Planejamento previdenciário para servidores públicos visa otimizar a aposentadoria, considerando tempo de contribuição, regras de transição e benefícios, garantindo uma aposentadoria mais vantajosa e protegendo os direitos previdenciários no longo prazo.
Planejamento previdenciário para servidores públicos envolve avaliar tempo de contribuição, regras de aposentadoria e direitos adquiridos, buscando estratégias legais para garantir o melhor benefício e transição para a inatividade com segurança financeira.
O que é Planejamento previdenciário para servidores públicos?
O planejamento previdenciário compõe-se na realização de um estudo ao qual visa identificar os cenários de aposentadoria dos servidores públicos.
Sendo de extrema importância, visto que o mesmo irá analisar todo o percurso que o servidor passou.
Pois como podemos observar a legislação está em constante mudança e muitas delas acabam não sendo muito benéficas para os servidores públicos e com a realização do planejamento previdenciário, serão observados os riscos possíveis e como evitá-los dentro da legislação vigente.
Como funciona o Planejamento previdenciário para servidores públicos?
A primeira etapa do planejamento previdenciário é a análise da vida do servidor público. Buscando fazer o levantamento de todos os vínculos de trabalho do profissional. Além de compreender os requisitos para a aposentadoria no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
A segunda etapa é a busca de possibilidades de acumulação de outros benefícios. Logo após é realizado cálculos simulados da aposentadoria para melhor compreensão dos próximos passos.
A terceira e última etapa é a confecção do planejamento previdenciário, que contará com as orientações de como proceder, sendo bastante importante, pois como vimos ser feita uma análise geral que levantará todas as possibilidades para que o servidor público receba a melhor aposentadoria.
Quais os tipos de Planejamento previdenciário para servidores públicos?
São conhecidos dois tipos de planejamento previdenciário, o tradicional e o planejamento previdenciário holístico.
O planejamento previdenciário tradicional analisará qual o melhor benefício possível dentro do regime ao qual o servidor público está enquadrado.
O planejamento holístico é o qual será construído um processo de construção de estratégias integradas para que o servidor público possa buscar outras alternativas para acumular com a aposentadoria.
Qual a importância de contar com um advogado especialista no assunto para solucionar sua demanda?
Contar com um advogado especialista traz diversas vantagens ao trabalhador, tendo em vista que o mesmo possui todo o conhecimento necessário do tema para cada caso específico. Além de que o profissional irá:
- Analisar a sua trajetória profissional e a partir disso identificar as possibilidades para cada caso.
- Prestar orientações e esclarecer dúvidas sobre a aposentadoria.
- Tratar de possíveis pendências que poderão impedir o trabalhador de receber o benefício da aposentadoria.
- Avaliar os riscos e trazer soluções
- Buscar outras alternativas
Ou seja, de modo geral, contar com um advogado especialista possibilita a vantagem da segurança jurídica, isto é, possibilita a vantagem de ter todos os direitos devidamente garantidos e todas as dúvidas devidamente sanadas.
Principais vantagens de fazer Planejamento previdenciário para servidores públicos?
O planejamento previdenciário vem visando diminuir os efeitos que possam ocorrer devido a mudanças na legislação. Pois com o estudo de cada caso, os riscos serão levantados para que soluções sejam tomadas de maneira antecipada.
Além de que com o planejamento, um prazo é estabelecido e o servidor público saberá quando se aposentar, se aposentando no tempo certo. Pois o mesmo analisará qual o melhor tempo para recebimento do benefício previdenciário.
Além disso, o planejamento previdenciário o ajudará a descobrir ações que você pode fazer para aumentar o valor de seus benefícios futuros.
Por último, mas não menos importante, o planejamento previdenciário permite que você se sinta tranquilo no momento da aposentadoria, pois permite que você tenha certeza de que vai receber sua aposentadoria no momento certo e com o maior valor possível.
Para quem é indicado o planejamento previdenciário?
Para todos, pois o mesmo tem como objetivo o planejamento estratégico para a aposentadoria, evitando que o recebedor do benefício receba menos além de buscar a complementação do mesmo.
Precisa de um advogado para fazer planejamento previdenciário?
Iniciar o planejamento previdenciário é uma tarefa bastante complexa, fazê-lo imediatamente e sem orientação pode ser prejudicial. Sendo mais vantajoso para o seu planejamento previdenciário contratar um advogado especialista em direito previdenciário.
Como funciona a previdência do servidor público?
Os servidores públicos que começaram a trabalhar na administração pública a partir de 2019, podem se aposentar com base na nova regra permanente. Para isso, os homens devem ter 65 anos de idade e 35 anos de contribuição, enquanto as mulheres devem ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição.
O que pode ocorrer caso eu não faça um planejamento previdenciário?
Poderá o beneficiário receber menos do que o esperado, pois com o planejamento os risco de novas regras para aposentadoria são contornadas por meio de levantamento de riscos e resultando em soluções.
Considerações Finais
O planejamento previdenciário pode envolver questões complexas, contar com profissionais comprometidos e com um atendimento personalizado e humanizado torna o processo mais eficiente, evitando conflitos legais e injustiças.
Por essas e outras razões, escolher um profissional competente deve ser prioridade para o planejamento previdenciário, pois o sucesso do seu pedido depende da qualidade e habilidade do seu representante legal, nesse caso, seu advogado previdenciário.
Para mais informações, entre em contato com nosso escritório de advocacia Galvão & Silva e agende sua consulta com um dos nossos mais capacitados especialistas no ramo.
Galvão & Silva Advocacia
Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.