa e garantia desses direitos. Um escritório de advocacia especializado em federação sindical pode servir como uma assistência para essa defesa.

Os profissionais podem fornecer orientação jurídica sobre diferentes temas importantes para uma federação por meio de atualizações sobre estatutos sociais, relações com sindicatos e filiados, etc. Além disso, ele analisa documentos que podem precisar de uma verificação, sobre a sua legalidade para com as leis vigentes.

Isso protege a Federação contra vícios formais, cláusulas abusivas de certos contratos e pendências judiciais, aumentando a segurança jurídica dela. Fora isso, o escritório auxilia na elaboração de documentos de forma que os interesses da Federação se manifestem, enquanto riscos em suas relações jurídicas sejam evitados.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Representação sobre processos judiciais ou administrativos

Quando uma entidade de grau superior se envolve em processos administrativos ou judiciais, o escritório de advocacia especializado em federação sindical assume a responsabilidade por sua representação

Essa representação envolve a análise de processos já existentes e elaboração de novas, acompanhamento de processos, apresentação de recursos, entre outros. O escritório também monitora jurisprudências sobre temas que sejam relevantes para a Federação sindical, buscando identificar interpretações e tomadas de decisão que possam ser utilizadas na defesa e favorecimento dos seus direitos.

Conclusão

A federação sindical remete à filiação de cinco sindicatos, ou mais, que compartilhem entre si, interesses e funções iguais ou similares. A federação sindical é uma entidade de grau superior que consegue defender e representar seus sindicatos filiados perante o Poder Executivo e Legislativo

Sua filiação não é obrigatória, e por isso consegue representar tanto sindicatos organizados, quanto trabalhadores que não fazem parte de um. De forma geral, as legislações acerca da Federação Sindical podem se mostrar como um processo complexo, e por isso, a atuação de um representante legal se torna um grande auxílio para as federações sindicais e seus sindicatos filiados. 

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Para mais informações sobre a função de um escritório de advocacia especializado em federação sindical, sua relevância no âmbito sindical e trabalhista, além do seu poder de representação caso haja necessidade, entre em contato com nosso escritório de advocacia Galvão & Silva e agende uma consulta com um dos nossos, mais experientes, advogados do ramo de direito.

5/5 - (1 vote)

___________________________

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15.
Conheça nossos autores.


Atualizado em 16 de abril de 2024

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.

Posts relacionados

Melhor advogado para Recurso Extraordinário

Por Galvão & Silva Advocacia

08 maio 2024 ∙ 8 min de leitura

(Re)valoração da Prova como Critério de...

Por Galvão & Silva Advocacia

07 maio 2024 ∙ 8 min de leitura

Por que contratar o Melhor Advogado para...

Por Galvão & Silva Advocacia

07 maio 2024 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 14 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 28 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.