Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA

18/01/2024

8 min de leitura

Atualizado em

advogado-especialista-no-Instituto-brasileiro-do-meio-ambiente-e-dos-recursos-naturais-renovaveis-ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido pela sigla IBAMA, é uma autarquia federal brasileira que desempenha um papel fundamental na proteção do meio ambiente. Nesse contexto, a equipe técnica do nosso escritório de advocacia especialista no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA preparou o presente artigo para abordar com detalhes a importância de um advogado especialista no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e os demais questionamentos acerca do tema. 

O que é o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA?

Criado pela Lei nº 7.735/1989, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA é o resultado da fusão de outras três organizações que anteriormente lidavam com a questão ambiental no país, unificando assim esforços e recursos para a gestão ambiental. Nesse sentido:

Art. 2o  É criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de: 

I – exercer o poder de polícia ambiental;

II – executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministério do Meio Ambiente; e 

III – executar as ações supletivas de competência da União, de conformidade com a legislação ambiental vigente.

Lei nº 7.735/1989

Vale destacar que a função primordial do IBAMA consiste em gerir a Política Nacional do Meio Ambiente, estabelecida pela Lei nº 6.938/1981. Esta norma delineia o quadro legal para a proteção e conservação do meio ambiente, objetivando equilibrar as necessidades de crescimento econômico com a imperativa preservação ambiental, garantindo a sustentabilidade e o bem-estar ecológico a longo prazo.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Além disso, é importante destacar que o IBAMA atua em parceria com outros órgãos governamentais, entidades da sociedade civil e organizações internacionais. Essa colaboração é essencial para fortalecer as políticas ambientais e para enfrentar os desafios globais, como as mudanças climáticas. Isso porque é através de suas ações que o IBAMA promove uma relação harmônica entre o homem e a natureza, assegurando a sustentabilidade no Brasil.

O IBAMA é responsável por quais tipos de fiscalização ambiental?

A equipe técnica do nosso escritório de advocacia especialista no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA listou as principais áreas de fiscalização ambiental sob a responsabilidade do órgão em questão:

  1. Fiscalização do uso dos recursos naturais: o IBAMA monitora e controla a exploração dos recursos naturais, como a extração de madeira, a pesca, a mineração e o uso da água, garantindo que essas atividades sejam realizadas dentro dos parâmetros legais;
  1. Controle de poluição e atividades potencialmente poluidoras: o Instituto fiscaliza indústrias, usinas e outras instalações para assegurar que estejam cumprindo as normas ambientais, especialmente no que se refere à emissão de poluentes e ao tratamento de resíduos;
  1. Licenciamento ambiental: o IBAMA é responsável por fiscalizar se os empreendimentos com impacto ambiental significativo estão cumprindo as condições estipuladas em suas licenças ambientais. Isso inclui verificar se estão sendo seguidos os planos de manejo, as medidas mitigatórias e as condicionantes estabelecidas;
  1. Combate ao desmatamento e queimadas: uma das funções mais críticas do IBAMA é a fiscalização de áreas sujeitas a desmatamento ilegal e queimadas, especialmente em regiões sensíveis como a Amazônia e o Cerrado. Assim, o Instituto utiliza tecnologia de monitoramento por satélite e realiza operações de campo para detectar e combater essas atividades;
  1. Proteção da fauna e flora: o IBAMA fiscaliza a caça, captura, comércio e transporte ilegais de animais silvestres, bem como a destruição de habitats naturais. Além disso, o Instituto também trabalha na prevenção e no combate ao tráfico de animais silvestres;
  1. Gestão de Unidades de Conservação: o IBAMA monitora as Unidades de Conservação federais para assegurar a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade, fiscalizando atividades ilegais como invasões, caça e desmatamento nessas áreas;
  1. Controle de produtos químicos e substâncias perigosas: o Instituto também fiscaliza o transporte, armazenamento e uso de produtos químicos e substâncias perigosas, verificando a conformidade com as normas de segurança;
  1. Resposta a emergências ambientais: como derramamentos de óleo e desastres industriais, coordenando ações de contenção, remediação e recuperação ambiental.
Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Essas ações de fiscalização são fundamentais para o cumprimento da legislação ambiental brasileira, garantindo a preservação dos recursos naturais do país e a sustentabilidade das atividades humanas. Contudo, para entender melhor as implicações desses tipos de fiscalização ambiental, aconselhamos você a fazer uma consulta com um advogado especialista no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Qual o papel do advogado especialista no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA?

O advogado especialista no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA desempenha um papel muito importante no âmbito do Direito Ambiental, trabalhando tanto na esfera consultiva quanto na contenciosa. Diante dessas responsabilidades, esse profissional especialista desempenha uma função estratégica na interpretação das leis. 

Nesse contexto, um dos principais deveres de um advogado especialista no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA é assessorar o seu cliente em questões legais relacionadas ao meio ambiente. Dessa forma, esse profissional pode representá-lo em litígios judiciais, defendendo seus interesses em casos que envolvem infrações ambientais, multas e embargos.

Elaborar e analisar contratos e acordos também é uma tarefa importante para o advogado em comento. Isso porque eles podem ser responsáveis por criar acordos de conformidade ambiental, contratos de parceria e convênios com outras entidades governamentais e não governamentais, garantindo que esses acordos estejam alinhados com as regulamentações ambientais vigentes.

No mais, a questão do licenciamento ambiental é outra área vital em que o advogado especialista no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA está envolvido. Nesse cenário, ele assegura que as atividades dos seus clientes estejam em conformidade com as regulamentações ambientais estabelecidas, garantindo que projetos e atividades humanas não causem danos significativos à natureza.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Importância de um escritório de advocacia especialista no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA

A importância de um escritório de advocacia especializado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA se manifesta em diversos aspectos, especialmente no cenário atual onde a proteção ambiental é uma questão crítica globalmente. Assim, tais escritórios são fundamentais na orientação de entidades públicas e privadas para o cumprimento das regulamentações vigentes.

Primeiramente, um escritório de advocacia especializado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA é capaz de fornecer orientação jurídica precisa e atualizada, ajudando empresas e indivíduos a entenderem e cumprirem suas obrigações legais. Essa assessoria é de extrema importância para evitar infrações que podem resultar em severas penalidades, incluindo multas substanciais e danos à reputação.

Além disso, o escritório ajuda na preparação e revisão de Estudos de Impacto Ambiental (EIA), na obtenção de licenças ambientais e na implementação de práticas de sustentabilidade. Esse apoio é primordial para garantir que os projetos sejam desenvolvidos de forma responsável, minimizando danos ao meio ambiente e garantindo a conformidade com a legislação vigente.

O escritório de advocacia especializado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA também é importante na representação legal em casos de disputas ambientais, seja defendendo os interesses de seus clientes em processos administrativos, seja atuando em litígios judiciais. Assim, ele garante que os direitos de seus clientes sejam protegidos.

Saiba que esse tipo de escritório contribui para a formação de uma consciência ambiental mais forte no setor empresarial e na sociedade em geral. Com isso, eles promovem práticas empresariais mais responsáveis, gerando um impacto positivo não apenas no meio ambiente, mas também na imagem pública das empresas e na sua relação com consumidores e a comunidade.

Um escritório de advocacia especializado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, especialmente através de sua experiência prática e conhecimento técnico, pode oferecer insights valiosos na elaboração de novas regulamentações ambientais, contribuindo para um desenvolvimento legislativo mais eficaz e sustentável.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Conclusão

Agora que você compreendeu melhor a importância do advogado especialista no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e do escritório de advocacia especialista no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, caso precise de orientação jurídica em questões de Direito Ambiental, o Galvão & Silva Advocacia possui uma equipe de advogados experientes nessa área sempre dispostos a solucionar questões jurídicas complexas e direcionar seus clientes para as melhores soluções possíveis. Não hesite em nos contatar!

5/5 - (1 vote)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Sustentabilidade e Responsabilidade Social:...

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Como um Advogado Criminalista Atua em Crime...

Por Galvão & Silva Advocacia

11 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Advogado Criminalista e a Defesa de Crime...

Por Galvão & Silva Advocacia

22 mar 2024 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.