MENU
Direito Empresarial

Receba agora o contato de um
Advogado Especialista

Ligamos Para Você
Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor

Por Galvão & Silva Advocacia.
Atualizado em 2 de abril de 2019.

Entenda de uma vez por todas o que é planejamento tributário

Entenda de uma vez por todas o que é planejamento tributário

 

Você sabe o que é planejamento tributário e a sua importância? Ele é fundamental para qualquer empresa e tem o objetivo de reduzir custos, adequar o empreendimento à legislação e proporcionar uma melhor saúde financeira ao negócio.

Ele funciona como uma gestão do pagamento de todos os tributos devidos por uma empresa e como uma análise de como reduzir a carga tributária incidente de forma legal e sem riscos e deve ser adotado em qualquer tamanho de empreendimento.

Neste texto, mostraremos os objetivos do planejamento tributário e como adotá-lo na sua empresa. Confira!

Quais são os objetivos do planejamento tributário?

Agora que você sabe o que é o planejamento tributário, é importante conhecer os seus objetivos. O primeiro deles é evitar o pagamento de impostos que não são devidos pela empresa, o que acontece na maioria dos negócios.

As regras tributárias podem ser regidas pela União, pelos estados ou pelos municípios e, por isso, em alguns tributos, não há um padrão para o Brasil inteiro que deve ser seguido. Isso faz com que muitos empresários sigam regras que, na verdade, não são aplicadas àquela região.

Isso causa o pagamento de impostos que, na verdade, não seriam devidos, acarretando custos desnecessários e atrasos em várias negociações e rotinas da empresa. Além disso, um bom planejamento tributário, feito por profissionais competentes, pode impedir a ocorrência de alguns fatos geradores por meio de isenções ou mudanças de procedimentos na empresa. Isso faz com que haja menos retenção pelo fisco.

Outro objetivo muito importante do planejamento tributário é a legalização da empresa. Fazer pagamentos com valor reduzido de forma ilegal ou sonegar impostos pode trazer consequências para o negócio, e isso, muitas vezes, não é feito propositalmente.

A cobrança desses impostos será realizada com multas, juros e correção monetária, além de que a empresa pode ter a dívida ativa decretada e ser executada pelos órgãos oficiais, o que mancha a reputação do negócio.

Com o planejamento tributário, isso não ocorrerá, pois todos os pagamentos e recolhimentos serão feitos de forma legal, para que não haja nenhum problema com o fisco no futuro que atrapalhe a saúde financeira da empresa.

Como adotar o planejamento tributário na empresa?

Antes de mais nada, é preciso conhecer os dois tipos mais comuns de planejamento tributário: estratégico e operacional. O primeiro deles tem um objetivo mais voltado ao longo prazo, projetando a gestão e considerando as características da empresa.

É com esse planejamento que se define o regimento tributário, incentivos fiscais e decisões financeiras, além de se adequar toda a empresa à legislação tributária nacional.

Já o planejamento operacional está ligado às obrigações fiscais do dia a dia, considerando um período de até seis meses. É aqui que são organizados os pagamentos de acordo com os valores e a data de vencimento e consideradas as etapas anteriores para as decisões futuras.

Para adotar esse serviço fundamental, você deve ter uma equipe especializada. Isso pode ser feito por advogados com especialização na área tributária, que conhecerão todas as regras da legislação e detalhes que podem reduzir os custos e melhorar a gestão do negócio.

Eles analisarão os documentos da empresa, o fluxo de caixa, a compra e venda de mercadorias e outros aspectos para adequar a rotina tributária à legislação, adotando o melhor regime, verificando os incentivos fiscais e analisando se há alguma isenção possível.

Agora, você já conhece o que é planejamento tributário e como adotá-lo na sua empresa. Não se esqueça de que é fundamental contar com profissionais competentes e com experiência na área, para que não haja nenhum erro com o pagamento de tributos!

Ficou interessado no assunto? Então, não deixe de entrar em contato conosco para saber como podemos ajudar a sua empresa nessa hora!

Entenda de uma vez por todas o que é planejamento tributário
5 (100%) 1 voto
Tire suas dvidas com nossa equipe
Quero conversar sobre o meu caso

Receba agora o contato de um Advogado Especialista

Últimos artigos

Mais Lidos

Nossa Localização

© 2019 | Galvão & Silva Advocacia. Todos os direitos reservados.

Fechar

Precisa de ajuda jurídica?
envie uma mensagem

* Todos os campos são obrigatórios.

x

X
Carregando...
Feedback
×
×
×