Governança Corporativa em Empresas Familiares

Governança Corporativa em Empresas Familiares

13/03/2024

10 min de leitura

Atualizado em

governanca-corporativa-em-empresas-familiares

   A governança corporativa em empresas familiares pode adotar diversas formas, dependendo do tamanho, da cultura e das necessidades específicas do negócio.

   Compreender a gestão de certas empresas familiares envolve adquirir conhecimento sobre os a governança corporativa que elas adotam. Isso se dá pelo fato dessas empresas enfrentarem a intersecção entre interesses comerciais e familiares. 

Os problemas de governança corporativa em empresas familiares

    A gestão de empresas familiares engloba estruturas e processos adotados em prol das necessidades tanto do negócio, quanto da família. Mas, certos problemas em ambientes de empresas familiares podem impactar negativamente tanto as operações da empresa quanto as relações familiares.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

    Por isso, a presença de problemas na governança corporativa em empresas familiares são, muitas das vezes, complexas e sujeitas a vir, e se agravar, em diferentes proporções.

    Conflitos de interesses

    Quando membros da família, envolvidos na gestão, possuem interesses pessoais que diferem dos interesses do negócio, a presença de divergências pode gerar decisões vindas de um favorecimento desigual entre familiares. Gerando influências, esse favorecimento pode criar um ambiente de trabalho tenso entre membros e funcionários não vinculados à família gestora. 

    Além disso, os conflitos de interesses em empresas familiares também podem impactar a sua compliance trabalhista, o que leva à perda de talentos valiosos e afeta, de forma negativa a moral da equipe, prejudicando sua reputação no mercado.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Dificuldades de Sucessão 

    As dificuldades de sucessão que empresas familiares podem sofrer se originam através de conflitos como visões, objetivos e experiências diferentes. A falta de um plano claro juntamente com a presença de disputas sobre quem se vê mais capaz de assumir a liderança pode afetar diretamente sua governança corporativa.

   Pela falta de um plano claro sobre um possível sucessor, rachaduras dentro da família podem se concretizar, principalmente se for vista como fonte de favoritismo ao invés de meritocracia, acabando com a autoridade do novo líder e gerando ressentimento entre os outros membros da equipe, que o consideram como instrumento de favorecimento.

Gestão de talentos e nepotismo

    A prática de favorecimento entre membros da família representa um desafio significativo na gestão de talentos da empresa familiar. Quando as posições da empresa tem como base as relações familiares ao invés de observações objetivas, um cargo pode ter repercussões negativas devido à falta de capacidade de um membro ao exercê-lo. 

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

    Além disso, a visão da empresa pode mudar negativamente entre os funcionários da empresa dependendo das oportunidades de reconhecimento, e crescimento, a que elas estão sujeitas. Os funcionários podem se sentir desvalorizados por enxergarem laços de sangue como sendo mais apreciados que talentos. Isso resulta em dificuldades da empresa em reter talentos e atrair novos em potencial. 

    Problemas de comunicação em empresas familiares 

    Tomada de decisões em empresas familiares podem ser afetadas por diferentes interesses de membros, levando a mal-entendidos e limitações profissionais provenientes dos relações com relações pessoais.  

    Além disso, a hesitação de questões sensíveis cria canais falhos de comunicação que resultam em adiamento de discussões importantes e tomadas de decisão ineficientes. Isso prejudica a agilidade da empresa, um fator fundamental para o crescimento dela.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

    Separação de assuntos na governança corporativa

    Em um ambiente empresarial, questões familiares podem influenciar negativamente a organização da empresa. Isso afeta a objetividade e eficiência de decisões e, ao mesmo tempo, faz com que assuntos empresariais causem interferência em relações interpessoais entre membros de uma família. 

    Esse déficit de separação de assuntos familiares e empresariais pode resultar em benefícios impróprios para pessoas seletas, ignorando o sucesso a longo prazo do negócio que a empresa gere. Além disso, ele expõe um ambiente de trabalho confuso para funcionários não vinculados à familiares.

Ramo Financeiro na governança corporativa de empresas familiares

    O planejamento financeiro e a alocação de recursos em empresas familiares podem ser complexas, devido à mistura de visões divergentes, e por isso, conflitantes entre si. Um dos principais problemas surge quando se trata de investimentos, distribuição de lucros e reinvestimentos na empresa. 

    Essas diferenças de opinião podem ser agravadas por alianças leais entre diferentes familiares, o que torna difícil a chegada de um consenso que atenda, tanto às necessidades da empresa, quanto às expectativas dos membros da família.   

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

   Além disso, as decisões de investimento podem ser complicadas pela pressão de manter a empresa dentro da família e preservar o legado familiar, o que pode levar as escolhas mais conservadoras e potencialmente limitadas, a impedir o crescimento e a inovação da empresa.

Resistência à Mudanças corporativas em empresas familiares

    A resistência a novas idéias, principalmente se as tradições familiares forem fortes,podem limitar a inovação e o crescimento de empresas familiares. Essa resistência pode surgir, por exemplo, de um apego emocional de práticas conservadoras e tradicionais

    A defesa dessas práticas resulta, então, na dificuldade de implantação de novas práticas e processos, e uma hesitação em trazer perspectivas externas, limitando a capacidade de ver o valor das mudanças. Isso acontece quando não há suficiente investimento na educação e no desenvolvimento profissional dos membros da família que estão atuando na empresa.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Resolução de problemas 

da governança corporativa entre empresas familiares

   Para resolver esses problemas, é importante implementar práticas de governança corporativa sólidas, adotando políticas claras, estruturas de comunicação eficientes e planejamento estratégico, enquanto se mantém sensível às necessidades e a cultura da família.

   Sucessão transparente

    É fundamental estabelecer um processo de sucessão transparente e baseado em critérios objetivos, resultantes de preparação e treinamento de sucessores potenciais.

    Um processo transparente também inclui a consideração de talentos externos para posições de liderança, proporcionando uma perspectiva nova e imparcial, ao mesmo tempo em que mantêm a integridade e os valores familiares. 

    Estas práticas ajudam a promover um ambiente de trabalho mais justo e produtivo, sustentando a eficácia operacional e a competitividade da empresa no longo prazo.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Políticas de contratação e promoção

    Para mitigar o nepotismo, as empresas familiares podem se beneficiar da implementação de políticas claras de contratação e promoção, baseadas no mérito e na experiência. Isso inclui avaliações de desempenho objetivas e processos de seleção justos

    Assim, as empresas familiares poderão recorrer a talentos externos para posições específicas de forma justa, baseado no mérito e na produtividade desta em tal posição, proporcionando uma perspectiva nova e imparcial, ao mesmo tempo em que mantêm a integridade e os valores familiares

    Estas práticas ajudam a promover um ambiente de trabalho mais justo e produtivo, desfavorecendo pessoas por seus laços de sangue, sustentando a eficácia operacional e a competitividade da empresa no longo prazo.

    Comunicação eficaz

    Para superar desafios de tomada de decisões, é crucial estabelecer canais de comunicação claros e eficazes, separando as discussões de negócios das questões familiares. 

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

    Para poder manter o foco nos objetivos empresariais, é essencial a implementação de reuniões regulares focadas exclusivamente em questões empresariais, com a participação de membros não familiares da equipe de gestão.

Conselho familiar

    A criação de um conselho de administração ou um conselho familiar, possivelmente com membros externos, é recomendada, pois ela pode fornecer uma plataforma para discussões mais objetivas e propostas de decisão mais estruturadas

    Essa medida pode, também, ajudar a promover uma tomada de decisão mais eficiente e a garantir que a empresa permaneça dinâmica e responsiva às demandas do mercado.

Cultura de inovação contínua

    Para superar essa resistência à mudança, é importante promover uma cultura de inovação contínua, onde novas ideias sejam valorizadas e testadas. Incluir membros externos no conselho de administração ou buscar aconselhamento de consultores externos pode trazer novas perspectivas e experiências. 

    Além disso, uma comunicação eficaz sobre como as mudanças podem beneficiar a empresa no longo prazo e a implementação gradual de novas ideias podem ajudar a aliviar preocupações e facilitar a transição para novos métodos e processos.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Limites de separação 

na governança corporativa em empresas familiares

  É crucial estabelecer limites claros e políticas firmes que diferenciam claramente os assuntos empresariais dos familiares. Isso pode incluir a designação de espaços e tempos específicos para discussões de negócios, separando-os das interações familiares cotidianas

    A implementação de estruturas de governança corporativa pode ajudar a garantir que as decisões de negócios sejam tomadas com base em critérios empresariais e não influenciadas por dinâmicas familiares. Além disso, a definição clara de papéis e responsabilidades ajudam a manter um foco claro tanto nas necessidades da empresa quanto no bem-estar da família

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

    Por isso, estabelecer esses limites e estruturas ajuda a garantir uma gestão mais eficaz e equilibrada, vital para a prosperidade e sustentabilidade de longo prazo da empresa familiar.

Conclusão

   Os problemas na governança corporativa de empresas familiares são complexos e refletem a relação pessoal e profissional. Questões como conflitos de interesse,  sucessão, nepotismo, desafios na comunicação, mistura de assuntos; entre outros, destacam as dificuldades específicas enfrentadas por essas empresas. No entanto, apesar desses desafios, muitas empresas familiares prosperam, adaptando-se através de gerações.

    Na superação dos problemas de governança corporativa, reside a implementação de estruturas de governança clara, políticas e limites que separam interesses de negócios dos familiares, gestão baseada em mérito e competência. Além disso, a inclusão de conselhos de administração com membros externos, a adoção de processos de tomada de decisão transparentes e objetivos, e a preparação cuidadosa para a sucessão são medidas cruciais para garantir uma governança eficaz. 

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

    Para abordar esses problemas, as empresas familiares devem criar um equilíbrio saudável entre as necessidades da família e as do negócio. Nessas horas, um advogado pode ser extremamente útil na abordagem dos problemas de governança corporativa em empresas familiares, pois oferecem uma compreensão maior das dinâmicas dessas empresas. Caso necessite, entre em contato com Escritório Galvão & Silva, teremos satisfação em atendê-lo.

5/5 - (1 vote)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Responsabilidade Social Empresarial e Ética:...

Por Galvão & Silva Advocacia

25 abr 2024 ∙ 7 min de leitura

Assessoria Jurídica em Contratos Comerciais:...

Por Galvão & Silva Advocacia

18 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Como o Direito Empresarial e Planejamento...

Por Galvão & Silva Advocacia

27 mar 2024 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.