O plano de saúde negou medicamento indicado pelo médico, o que fazer?
Direito Médico

O plano de saúde negou medicamento indicado pelo médico, o que fazer?

Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor
Por Galvão & Silva Advocacia.
0 Comentário

O plano de saúde negou medicamento indicado pelo médico, o que fazer?
O plano de saúde negou medicamento indicado pelo médico, o que fazer?

É muito comum a procura deste escritório especializado em direito à saúde suplementar para enfrentar abusos cometidos pelas operadoras de planos de saúde. Por contar com uma equipe preparada e especializada mais de 90% dos nossos casos são de êxito contra os planos de saúde, de modo que na maioria das nossas atuações judiciais conseguimos decisão judicial para que a operadora de plano de saúde seja obrigada a fornecer o tratamento imposto pelo médico, seja por medicamentos, cirurgias, materiais para os procedimentos cirúrgicos, e até mesmo correções de reajustes abusivos nas parcelas dos planos individuais.

A demanda mais comum que aparece no nosso escritório, na maioria das vezes são dúvidas sobre os planos, exemplo: “Doutor, o plano de saúde está se recusando a fornecer o medicamento indicado pelo médico sob o argumento de que não consta no ROL da ANS. O que eu posso fazer?”.

Esse tipo de negativa de medicamento é, infelizmente, extremamente comum. Ocorre que, existem uma lista fornecida pela ANS que determina os medicamentos, tratamentos e procedimentos que são obrigatórios para os planos de saúde. Essa lista, no entanto, não é taxativa. Ou seja, mesmo que esteja fora da lista há casos que o plano de saúde DEVE FORNECER o medicamento! 

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Mas por que isso acontece?

O judiciário entende que, essa lista apenas representa o básico, ou seja, aqueles medicamentos que não devem ser sequer questionados pela operadora de plano de saúde.

Mas o que paciente/segurado pode fazer caso o plano de saúde negue o fornecimento de medicamento?

Em primeiro lugar, deve-se procurar um advogado especialista em direito médico, e para auxiliar você, nosso escritório Galvão & Silva está preparada para informar se a negativa é indevida ou não.

Os medicamentos mais comuns negados são: Ibrutinibe, Venetoclax, Rituximabe, Nivolumabe, Cloreto de Rádio 223 Ra, Olaparibe, Pembrolizumabe, Bendamustina, Evorolimo, Ruxolitinibe, entre outros. Sabemos que a medicina avança muito rápido, então a todo momento há um novo medicamento que pode fazer a diferença no seu tratamento!

Posto isso, algumas dúvidas ainda são pertinentes, tais como, “Mas Doutor, descobri com vocês que eu posso entrar na justiça, e agora?”. Agora essa é parte que nossos advogados especialistas entram em ação. Vamos precisar de poucos documentos, além da negativa por escrita, será preciso do comprovante dos 3 últimos pagamentos ao plano de saúde (para comprovar que está em dia), documentos pessoais (RG e comprovante de residência), bem como o laudo médico indicando a necessidade do medicamento.

Essa negativa em fornecer o medicamento é motivo suficiente para a condenação em danos morais, ou seja, além de obter o fornecimento do medicamento você ainda poderá ser ressarcido de todo abalo psíquico que sofreu por conta dessa negativa, todo esse estresse em procurar a ajuda de um advogado, é justificativa para a condenação em danos morais.

Caso ocorra tal situação com você ou alguém próximo, não deixem de nos procurar, o escritório faz toda a análise do caso sem custo algum, a consultoria para casos de negativa de plano de saúde é gratuita!

Nosso escritório tem mais de 10 anos de experiência e tem como missão principal ajudar a combater os abusos decorrentes dos planos de saúde.

Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor
Por Galvão & Silva Advocacia.
Atualizado em 14 de maio de 2021.

Comentário ( 0 )

Fale o que você pensa

Precisa de um advogado especialista?

Nosso escritório de advocacia conta com uma equipe qualificada de advogados especializados em cada área do direito, sempre em busca de soluções céleres, financeiramente vantajosas e menos desgastantes. Fale conosco agora mesmo.



Onde nos encontrar

Nosso escritório localizado no Venancio Shopping na Asa Sul
Asa Sul

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Ver no mapa
Nosso escritório localizado no edifício Easy em Águas Claras
Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino

Ver no mapa

Entre em contato

Receba nosso contato personalizado

✓ Válido

Suas informações estão seguras

Entre em contato

Receba nosso contato personalizado

✓ Válido

Suas informações estão seguras