Obstáculos na Renegociação de Juros Imobiliários

Desafios Legais e Obstáculos na Renegociação de Juros Imobiliários

19/03/2024

8 min de leitura

Atualizado em

obstaculos-na-renegociacao-de-juros-imobiliarios

Inúmeras pessoas possuem o sonho de ter a casa própria e por isso entram em financiamentos imobiliários. Todavia, durante o percurso do pagamento, afinal são vários anos para honrar o compromisso firmado, pode acontecer a necessidade de uma renegociação e alguns cidadãos podem enfrentar obstáculos na renegociação de juros imobiliários

Contar com advogados especialistas em Renegociação de Juros Imobiliários, Direito Bancário, Direito Contratual e Direito Imobiliário fará toda diferença para que você não seja vítima de juros abusivos e consiga renegociar os juros imobiliários.

Nesse artigo, separamos as principais informações sobre o tema e sobre os obstáculos na renegociação de juros imobiliários. Esperamos que ao final do presente conteúdo você saiba mais sobre a temática e consiga mitigar problemas relacionados com o assunto.

O que são juros imobiliários?

De início, é muito importante destacar que os juros imobiliários são juros que são pagos para as instituições financeiras que fizeram a intermediação da compra ou financiamento do imóvel. Dessa forma, os juros são o pagamento feito pelo empréstimo de dinheiro realizado. São cobrados mensalmente e estão sempre incluídos nas parcelas.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Consigo diminuir os juros imobiliários?

Saiba que sim, é possível diminuir os juros imobiliários e driblar um dos  obstáculos na renegociação de juros imobiliários. Você consegue diminuir os juros do seu financiamento por meio de negociações com o banco, caso passe por alguma dificuldade financeira e o banco consiga oferecer um bom cenário.

Também, é possível que pague de 50% a 75% dos valores das suas parcelas, porém o valor faltante será complementado no valor acumulado, ou seja, no final do financiamento.

Para reduzir os juros você pode usar a estratégia de amortizar parcelas, assim você pode pagar valores acima do que é cobrado na sua parcela e amortizar o valor do seu financiamento, além disso, você pode optar por reduzir o valor das parcelas ou o número de parcelas para quitar da melhor forma para a sua realidade financeira o seu financiamento.

A redução do prazo do financiamento ou dos valores das parcelas é considerada como a modalidade que oferece maior vantagem para o titular do financiamento, tendo em que ao fazer a quitação do saldo devedor em prazo mais curto, você sofrerá uma menor incidência de juros sobre a sua dívida, diminuindo o tempo faltante e o valor devido.

Outro cenário possível é fazer o refinanciamento de juros para pagar juros menores, caso você venha passando por dificuldades financeiras ou o banco entenda que ofertar novas condições para o cliente pode ajudar a impedir a incidência da inadimplência.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Quais são os desafios legais e obstáculos na renegociação de juros imobiliários?

Saiba que renegociar as taxas de juros dos financiamentos imobiliários é algo extremamente comum e cotidiano em nosso país, principalmente em momentos de oscilações no mercado financeiro e aumento na taxa Selic, que interfere diretamente na aplicação de taxas de juros no Brasil.

Entretanto, tal negociação pode enfrentar diversos obstáculos, dentre eles, é possível destacar que alguns bancos, de forma completamente contrária à legislação aplicada, atuam de forma obscura, não prestando informações claras ao cliente. O Código de Defesa do Consumidor veda esse tipo de comportamento, uma vez que o consumidor possui direito a informações precisas sobre toda a negociação. A ausência de clareza pode dificultar o cliente em suas decisões, bem como escolher cenários desfavoráveis à sua situação.

Além disso, dentre os obstáculos na renegociação de juros imobiliários é possível destacar a grande demora para realização de uma renegociação, bem como alguns custos adicionais que podem surgir para o cliente, relacionadas, por exemplo, com taxas cartorárias ou administrativas. Essa lentidão pode desanimar o consumidor e os custos podem ser uma barreira difícil de ser vencida, uma vez que quem quer renegociar nem sempre possui boas condições financeiras para arcar com despesas inesperadas.

Outro obstáculo na renegociação de juros imobiliários são as cláusulas contratuais, normalmente unilaterais ou extremamente delimitadoras das possibilidades de renegociar. Porém, nem tudo está perdido, saiba que com a ajuda de um advogado especialista na área você pode descobrir os meios de renegociar ou eliminar as cláusulas abusivas do seu contrato. É possível até ingressar com ação na justiça para revisar seu contrato e passar a pagar os juros praticados no mercado, sem abusos.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Principais obstáculos na renegociação de juros imobiliários

Além dos obstáculos na renegociação de juros imobiliários informados no item anterior, separamos alguns que vemos acontecer com frequência entre nossos clientes, esperamos que você consiga aplicá-las em sua situação financeira atual e buscar um caminho de tranquilidade na quitação do seu tão sonhado e desejado imóvel.

Um ponto que pode ser um enorme obstáculo é a situação financeira do cliente contar com uma sucessão de inadimplência ou com a renda comprometida com empréstimos, dívidas, pensões alimentícias, dentre outros. Todos estão suscetíveis a passar por crises financeiras, porém deixar de honrar seus compromissos podem fazer com que as taxas de juros de suas dívidas virem uma enorme “bola de neve”.

O mercado imobiliário também pode passar por momentos de grande crise econômica, assim, em momentos de instabilidade financeira do mercado, os bancos tendem a não serem muito abertos para negociações em razão dessas sequências de mudanças repentinas.

Além de tudo os bancos tendem a serem inflexíveis em negociações e nem sempre observam o melhor para o cliente, por isso, conte com a ajuda de advogado especialista em Direito Imobiliário e Direito Bancário para acompanhá-lo nesse processo de renegociação.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Como superar os obstáculos na renegociação de juros imobiliários?

Antes de qualquer cenário, é importante que você compreenda toda a sua situação financeira e como está realmente o seu financiamento imobiliário. Para isso, você vai precisar de relatórios da sua instituição financeira e do apoio de um advogado.

Além disso, converse com o seu advogado sobre seus direitos oriundos da legislação em defesa do consumidor, uma vez que o consumidor não pode ser exposto a cláusulas abusivas e nem pagar juros abusivos, com valores muito superiores aos praticados no mercado.

Certo é que o processo de renegociação de juros imobiliários pode desenvolver diversos aborrecimentos e abalos emocionais, por isso, é preciso ter uma postura gentil com a instituição financeira, uma vez que impaciência e grosseria não resolverão seus problemas.

Outro ponto muito necessário de ser exposto é que você não deve jamais aceitar propostas que não ofereçam vantagens para você, assim, não deixe de procurar por um advogado especialista no tema para que você ao invés de melhorar, piore ainda mais sua situação. Busque por uma renegociação que você consiga honrar as parcelas.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Como um advogado pode superar na eliminação dos obstáculos na renegociação de juros imobiliários?

Inicialmente, é necessário que você consulte um advogado de sua confiança, renomado, atuante no mercado, especialista na temática de obstáculos na renegociação de juros imobiliários, que vai lhe apresentar estratégias mais favoráveis para que você encontre uma maneira de reduzir os juros e melhorar a situação do seu financiamento imobiliário.

Então, junto ao seu advogado faça uma pesquisa detalhada e comparem as taxas de juros imobiliários que estão sendo ofertadas pelos bancos, depois separe toda a sua documentação pessoal e do financiamento e mostra para seu advogado de confiança, nesse momento, além do contrato de financiamento e documentos pessoais, é interessante ter os recibos, carnês, boletos pagos, tentativas de contato administrativo, negativos, bem como a documentação de comprovação de fatos que podem ter causado o seu inadimplemento e sua atual situação financeira.

Ainda que seja algo mais demorado e possa ter alguns custos, não deixe de lutar por seus direitos, seu advogado especialista em obstáculos na renegociação de juros imobiliários estará contigo durante essa jornada e poderá contribuir para que você aumente suas chances de êxito na tentativa de renegociação dos juros do seu financiamento imobiliário.

Conclusão

É importante destacar que fazer a renegociação de juros imobiliários oriundos de financiamentos é um processo que encara diversos desafios, mas, com a assessoria jurídica de um bom advogado, esse processo pode se tornar mais leve e menos oneroso e problemático.

É preciso ter ciência de que podem ocorrer obstáculos na renegociação de juros imobiliários, por isso a presença de um advogado especialista na negociação de juros é muito importante para mitigar prejuízos e demonstrar os melhores cenários para a sua situação.

Contar com a ajuda de um advogado especializado no tema da sua demanda vai fazer muita diferença durante todo o seu processo. Isso acontece pois ele é o profissional adequado para cuidar da parte burocrática e permitir que você tenha assegurado todos os seus direitos.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Questões relacionadas com obstáculos na renegociação de juros imobiliários, podem ser muito complexas e conter diversos detalhes, assim, o olhar perspicaz de um advogado altamente capacitado poderá ser o fator chave para obter mais sucesso em suas demandas

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema ou outros assuntos, entre em contato conosco. Saiba que o nosso escritório, Galvão & Silva, valoriza atendimentos de excelência, proporcionando atendimento de qualidade técnica e humanizado. Nos preocupamos muito com a capacitação da nossa equipe e teremos enorme satisfação em poder auxiliar em suas demandas relacionadas com os obstáculos na renegociação de juros imobiliários. 

5/5 - (1 vote)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

6 Dúvidas Comuns Sobre o Direito de...

Por Galvão & Silva Advocacia

03 maio 2024 ∙ 9 min de leitura

Transações Imobiliárias: Dicas Essenciais...

Por Galvão & Silva Advocacia

22 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Rescisão Contratual de Imóveis: 10...

Por Galvão & Silva Advocacia

19 abr 2024 ∙ 9 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.