

É comum sermos perguntados, aqui no escritório Galvão & Siva, sobre a diferença entre inventário e partilha. Recorrentemente, as pessoas não recebem a explicação adequada sobre a evolução do inventário, e pensam que se tratam de coisas completamente distintas, gerando inquietação.
Se este é o seu caso, a boa notícia é que explicaremos não apenas qual a diferença entre estes dois procedimentos, mas quais são suas relações e, porque parecem “andar juntos” em um processo de inventário.
Confira qual a diferença entre inventário e partilha e acabe com suas dúvidas:
Qual a diferença entre inventário e partilha?
O inventário consiste no procedimento judicial que envolve o levantamento de bens da pessoa falecida, dos herdeiros e de todas as características necessárias para dar prosseguimento jurídico à questão. Via de regra, todo inventário é feito pela via judiciária (ativando o Poder Judicial para ocorrer).
A partilha, por sua vez, é a etapa para a qual um inventário evolui – ou que o substitui, dependendo do caso – que consiste em atribuir, a cada herdeiro, a parte que lhe é de direito. Em outras palavras, a partilha indica da distribuição dos bens – um ato de partilhar, propriamente dito – enquanto o inventário corresponde a todo o processo anterior.
Atualmente, o chamado “inventário extrajudicial” consiste, na verdade, em um processo de substituição do inventário completo por um procedimento direto de partilha.
Afinal, o que significa inventário e partilha?
Ficou curioso? Clique e saiba mais…
Exemplo da diferença entre inventário e partilha
Através dos conceitos jurídicos, a diferença entre inventário e partilha nem sempre fica clara, o que torna a exemplificação sempre útil. Imagine uma família formada por uma mãe e três filhos. O pai da família já havia falecido há bastante tempo, e a mãe falece, deixando dois filhos maiores de idade e um menor de idade.
Quanto aos bens, a mãe acumulava, em seu nome, dois apartamentos, três carros e uma certa quantia em dinheiro em bancos diferentes. Embora os três herdeiros (assumindo que não houvesse outro herdeiro envolvido) estivessem em consenso a respeito da divisão dos bens, o fato de haver um menor entre eles obrigavam recorrer a um processo judicial.
O advogado dos irmãos fez o requerimento do inventário em seus nomes, e realizou todo o levantamento de quanto valiam os apartamentos, os carros e o dinheiro acumulado nos bancos, bem como algumas dívidas ainda pendentes deixadas pela mãe. Foi definido o que era de direito de cada um dos irmãos, e foram pagas todas as taxas públicas necessárias.
Durante o inventário, os irmãos decidiram vender todos os bens para morarem em outra cidade, juntos, dividindo a herança em dinheiro. Depois de todas essas etapas que fazem parte do inventário, houve a autorização para a realização da partilha, que consistiu na atribuição deste 1/3 de direito de cada um deles sobre o valor dos bens vendidos.
Se os três irmãos fossem maiores de 18 anos, e a situação fosse idêntica em todo o resto (havendo comum acordo e os mesmos bens), poderiam optar pela via extrajudicial. Neste caso, o inventário seria resumido à parte da partilha, uma vez que a ativação da Justiça não seria necessária.
Onde resolver mais dúvidas sobre inventário?
Se você possui mais alguma dúvida sobre inventário, partilha e demais pontos relacionados a essas questões, pode conferir nossa série de artigos a respeito de inventário, ou encontrar respostas objetivas em nosso post de perguntas e respostas sobre o assunto.
Além disso, nossos advogados em Brasília, aqui no escritório Galvão & Silva, sempre estão à disposição para dar respostas ao seu caso e auxiliar na resolução necessária. Temos o orgulho de apresentar experiência em processos de inventário, sempre buscando o melhor por nossos clientes e alcançando um alto nível de satisfação.
Precisa de um Advogado Especialista? Entre em contato conosco.
Precisa de um advogado especialista?
Nosso escritório de advocacia conta com uma equipe qualificada de advogados especializados em cada área do direito, sempre em busca de soluções céleres, financeiramente vantajosas e menos desgastantes. Fale conosco agora mesmo.
Artigos
- Últimos postados
- Ver todos ➝

Divórcio com partilha de bens
Quando falamos em divórcio, estamos falando de uma situação que em sua maioria, por si só, não costuma ser uma questão fácil. O fim do casamento, mesmo que consensual, pode gerar dores de cabeça para as partes. Em se tratando de partilha de bens, os contraentes do matrimônio, se regerão...

Saiba a importância do Inventário dos bens
Você já ouviu falar em Inventário? Inventário é a apuração dos bens de determinada pessoa que ocorre, via de regra, após o seu falecimento. Esse processo é imprescindível para que seja feita a partilha dos bens do falecido entre os seus herdeiros. Sem ele, os herdeiros não poderão...

Advogado Especialista em Investigação e...
A Ação de Investigação e Reconhecimento de Paternidade é mais comum do que pode parecer. Ela acontece quando não há o reconhecimento da paternidade de forma espontânea, ou seja, quando o pai não está identificado no documento da criança. Neste caso, faz-se necessário a realização...

Advogado especialista em Ordem de Despejo
A Ordem de Despejo ocorre quando o proprietário de um imóvel deseja retirar a posse do mesmo do morador atual, o que ocorre pela ocasião de um conflito entre proprietário e locatário. Este conflito pode ter diferentes causas, sendo as mais comuns a falta de pagamento, ou o prazo de...

Advogado especialista em Licitações e...
Por que devo contratar um advogado antes de participar de alguma licitação pública ou assinar um contrato administrativo? Essa pergunta pode ser respondida com uma única palavra: pela segurança. O acompanhamento de um advogado especializado durante todo o processo de licitação é...

Divórcio quando há filhos
Quando falamos em divórcio, encontramos indivíduos às vezes machucados, raivosos. Também encontramos pessoas calmas, serenas (esse não é o cenário mais comum) e cientes de que o casamento para ambos chegou ao fim. Entretanto, em algumas situações temos mais indivíduos acrescidos a essa...
Onde nos encontrar

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900
Ver no mapa
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino
Ver no mapa
Entre em contato
Receba nosso contato personalizado
Suas informações estão seguras
✖

Entre em contato
Receba nosso contato personalizado
Suas informações estão seguras
Deixe-nos uma mensagem.
Nós podemos te ajudar!
Suas informações estão seguras
Comentário ( 0 )