Processo de Conciliação Bancária e Sua Importância.

Processo de Conciliação Bancária e Sua Importância.

18/04/2024

8 min de leitura

Atualizado em

conciliacao-bancaria

Sabia que por meio da Conciliação Bancária, você consegue identificar fraudes, falhas internas, melhorar a previsão de caixa da empresa e ter um saldo bancário confiável? 

A Conciliação Bancária é um importante processo de gestão financeira para empresas e indivíduos. Isto garante um alinhamento das transações bancárias e dos registos contabilísticos, proporcionando uma imagem clara da sua posição orçamentária.

Neste artigo, abordaremos as principais informações sobre como funciona a Conciliação Bancária e como você deve aplicá-la.

O que é Conciliação Bancária? 

A definição mais objetiva do que é Conciliação Bancária, é a comparação do saldo de uma conta bancária em relação às informações externas da contabilidade e do controle interno da empresa. Basicamente, Conciliação Bancária, é o ato de levantar tudo que foi pago ou recebido e conferir com os valores que entraram e saíram da conta bancária.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Existem dois tipos de Conciliação Bancária, quais sejam estes: 

Conciliação Bancária Manual: isso é feito manualmente por especialistas, o que é demorado e sujeito a erros.

Conciliação Bancária Automática: usando software, essa é a opção mais rápida e precisa.

Por que eu devo fazer a Conciliação Bancária? 

Talvez você esteja se perguntando, nesse momento, o porquê de fazer uma Conciliação Bancária. É importante destacarmos, nesse momento, que para termos um fluxo de caixa consistente, saldos bancários previsíveis e evitar desconformidade nas informações, é necessário fazer a Conciliação Bancária.

A Conciliação Bancária tem um papel fundamental de verificar se há inconsistência de dados. Pelo fato de verificar se o saldo disponível é o mesmo informado no que foi registrado nos levantamentos internos da empresa, juntamente com os fluxos de caixa, ela consegue identificar possíveis fraudes, falhas e informar com precisão os lucros e despesas da empresa. Ainda é capaz de verificar a eficiência da empresa, como está o cenário econômico da mesma, evitando assim, problemas tributários e dificuldades para gerar documentos financeiros.

Como funciona a Conciliação Bancária e quem é o responsável por realizá-la?

O processo de Conciliação Bancária é algo simples, e consiste no apanhamento e conferência das informações contidas no fluxo de caixa, juntamente com o levantamento financeiro externo, ou seja, com as informações do extrato bancário. Se o saldo da contabilidade e do banco não for o mesmo, o responsável terá que emitir um relatório da conta e conferir todos os valores lançados juntamente com o extrato bancário

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Para isso, é importante verificar os seguintes pontos:

  • Se houve valores duplicados no relatório levantado na contabilidade;
  • Se algum valor foi dado baixa do sistema;
  • Se houve saque da “conta movimento”, e, se este saque não foi registrado no fluxo de caixa;
  • Se houve qualquer entrada de valores na “conta movimento” que não façam parte do fluxo de caixa.

A equipe de contabilidade da empresa é responsável pela Conciliação Bancária. Caso esta seja parceira de algum escritório de contabilidade, os funcionários que ali trabalham são responsáveis ​​por realizar os procedimentos e garantir que o saldo da conta seja o mesmo que consta no levantamento interno da empresa.

Como fazer a Conciliação Bancária?

Sabemos que o controle financeiro é a chave para o sucesso do seu negócio. Isto requer um acompanhamento regular de tudo o que se relaciona com as perspectivas financeiras da empresa.

Agora que você aprendeu, o conceito e a importância, vamos para as dicas de como fazer essa conciliação, separando-as em passos importantes

  1. Defina de quanto em quanto tempo será feita essa análise: manter uma análise periódica é fundamental para a Conciliação Bancária, pois você acompanhará a estabilidade do seu negócio e a definição do período de realização dessa análise é fundamental, pois é ele quem dará e previsibilidade. 
  2. Prestação de contas: crie uma rotina diária de monitoramento financeiro, guarde todas as documentações que julgar necessárias para esta avaliação. Todas as transações, incluindo cheques, faturas, comprovantes de pagamento e extratos bancários. Este método oferece mais controle sobre suas atividades diárias, e facilita a Conciliação Bancária.
  3. Liste todas as contas bancárias utilizadas pela empresa: ter o controle de todas as contas utilizadas pela empresa é importante, pois assim evitará confusão quando for administrá-las. Saber de qual conta está se tratando também é fundamental.
Clique no botão e fale agora com o advogado especialista
  1. Mantenha o fluxo de caixa sempre atualizado: é impossível ter previsibilidade financeira e realizar a Conciliação Bancária, quando não se tem um fluxo de caixa atualizado. Então, mantê-lo sempre renovado faz toda a diferença.
  2. Verificação de saldos: Compare os saldos das contas bancárias com o levantamento interno de entrada e saída de valores, pois isto garantirá que não haja divergência, resolva diferenças de valor, isso é importante para manter o fluxo de caixa e a posição financeira da sua empresa atualizados.
  3. Análise de detalhes: verifique as datas das transações bancárias e garanta a consistência com os registros internos, além do pacote de serviços, avalie as condições de pagamento, comissões e encargos bancários, identifique também as oportunidades para reduzir custos.

Qual é a diferença entre Conciliação Bancária e fluxo de caixa?

Talvez você esteja se perguntando nesse momento, se tem diferença entre Conciliação Bancária e fluxo de caixa, e qual é a diferença?

Desde já, a resposta é sim. Há diferença entre Conciliação Bancária e fluxo de caixa. Para que você possa entender um pouco mais, é necessário voltarmos ao conceito do que é Conciliação Bancária e compararmos com o conceito do fluxo de caixa. Pois bem, o fluxo de caixa é o levantamento financeiro interno de um negócio. Composto basicamente por receitas, despesas e lucro. 

A receita nada mais é do que todo valor em recebimento que entra para as contas da empresa.

Despesas são os gastos que você tem com a manutenção do seu negócio. Aqui envolve uma esfera maior do fluxo de caixa, desde pagamento de fornecedores, pagamento de empregados, contas acessórias do estabelecimento, entre outros.

O lucro, por sua vez, é mais fácil de identificar. Consiste no valor que restar ao subtrair as despesas da receita, ou seja, é o que sobra para a empresa.

Enquanto isso, a Conciliação Bancária, por sua vez, é a comparação entre o valor do saldo de uma conta bancária com os valores obtidos no levantamento interno da empresa por meio do fluxo de caixa. Um exemplo prático disso é o caso de uma padaria que, ao final do dia, notou que os valores informados no levantamento interno não eram os mesmos contidos na conta bancária para aquele dia de referência. Neste caso, é necessário que se faça a Conciliação Bancária para verificar onde houve o erro e fazer a reparação do mesmo.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Vantagens da Conciliação Bancária:

A Conciliação Bancária oferece muitas vantagens do ponto de vista financeiro. Vamos dar uma olhada nos pontos principais:

Melhore a previsibilidade financeira e o fluxo de caixa:

Organizar e classificar suas entradas e saídas pode ajudá-lo a prever seu fluxo de caixa com mais precisão. Isso ajuda você a formular metas realistas e uma visão futura mais forte para o seu negócio, permitindo que você esteja mais bem preparado para as mudanças do mercado.

Confiança nas transações financeiras:

A Conciliação Bancária garante saldos estáveis, proporcionando maior segurança para atividades como contratação, empréstimo e investimento.

Tome decisões mais seguras e informadas para otimizar a sua gestão e o sucesso do seu negócio. 

Melhor planejamento financeiro e estratégico:

Ter maior controle sobre o balanço da sua empresa facilita o desenvolvimento de novos cenários e a otimização dos seus planos. Temos informações personalizadas e relatórios especiais para atender às necessidades do seu negócio.

Dessa forma, um plano de ação e gestão de riscos bem estruturado pode garantir previsões mais precisas e um futuro de negócios mais seguro.

Conclusão

A Conciliação Bancária é essencial para identificar fraudes, erros internos e melhorar a previsão de caixa. Existem dois métodos, manual e automático, sendo este último mais rápido e preciso. Ela verifica se há inconsistências em seus dados, como valores duplicados ou não lançados ao sistema. Manter fluxos de caixa atualizados é essencial para uma Conciliação Bancária eficaz. 

Isso permite prever com precisão o cenário financeiro da empresa e aumentar a confiança em suas transações. Facilita o planejamento tanto financeiro quanto estratégico, permitindo que você tome decisões mais seguras e atualizadas para otimizar o sucesso do negócio. Ou seja, a reconciliação bancária garante saldos estáveis ​​e segurança nas transações e permite um melhor planejamento orçamentário, promovendo um futuro empresarial mais seguro.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Se você ainda tiver dúvidas sobre este ou qualquer outro assunto relacionado a Conciliação Bancária, entre em contato conosco. Nosso escritório, Galvão & Silva, valoriza atendimentos de excelência, proporcionando atendimento de qualidade técnica e humanizado. Levamos muito a sério a capacitação da nossa equipe e teremos enorme satisfação em poder contribuir em suas demandas relacionadas à Conciliação Bancária.

5/5 - (1 vote)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Que Tipo de Conta não Pode ser Bloqueada?

Por Galvão & Silva Advocacia

09 abr 2024 ∙ 10 min de leitura

Dicas para Renegociar Dívidas com Juros...

Por Galvão & Silva Advocacia

10 jan 2024 ∙ 9 min de leitura

Revisão de Juros de Financiamento: Economize...

Por Galvão & Silva Advocacia

14 dez 2023 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.