MENU
Artigos

Receba agora o contato de um
Advogado Especialista

Ligamos Para Você
Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor

Por Galvão & Silva Advocacia.
Atualizado em 14 de novembro de 2018.

Fique por dentro das maiores vantagens da consultoria jurídica

Fique por dentro das maiores vantagens da consultoria jurídica

Contratar uma consultoria jurídica para a empresa é um passo muito importante para qualquer negócio. Esse serviço é fundamental para a gestão empresarial, na medida em que, entre outros, atua na redução de custos, na elaboração de um bom planejamento e em defesas judiciais.

Apesar disso, muitos empresários ainda não conhecem em que áreas esse serviço pode ser útil, qual o momento certo para a contratação e quais são as vantagens de uma boa assessoria na área jurídica.

Pensando nisso, preparamos este post. Nele, mostramos como funciona a consultoria, falando sobre atendimentos, pagamentos e contratação, além de mostrar algumas vantagens do serviço. Confira!

Como funciona uma consultoria jurídica?

Antes de conhecer as vantagens de uma consultoria, é relevante entender exatamente como ela funciona, para contratar um serviço especializado e saber qual será a responsabilidade dos profissionais.

Esse serviço buscará auxiliar o empresário de forma preventiva em relação a questões jurídicas que podem atingir a empresa, desde sua criação até gestão e tratamento com fornecedores e clientes.

O atendimento do escritório contratado pode ser feito de várias formas: presencial, com consultas marcadas em local específico, por telefone etc. Há também a possibilidade de atendimento on-line, feito por e-mail ou outros aplicativos.

Já a forma de pagamento depende de vários fatores: o serviço pode ser contratado para uma assessoria ampla com uma mensalidade, ou somente para consultas em casos específicos, com um valor determinado por ato.

É pertinente conversar previamente com o escritório que pode ser contratado para saber quem são os profissionais que atenderão a empresa, quais são suas especializações e experiências, entre outros aspectos. Isso é crucial para garantir um bom trabalho e mais segurança em todos os serviços.

Vale lembrar ainda que não há um momento certo para a contratação de uma consultoria. Como falamos, entre outros, ela pode atuar na abertura da empresa, ajudando na elaboração do contrato social, na divisão de capital e cotas etc.

Em vista disso, torna-se interessante conhecer as vantagens desse serviço, para verificar o custo-benefício e adequá-lo às necessidades da sua empresa no momento.

Quais são as vantagens da consultoria jurídica?

A consultoria jurídica pode ajudar as empresas de várias formas, dependendo do ramo, do tamanho, do número de sócios etc. Nos próximos tópicos, abordaremos algumas dessas vantagens, sendo que ainda podem existir muitas outras.

Antecipação de riscos legais

A primeira grande vantagem da contratação de uma consultoria é a possibilidade de antecipar os riscos do negócio e, com essas informações, fazer um bom planejamento para reduzir custos e despesas. É comum que os empresários façam planos de negócio, invistam tempo e dinheiro na empresa e trabalhem duro durante anos para que o negócio cresça e gere lucro.

No entanto, eles podem, por exemplo, ser surpreendidos com alguma fiscalização que acarrete multa — o que pode impactar negativamente em todo esse planejamento. Uma consultoria pode antecipar esses riscos e quantificar em valores reais o que pode acontecer. Isso se dá por meio de uma auditoria no negócio, mostrando as áreas que não estão adequadas à legislação.

Com esses dados, o empresário poderá planejar melhor a gestão e até saber os riscos de não cumprir a legislação, seja em matéria tributária, seja em empresarial.

Redução de impostos e verbas trabalhistas

Com uma frequência maior do que se imagina, as empresas não fazem um planejamento tributário detalhado e adequado ao negócio. A falta de conhecimento na área pode resultar em pagamento de impostos e verbas que não são devidas, gerando custos e prejudicando a saúde financeira da empresa.

Além disso, as regras do Direito do Trabalho também são muito amplas, geram pagamentos de verbas e taxas que, muitas vezes, poderiam ser adequadas para a realidade da empresa e dos funcionários, com uma redução de custos.

Uma consultoria jurídica especializada pode verificar todos esses pontos e propor maneiras de economizar: mudar forma societária, fazer contratações terceirizadas, optar por diferentes formas de tributação etc.

Informação sobre alterações na lei

A legislação brasileira sofre mudanças constantes. Anualmente, várias leis são criadas, e isso pode influenciar diretamente a gestão de uma empresa. Um exemplo é a recente alteração das regras do Simples Nacional, que pode alterar o pagamento de impostos e taxas.

Conhecer essas mudanças é essencial para qualquer empresário, pois a empresa deve se adequar às novas normas visando não sofrer fiscalizações e pagar multas. Nessa hora, a consultoria também será fundamental.

Os profissionais devem estar atualizados com a legislação e saber como adequar os procedimentos das empresas às novas regras, garantindo assim que se cumpra a lei e que nada esteja sendo pago de forma indevida.

Preparação de defesas judiciais

Apesar de toda assessoria e consultoria jurídica, ações judiciais contra empresas podem acontecer por diversos motivos: empregados insatisfeitos com o pagamento de verbas, falta de pagamento de imposto por alguma dificuldade da companhia, entre outros.

Nesses casos, é importante contar com um escritório especializado e que conheça os procedimentos da empresa para preparar uma boa defesa judicial. Normalmente, existem vários entendimentos judiciais sobre um mesmo assunto, por isso um advogado com experiência na área poderá fazer alegações e adicionar provas ao processo a fim de reverter uma decisão ou convencer o juiz a julgar a favor da empresa.

Não comprometimento com obrigações trabalhistas

Outra vantagem de contar com uma consultoria na área jurídica é a não necessidade de pagamento de obrigações trabalhistas para os advogados que serão contratados para prestar o serviço.

Afinal, o profissional não será um empregado da empresa, mas sim terá um contrato com pagamentos mensais ou mesmo para a prestação de um serviço específico, em que os honorários advocatícios serão pagos.

Assim, não haverá o pagamento de salário e seus reflexos, como férias, décimo terceiro, adicionais e outras despesas que estão relacionadas à contratação de um empregado com carteira assinada. Isso contribui para economizar custos e facilita a gestão desse serviço.

Segurança das informações

A consultoria também garantirá a segurança de todas as informações da empresa. Escritórios com uma boa reputação e ética na prestação de serviços não fornecerão dados para terceiros e saberão tratar as questões empresariais de forma discreta.

Por isso, é fundamental pesquisar antes de fazer a contratação. Verifique se todos os advogados têm inscrição na OAB e se o escritório está devidamente registrado. Analise as especializações dos profissionais e busque por referências de pessoas conhecidas e de confiança.

Sabendo dessas vantagens, fica claro que a consultoria jurídica é um serviço essencial para todas as empresas. Isso porque elas reduzirão seus custos, farão um bom planejamento empresarial e poderão lidar com questões jurídicas com mais tranquilidade e segurança.

Gostou deste post sobre as vantagens de uma consultoria na área jurídica? Entre em contato conosco e saiba como nosso escritório pode ajudar sua empresa com essas questões!

Fique por dentro das maiores vantagens da consultoria jurídica
Tire suas dvidas com nossa equipe
Quero conversar sobre o meu caso

Receba agora o contato de um Advogado Especialista

Últimos artigos

Mais Lidos

Nossa Localização

© 2018 | Galvão & Silva Advocacia. Todos os direitos reservados.

Fechar

Precisa de ajuda jurídica?
envie uma mensagem

* Todos os campos são obrigatórios.

x

X
Carregando...
×
×
×