Advogado Especialista em Golpe Banco 70 Advogado Especialista em Golpe Banco 70

Advogado Especialista em Golpe Banco 70

15/01/2024

8 min de leitura

Atualizado em

advogado-especialista-em-golpe-banco-70

O advogado especialista em Golpe Banco 70, também conhecido como Banco BRB, é aquele profissional com a capacidade de denunciar, agir, reaver recursos e processar as questões relacionadas às fraudes praticadas por criminosos contra clientes deste banco.

Perceba que os temas abordados neste artigo se referem às ações criminosas praticadas por terceiros contra os clientes do banco e a própria instituição financeira. De forma alguma pretendemos gerar a falsa impressão de que é o próprio Banco BRB que se relaciona com essas ações fraudulentas.

Com isso esclarecido, podemos iniciar a lista preparada pela nossa equipe especialista em fraudes e Golpe Banco 70 com os golpes mais comuns. Abaixo dela, também preparamos algumas medidas de segurança que ajudam a reduzir o seu risco. Confira:

Formas mais frequentes de golpe Banco 70

Como determinado acima, separamos alguns dos formatos mais frequentes de Golpe Banco 70 da atualidade. É claro que, à medida que as opções de tecnologia e técnicas se desenvolvem, golpistas e estelionatários encontram mais e mais formas de aplicar golpes distintos.

Conhecer os mais frequentes da atualidade, porém, ajuda você a se defender deste tipo de situação, identificando de forma mais rápida sobre quais fatores denunciam uma potencial fraude naquele momento. Pode-se considerar a lista mais frequente de realização de golpe Banco 70 como:

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Suporte falso no WhatsApp

Neste tipo de Golpe Banco 70, os estelionatários entram em contato com o usuário se fazendo passar pelo atendimento do próprio Banco BRB. Normalmente informam sobre algum procedimento de segurança que precisa ser realizado em benefício do cliente e começam a desenvolver um “passo a passo” a ser seguido. Em geral, porém, esses passam acabam fornecendo o acesso à conta do cliente em vez de protegê-la.

Golpe do Motoboy para “entrega” do cartão

Outro golpe que vem se tornando cada vez mais comum é o que realiza toda uma manobra para colocar seu cartão de crédito ou da conta corrente nas mãos dos criminosos. Este Golpe Banco 70 começa com uma ligação do banco dizendo que o seu cartão está comprometido e precisa ser cancelado e recolhido. Algumas vezes, é até mesmo solicitado que você quebre o cartão.

Em seguida, é enviada uma pessoa para recolher o cartão para um suposto descarte adequado pelo banco. O objetivo é que você entrega o cartão, com o chip ainda em funcionamento, para que eles possam aproveitar os saldos e limites.

Troca de cartão ao realizar o pagamento

Outro golpe Banco 70 muito comum desde o início do cartão de crédito é a troca de cartões. Neste caso, o golpe tem natureza física: solicita-se o cartão para que o pagamento seja feito. A pessoa que está atendendo, envolvida no golpe, realiza o pagamento na máquina, mas devolve um cartão diferente do seu, na expectativa de que você não confira. Assim, fica com o seu cartão para utilizar livremente.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Clonar cartão ao utilizar

Uma versão ainda mais sofisticada da troca de cartão é a clonagem do item. Neste caso, em vez de simplesmente se devolver um cartão falso para ficar com o original, o cartão é devolvido, mas é a máquina de pagamento que é falsa.

Em vez de autenticar o cartão e a compra, ela copia todas as informações do cartão para que os golpistas anotem e registrem os dados para uso futuro. Assim, como você efetivamente está com o seu cartão, não percebe o golpe até que o dispositivo comece a ser utilizado pelos criminosos.

Contato telefônico de bancário falso

Já abordamos por aqui o Golpe Banco 70 que utiliza o suporte falso do WhatsApp para convencer o usuário a passar informações pessoais que dão acesso à sua conta. Existe uma variação ainda mais antiga que é feita por contato telefônico e costuma causar muitos danos. Neste caso, a diferença é a capacidade de manter a vítima dentro da conversa, sem muito tempo para pensar ou perguntar a pessoas próximas se aquelas ações fazem sentido.

Fraude das milhas falsas

A fraude das milhas falsas normalmente começa por um e-mail ou mensagem que informa que uma grande quantidade de milhas de cartão de crédito vão expirar em breve. Com o objetivo de não perder os pontos, o usuário segue aquele link e segue os passos, sem saber que se trata de um Golpe Banco 70. Se for até o final dos passos previstos, muito provavelmente terá informado a senha ou passado até mesmo uma nova senha para o dispositivo dos golpistas.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Boleto falso enviado

Uma modalidade comum de fraude financeira, conhecida como Golpe Banco 70 com boletos, ocorre quando indivíduos mal-intencionados emitem faturas falsas alegando serem referentes a um serviço legítimo que você realmente possui. No entanto, essas faturas são fraudulentas e os pagamentos vão diretamente para as contas dos estelionatários.

Pix falso a ser “devolvido”

Outra variação frequente do Golpe Banco 70 ocorre quando uma pessoa, alegando ser representante do banco, apresenta um recibo de transferência Pix supostamente realizado “sem querer”, solicitando o reembolso do montante. 

Contudo, o recibo é um editado ou está programado para uma data posterior, permitindo que os fraudadores anulem a transferência logo após você remeter o valor, resultando na perda do valor que foi supostamente devolvido.

Um esquema mais elaborado do Golpe Banco Pan emprega métodos similares aos anteriores, porém, dispensa a solicitação da sua senha por chamada telefônica ou WhatsApp. Um link é enviado sob a premissa de realizar o processo de forma “segura”. No entanto, esse link não realiza nenhuma alteração de senha; ele apenas coleta as informações inseridas por você, entregando seus dados pessoais e senha nas mãos dos delinquentes.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Boas práticas para evitar um Golpe Banco 70

Obviamente, sempre é necessário reforçar que a responsabilidade de qualquer tipo de Golpe Banco 70 é de quem pratica o crime. Da mesma forma, porém, é inegável dizer que existem práticas e cuidados que reduzem as chances de um indivíduo ser vítima deste golpe.

A seguir, preparamos uma lista de boas práticas, que consideramos positivas no sentido de proteger você e pessoas próximas deste tipo de golpe. Confira:

Nunca informe sua senha fora dos locais apropriados

Sua senha é feita para ser informada no caixa, no aplicativo e no atendimento físico do Banco BRB. É estritamente contra as políticas do banco perguntar a senha por telefone, WhatsApp ou e-mail. Essa é uma regra de segurança interna que você precisa ter em mente. Se a sua senha for perguntada, muito provavelmente se trata de um golpe.

Links falsos são o maior ponto de partida de golpes. Antes de clicar, certifique-se de que o e-mail ou número de WhatsApp efetivamente pertence ao banco. Lembre-se: ter uma foto do banco ou ter um e-mail que parece ser do banco não são suficientes para passar essa segurança.

Desconfiou? Desligue e entre em contato com o número oficial do banco

Se você percebeu que pode estar passando por um Golpe Banco 70, não tenha medo de interromper o atendimento imediatamente. Isso não é ofensivo com o banco, afinal todo procedimento de segurança também é benéfico para ele.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Após desligar, procure os números de atendimento oficiais que constam no seu aplicativo ou cartão e entre em contato com eles. Explique a situação e questione se você estava sendo vítima de um Golpe Banco 70 ou não. Caso o atendimento realmente seja do banco, eles continuarão a conversa com você sem maiores problemas.

Nunca entregue seu cartão para ninguém

Essa é uma dica importante em tempos de pagamento por aproximação. Tente, sempre que possível, manter seu cartão com você. Isso evita o risco de troca de cartões, de clonagem e até de roubo de informações. Nas situações em que a maquininha ficar distante ou não for possível utilizar o cartão diretamente na sua mão, certifique-se de estar sempre em contato visual. É uma dica simples que reduz o risco de Golpe Banco 70.

Busque os contatos oficiais para resolver problemas e dúvidas

Seria ideal se as instituições bancárias entrassem em contato conosco de forma quase mágica a cada novo contratempo, não é mesmo? Contudo, na prática, as coisas não funcionam dessa maneira. No contexto do Golpe Banco 70, os fraudadores exploram essa expectativa de comodidade para obter acesso imediato a informações confidenciais.

Como medida preventiva, é recomendável que você mesmo inicie o contato com o banco para tratar de questões ligadas a acessos, senhas e bloqueios. Utilize os números fornecidos no seu cartão e aplicativo bancário, ou acesse diretamente o site oficial da entidade financeira.

Novo número para um contato antigo? Atenção redobrada

Pense desta forma: seria muito improvável que alguém mudasse seu número de telefone e, logo em seguida, necessitasse da sua ajuda financeira. Essa situação se torna ainda mais suspeita quando coincide com o modus operandi de diversos esquemas de fraude bancária. Se um conhecido mudou de número e, de repente, aborda um tema inusitado como solicitar dinheiro ou informações sensíveis, é quase certo que seja uma tentativa de golpe. Evite fornecer qualquer tipo de auxílio antes de garantir que essa pessoa realmente é quem você espera que seja.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Precisa de mais informações sobre o assunto? Não fique com dúvidas e entre em contato com nosso escritório Galvão & Silva, teremos prazer em atender sua demanda. Contamos com profissionais altamente qualificados em Direito Bancário.

5/5 - (1 vote)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Melhor advogado para Recurso Extraordinário

Por Galvão & Silva Advocacia

08 maio 2024 ∙ 8 min de leitura

(Re)valoração da Prova como Critério de...

Por Galvão & Silva Advocacia

07 maio 2024 ∙ 8 min de leitura

Por que contratar o Melhor Advogado para...

Por Galvão & Silva Advocacia

07 maio 2024 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 28 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.