Como os Pacientes Podem Buscar Reparação em Caso de Erro Médico ? Como os Pacientes Podem Buscar Reparação em Caso de Erro Médico ?

Como os Pacientes Podem Buscar Reparação em Caso de Erro Médico ?

Converse com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

11/05/2023

7 min de leitura

Atualizado em

pacientes-podem-buscar-reparacao-em-caso-de-erro-medico

Os pacientes que sofreram danos devido a erros médicos têm direito a buscar reparação. Isso pode envolver processar o médico, a clínica ou um seguro médico por danos materiais ou morais. O escritório Galvão e Silva Advocacia é especialista em ações que envolvam reparação por erro médico. E, neste artigo, vamos falar como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico.

O processo exige que o paciente comprove que o erro médico ocorreu e que o dano foi causado por ele. Também é necessário que o paciente providencie todos os documentos, como testemunhos médicos e relatórios de diagnóstico, para apoiar a sua queixa. 

Algumas vezes, é possível resolver o assunto com um acordo extrajudicial, evitando, assim, a necessidade de um processo judicial. Em todo caso, é indispensável que você tenha o acompanhamento de uma assessoria jurídica especializada.

O que são erros médicos?

Erros médicos são qualquer tipo de erro ou omissão na prática médica, como diagnósticos errados, tratamentos inadequados ou negligência, que resulte em danos ao paciente. 

Estes erros podem envolver erros comuns, negligência médica, prescrição errada de medicamentos, erros de cirurgia, erros de diagnóstico, erros de tratamento ou erros de cuidados de saúde

Para saber mais sobre como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico, tenha uma consultoria jurídica especializada junto ao escritório Galvão e Silva Advocacia.

Ligue e agende sua consultoria com o Advogado Especialista em Direito Médico.

O instituto da responsabilidade civil

Para saber como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico, vamos conhecer o que é a responsabilidade civil. Pois, este é um instituto do direito que trata dos danos causados a terceiros

Consideram-se as relações entre ofensor, vítima e possível responsável, para que sejam fixadas as responsabilidades de cada um e, consequentemente, os direitos e deveres de cada parte. 

No Direito brasileiro, o instituto da responsabilidade civil está contido no Código Civil, o qual estabelece que o ofensor é obrigado a indenizar a vítima por danos materiais, morais e patrimoniais. 

O reconhecimento da responsabilidade civil é um dos meios como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico. Sendo necessário, que as vítimas tenham o suporte jurídico neste processo de reconhecimento. 

Além disso, estão previstas outras formas de responsabilidade civil, como a responsabilidade por fato do produto, a responsabilidade por fato de terceiro, a responsabilidade por erro médico e a responsabilidade ambiental

O instituto da responsabilidade civil tem por objetivo reparar o dano causado ao ofendido, ou seja, o ofensor é obrigado a indenizar o prejuízo causado ao ofendido, de forma a reparar o dano.

Como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico? Quando cumprem os requisitos para reconhecimento da responsabilidade civil, a saber:

  • Existência de um ato ou omissão ilícita;
  • Existência de um dano;
  • Nexo causal entre o ato ou omissão e o dano sofrido;
  • Existência de um agente responsável.

A responsabilidade civil em erros médicos é aquela que se aplica no caso de um profissional da saúde negligenciar seu dever de cuidado, resultando em dano ao paciente. 

A responsabilidade civil exige que o profissional compense o paciente por seu dano financeiro, emocional ou material. É importante ter conhecimento das leis e regulamentos em relação aos erros médicos. 

Algumas leis limitam o montante que o paciente pode receber, enquanto outras exigem que o médico compense o paciente por danos não monetários também. Então, como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico?

O escritório Galvão e Silva Advocacia possui os melhores advogados especialistas em reparação em caso de erro médico e pode lhe representar em processos judiciais e extrajudiciais. 

Ligue e agende sua consultoria com o Advogado Especialista em Direito Médico.

Como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico?

Em caso de erros médicos, é importante entrar em contato imediatamente com um advogado especializado em direitos médicos ou direitos do paciente para discutir o caso e avaliar suas opções legais. 

O escritório Galvão e Silva Advocacia é referência em ações judiciais e extrajudiciais que versam sobre erros médicos. Portanto, se você sofreu este dano, tenha acesso aos melhores advogados para lhe representar.

Um advogado, como os do escritório Galvão e Silva Advocacia, podem buscar a compensação por danos e prejuízos, incluindo gastos médicos, perda de salários, dores e sofrimentos e outras despesas relacionadas ao erro médico. 

Vejamos algumas opções sobre como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico:

  • Entrar com uma ação judicial: O paciente pode entrar com uma ação judicial para obter indenização financeira pelos danos causados pelo erro médico;
  • Acordos extrajudiciais: Também é possível que o paciente e o médico tentem chegar a um acordo fora dos tribunais;
  • Apresentar uma queixa ao Conselho Regional de Medicina: O paciente pode apresentar uma queixa ao Conselho Regional de Medicina para que a instituição investigue o caso e avalie se houve erro médico;
  • Apresentar uma queixa ao Ministério Público: O paciente também pode entrar com uma denúncia ao Ministério Público, que pode ser responsável por ações cíveis e penais;
  • Utilizar a mediação: A mediação é um tipo de negociação entre o paciente e o médico com o objetivo de chegar a um acordo consensual.

É importante buscar reparação por erros médicos, pois isso pode ajudar a evitar que outras pessoas sofram com os mesmos problemas. Para isso, você precisa ter o acompanhamento de um especialista jurídico.

Ligue e agende sua consultoria com o Advogado Especialista em Direito Médico.

Saber como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico inclui o conhecimento das leis, dos procedimentos e dos órgãos competentes para processar e julgar os danos sofridos.

A reparação pode ajudar a cobrir os custos das despesas médicas e outras despesas relacionadas ao tratamento necessário. No entanto, é importante ter em mente que cada caso é único e que é necessário consultar um advogado de direito de responsabilidade civil para obter mais informações.

O escritório Galvão e Silva Advocacia sabe como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico e possui profissionais capacitados, experientes e especialistas em responsabilidade civil, que podem lhe ajudar.

​​A reparação de erros médicos por meio da responsabilidade civil é uma das formas mais comuns de indenização das vítimas de erros médicos, devendo haver a comprovação de que se preenche os requisitos para seu reconhecimento.

Como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico pode ser inserido nesta área. Pois, a responsabilidade civil é a obrigação do profissional de saúde de reparar os danos causados ao paciente, seja de forma intencional ou não, em decorrência da negligência ou imprudência no tratamento. 

A responsabilidade civil é um meio de reparação do dano material e moral causado ao paciente. O dano material é aquele que causa prejuízo econômico ao paciente, como gastos médicos, perda de rendimentos, entre outros. 

Já o dano moral é aquele que causa dor, sofrimento ou perda de qualidade de vida da vítima. A responsabilidade civil pode ser exigida por meio de ações judiciais, em que o paciente ou seus familiares podem buscar a reparação do dano através de seguros ou diretamente da parte responsável. 

Como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico? Através do reconhecimento dos danos moral e material suportados, bem como pelo reconhecimento do erro cometido pelo médico. É importante destacar que, independentemente da existência de um seguro, a responsabilidade civil sempre recairá sobre o profissional de saúde envolvido.

A responsabilidade civil também pode ser exigida por meio de acordos extrajudiciais, que podem ser firmados entre a parte responsável e a vítima. Como parte de um acordo extrajudicial, é possível acordar o valor da indenização e as condições de pagamento. 

No entanto, é importante destacar que os acordos extrajudiciais não substituem as ações judiciais, mas podem ser uma alternativa para evitar processos judiciais mais demorados e caros.

Em todo o caso, o escritório Galvão e Silva Advocacia sabe como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico e possui advogados especialistas nesta área para lhe assessorar juridicamente.

Conclusão

Neste artigo, esclarecemos como os pacientes podem buscar reparação em caso de erro médico, pois, de fato, os pacientes têm direito à reparação por erro médico, devendo buscar o suporte jurídico especializado nesta área. 

Em caso de erro médico, os pacientes podem entrar em contato com um advogado especializado em direito médico, como os do escritório Galvão e Silva Advocacia, que podem ajudá-lo a entender o seu caso e encontrar o melhor caminho para obter a reparação a quem têm direito. 

É importante que os pacientes entendam os seus direitos e procurem o conselho de um advogado especializado em direito médico antes de tomar qualquer decisão. Se este é o caso, entre em contato conosco!

5/5 - (1 vote)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Urgência e Emergência: Na Negativa de Plano...

Por Galvão & Silva Advocacia

25 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Auxílio-doença: O que Você Precisa Saber...

Por Galvão & Silva Advocacia

22 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Erro Hospitalar e Erro Médico: Entendendo as...

Por Galvão & Silva Advocacia

17 abr 2024 ∙ 6 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 28 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.