Em Quais Casos a Sentença Estrangeira Não será Homologada ?

Em Quais Casos a Sentença Estrangeira Não será Homologada ?

28/04/2023

6 min de leitura

Atualizado em

casos-a-sentenca-estrangeira-nao-sera-homologada

No Brasil, uma sentença estrangeira não possui efeito imediato, sendo necessária sua homologação através do Superior Tribunal de Justiça (STJ), conforme determinado pela Constituição Federal. Porém, existem casos em que sentença estrangeira não será homologada.

Neste artigo, vamos abordar os casos em que sentença estrangeira não será homologada. Para isso, iremos esclarecer o que é a homologação de sentença, sua importância e seus critérios. Desde já, cabe mencionar que o escritório Galvão & Silva Advocacia, possui profissionais especializados em sentença estrangeira, que podem lhe auxiliar neste processo.

O que é homologação de sentença estrangeira?

Antes de verificarmos os casos em que sentença estrangeira não será homologada, é importante saber o que é a homologação de sentença. O Direito Internacional possui como princípio o respeito à soberania dos países. Isto implica na necessidade de homologação de sentenças no ordenamento interno do país. 

No caso do Brasil, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é responsável por processar e julgar os pedidos de homologação. A homologação da sentença ocorre quando o país onde a sentença foi proferida possui leis que são aceitas como válidas no outro país. Porém, a sentença só deve ser homologada se estiver de acordo com a legislação local. 

A definição de homologação de sentença é, portanto, a aceitação da sentença proferida em um país estrangeiro, que segue as leis e normas estabelecidas no país que a homologa. Portanto, é preciso que haja um alinhamento entre o ordenamento jurídico que emite a decisão e o que a recebe.

Sendo assim, existem casos em que sentença não será homologada, sendo indispensável ter a assessoria de um advogado especialista em Direito Internacional e no procedimento de homologação de sentença. O escritório Galvão & Silva Advocacia possui anos de experiência e já conquistou este direito à inúmeros clientes.

Fale com um advogado especialista.

O que prevê a legislação brasileira sobre homologação de sentença estrangeira?

Antes de saber mais sobre os casos em que sentença não será homologada, vejamos o que diz a legislação sobre este processo. O artigo 105, inciso I, alínea i, da Constituição Federal (1988), estabelece que é competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a homologação de sentenças. Apenas após esta homologação a sentença terá efeitos no ordenamento brasileiro.

Por sua vez, o artigo 961 do Código de Processo Civil (CPC), define que: “A decisão estrangeira somente terá eficácia no Brasil após a homologação de sentença ou a concessão do exequatur às cartas rogatórias, salvo disposição em sentido contrário de lei ou tratado”. A decisão judicial estrangeira poderá ser homologada definitivamente ou parcialmente.

Nos casos de divórcio consensual, o § 5º do artigo 961 do Código de Processo Civil (CPC) define que surtirá efeitos no Brasil, independentemente da homologação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), justamente por sua natureza consensual e ser direito pacificado no direito interno.

Mas então, em quais casos em que sentença estrangeira não será homologada no Brasil?

Casos em que sentença estrangeira não será homologada

A homologação de sentença é um assunto complexo que deve ser visto com o devido cuidado. A legislação brasileira prevê casos em que sentença não será homologada. Sendo a principal razão as divergências com os princípios e legislação vigente no Brasil.

Além disso, fatores como a competência dos tribunais brasileiros para discutir certos casos também são considerados antes da homologação da sentença. A avaliação dos requisitos postos pela lei brasileira, assim como a análise da aplicação da jurisprudência nacional, devem ser feitas em todos os casos em que a homologação da sentença está sendo solicitada.

Casos em que sentença não será homologada podem ser esclarecidos pelo conhecimento da legislação pátria que estabelece requisitos específicos para garantir que as sentenças estrangeiras homologadas sejam consistentes com a legislação interna. Em suma, a homologação de estrangeira no Brasil observa princípios constitucionais e se não há divergência com a norma estabelecida pela lei, doutrina e jurisprudência.

Ligue agora e agende uma reunião.

Então, há casos em que a sentença não será homologada? Sim, o Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça (STJ), artigo 216-F, determina que “Não será homologada a decisão estrangeira que ofender a soberania nacional, a dignidade da pessoa humana e/ou a ordem pública”. Por isso é preciso observar os requisitos previstos pela lei brasileira e as considerações do STJ sobre soberania, competência e requisitos para homologação.

Dessa forma, fica clara a importância de conhecer as condições previstas para a homologação da sentença no Brasil antes de iniciar qualquer processo legal nesse sentido. Sabendo que há casos em que sentença não será homologada, você deve receber consultoria de advogado especializado nesses casos e, portanto, pode contar com o escritório Galvão & Silva Advocacia.

Outros exemplos, de casos em que sentença estrangeira não será homologada, são quando a sentença viola as normas de direito internacional, quando há interesse público envolvido ou quando as leis do país que homologa não são adequadas para o caso em questão. Portanto, cabe ao país que recebe a sentença decidir se a homologa ou não.

Advogado especialista em homologação de sentença estrangeira

A homologação de sentenças é um processo que tem o objetivo de trazer uma decisão judicial para o território brasileiro, garantindo plena eficácia da lei. Porém, há casos em que sentença não será homologada no Brasil. 

Normalmente, os casos em que sentença não será homologada são aqueles em que há violação de direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal, caso em que um advogado especialista pode auxiliar na interpretação dos critérios necessários ao processo.

O escritório Galvão & Silva Advocacia sabe da importância de ter excelentes profissionais na área do Direito Internacional, por isso possui advogados especialistas em homologação de sentença estrangeira, que poderão verificar se o seu caso está entre os casos em que sentença estrangeira não será homologada.

É importante que se considerem casos em que sentença não será homologada, pois somente com a análise de um advogado especialista é possível se certificar de que a sentença realmente será homologada no Brasil, a fim de obter resultado positivo no processo. Assim, a escolha correta do profissional é primordial para que a homologação de sentenças seja efetivada.

Conclusão

Ao longo deste artigo, foi esclarecido que há casos em que sentença estrangeira não será homologada no Brasil, por ofender a soberania nacional, a dignidade da pessoa humana e/ou a ordem pública. Porém, seja qual for o caso, apenas um advogado pode dar entrada nestes processos. O escritório Galvão & Silva Advocacia tem experiência de anos em processos de homologação de sentença estrangeira. Assim, caso você precise esclarecer dúvidas sobre casos em que sentença estrangeira não será homologada ou sobre outros temas relacionados ao Direito Internacional, entre em contato conosco!

5/5 - (2 votes)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Como Legalizar Documentos Estrangeiros para...

Por Galvão & Silva Advocacia

08 abr 2024 ∙ 7 min de leitura

Homologação de Acordos Pré-Nupciais no...

Por Galvão & Silva Advocacia

21 fev 2024 ∙ 8 min de leitura

Homologação em Disputas de Custódia...

Por Galvão & Silva Advocacia

21 fev 2024 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.