O que é Planejamento Tributário? - Galvão & Silva Escritório de Advocacia

O que é Planejamento Tributário?

Converse com um advogado

Preencha os campos abaixo com uma breve explicação do seu problema:

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

3 min de leitura

O que é Planejamento Tributário?

Você sabe o que é planejamento tributário e qual a sua importância? Ele é fundamental para qualquer empresa e tem o objetivo de reduzir custos, adequar o empreendimento à legislação e proporcionar uma melhor saúde financeira para o negócio.

O planejamento tributário funciona como uma gestão do pagamento de todos os tributos devidos por uma empresa e uma análise de como reduzir a carga tributária incidente de forma legal e sem riscos. Por isso, é importante que seja adotado em empreendimentos de todos os tamanhos.

Nesse texto, nossos advogados especialistas em Direito Tributário mostram os objetivos e benefícios do planejamento tributário e como adotá-lo na sua empresa. Confira!

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Objetivos do Planejamento Tributário

Agora que você sabe o que é esse planejamento, é importante conhecer os seus objetivos. O primeiro deles é evitar o pagamento de impostos que não são devidos pela empresa, prática recorrente na maioria dos negócios.

As regras tributárias podem ser regidas pela União, pelos estados ou pelos municípios e, por isso, em alguns tributos, não há um padrão a ser seguido para o Brasil inteiro. Isso faz com que muitos empresários sigam regras que, na verdade, não são aplicadas à região na qual se encontram. Isso leva ao pagamento de impostos que, na verdade, não são devidos, acarretando custos desnecessários e atrasos em várias negociações e rotinas da empresa.

Um bom planejamento, feito por profissionais competentes, pode, ainda, impedir a ocorrência de alguns fatos geradores por meio de isenções ou mudanças de procedimentos na empresa. Isso fará com que haja menos retenção pelo fisco.

Outro objetivo muito importante do planejamento tributário é a legalização da empresa. Práticas como pagamentos com valor reduzido de forma ilegal e sonegação fiscal podem trazer sérias consequências para o negócio. A cobrança desses impostos será realizada com multas, juros e correção monetária. Além disso, a empresa poderá ter a dívida ativa decretada e ser executada pelos órgãos oficiais, o que prejudicará sua reputação.

Com o planejamento tributário, isso não ocorrerá, pois todos os pagamentos e recolhimentos serão feitos de forma legal e aconselhada, para que não haja nenhum problema com o fisco que atrapalhe a saúde financeira da empresa.

Como adotar o planejamento tributário na empresa?

Antes de mais nada, é preciso conhecer os dois tipos mais comuns de planejamento tributário: estratégico e operacional. O primeiro deles tem um objetivo mais voltado ao longo prazo, projetando a gestão e considerando as características da empresa.

É com esse planejamento que se define o regime tributário, incentivos fiscais e decisões financeiras a serem adotados pela empresa. Além disso, esse planejamento auxilia a empresa a se adequar à legislação tributária nacional.

Já o planejamento operacional está ligado às obrigações fiscais do dia a dia, considerando um período de até seis meses. É aqui que são organizados os pagamentos de acordo com os valores e a data de vencimento e consideradas as etapas anteriores para a tomada de decisões futuras.

Conclusão

Para adotar esse serviço fundamental, você deve ter uma equipe especializada. Portanto, é importante contar com advogados com especialização na área tributária, que conhecerão todas as regras da legislação e detalhes que podem reduzir os custos e melhorar a gestão do negócio.

Eles analisarão os documentos da empresa, o fluxo de caixa, a compra e venda de mercadorias e outros aspectos necessários para adequar a rotina tributária da empresa à legislação, adotando o melhor regime, verificando os incentivos fiscais disponíveis e analisando se há alguma isenção possível.

Ficou alguma dúvida? Ficou interessado no assunto? Entre em contato com nosso escritório de advocacia para saber como podemos ajudar você e a sua empresa a crescerem cada vez mais!

5/5 - (5 votes)

Publicado em 28 mar 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Entenda o novo edital para acordo com PGFN em...

Por Galvão & Silva Advocacia

24 maio 2021 ∙ 8 min de leitura

Isenção de Imposto de Renda por Acidente em...

Por Galvão & Silva Advocacia

07 maio 2021 ∙ 8 min de leitura

Isenção de Imposto de Renda por Alienação...

Por Galvão & Silva Advocacia

06 maio 2021 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Divórcio Extrajudicial de forma Simples e...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 fev 2020 ∙ 5 min de leitura

Entenda o que é Inventário, e para que...

Por Galvão & Silva Advocacia

23 maio 2019 ∙ 3 min de leitura

Entenda como funciona um Inventário de forma...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 jan 2019 ∙ 9 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
©2021 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido