Advogado Especialista em Golpe Banco Pan Advogado Especialista em Golpe Banco Pan

Advogado Especialista em Golpe Banco Pan

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

8 min de leitura

advogado-especialista-em-golpe-banco-pan

O advogado especialista em Golpe Banco Pan é o profissional que lida com casos os quais golpistas usaram de artimanhas para acessar a conta, o cartão ou receber dinheiro de uma vítima. Obviamente, quando falamos em “Golpe Banco Pan”, estamos falando de uma prática criminosa que é praticada contra a vítima e contra o próprio banco, que também é prejudicado pela ação destes golpistas. Afinal, muitas vezes os criminosos até mesmo se fazem passar pelo banco.

No artigo de hoje, elaboramos uma lista de golpes comuns e de medidas que você pode tomar para se proteger de golpes deste tipo. Confira:

Tipos mais comuns de golpe Banco Pan

Um dos passos mais importantes para evitar um golpe Banco Pan é, claro, conhecer quais são os tipos de golpe mais comumente praticados pelos criminosos. Ao conhecer as práticas, você ganha autonomia para identificar os padrões e evitar o espaço para que se concretizem.

Por isso, nossa equipe especialista em crimes bancários preparou uma lista dos golpes mais recorrentes no setor:

Falso suporte via WhatsApp

Um dos golpes mais recorrentes acontece quando um suposto atendente do banco entra em contato com você, oferecendo algum tipo de ajuda em relação à sua conta ou sua senha. Normalmente, esse tipo de golpe desencadeará no pedido por alguma senha ou o envio de um código de verificação de dois fatores, que você deverá informar.

Em última instância, essas informações servem para que os criminosos se apropriem do seu acesso, fazendo transferência, tomando empréstimo e obtendo os dados do seu cartão de crédito. Isso faz com que esses contatos “voluntários” via WhatsApp sempre devam ser encarados com desconfiança.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Golpe do Motoboy para “descarte” do cartão

Recentemente, essa se tornou uma modalidade de Golpe Banco Pan praticada por vários criminosos. Ela consiste em ligar para a vítima se fazendo passar pela instituição financeira, informando que o cartão dela foi clonado e que precisa ser desativado. 

Para isso, pedem que a vítima confirme a senha e aguarde a chegada de um motoboy que irá orientar a destruição do cartão e o levará para o banco. Uma vez na cena do crime, o golpista orienta a destruição do cartão de forma que mantenha o chip inteiro. Isso permite seu uso depois. Com o chip e com a senha em mãos, os criminosos se aproveitam da situação para fazer compras, transferências e empréstimos.

Troca de cartão no uso

Outro Golpe Banco Pan comum acontece quando um vendedor pega o seu cartão para “utilizar” na máquina, mas o troca por outro cartão falso para ficar com o seu original.

Clonagem de cartão no uso

Assim como a troca do cartão é uma prática comum, existe um tipo semelhante de Golpe Banco Pan que clona as suas informações ao utilizar o cartão na máquina. Assim, as informações ficam disponíveis para uso em compras digitais.

Falso contato telefônico

Outro golpe comum acontece quando alguém liga, supostamente em nome do banco, falando que houve algum problema de segurança que precisa ser corrigido. Normalmente, essa conversa evolui para pedir dados pessoais, que serão utilizados depois para a tomada da conta.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Golpe das milhas falsas

Recebeu uma mensagem falando sobre milhas ou pontos acumulados no seu cartão? Não clique em nenhum link. Acesse seu aplicativo e confira os pontos por lá. É muito mais seguro e evita dores de cabeça.

Envio de boleto falso

Um tipo de Golpe Banco Pan muito simples, mas recorrente, acontece quando criminosos enviam boletos falando que se trata de uma cobrança por certo tipo de serviço que você efetivamente tem contratado. O problema é que o boleto não diz respeito aquele serviço, caindo diretamente na conta dos golpistas.

Pedido de devolução de Pix inexistente

Outro tipo de Golpe Banco Pan comum acontece quando alguém, supostamente do banco, entra em contato mostrando um comprovante de transferência de Pix feito “por engano”, pedindo que você devolva o valor. Porém, o comprovante é falso ou é agendado para um dia futuro, de forma que os golpistas cancelam a transferência assim que você enviar o dinheiro, perdendo a transferência de “devolução”.

Um Golpe Banco Pan mais sofisticado utiliza técnicas anteriores, mas sem a necessidade de pedir a senha para você por telefone ou WhatsApp. É enviado um link para que todo o procedimento seja feito em “segurança”. Porém, o link não altera senha alguma: ele capta a informação que você digitou, fornecendo seus dados e senha para os criminosos.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Boas práticas para evitar um Golpe Banco Pan

É evidente que a responsabilidade de um Golpe Banco Pan é de quem pratica o crime. Com isso definido, porém, é importante ter em mente que existem medidas que podem ser tomadas e que reduzem os riscos de os criminosos concretizarem seus planos.

Segue uma lista de boas práticas simples que você pode adotar para minimizar as chances de sofrer um Golpe Banco Pan.

Nunca informe sua senha em nenhum contexto incomum

Simples assim. Sua senha só será pedida nos caixas, no app, ou no momento da compra. Não a passe em nenhum outro contexto, pois o Banco Pan não irá solicitar.

Você só deve clicar em links de fontes conhecidas e confiáveis. Ao acessar um endereço por mera curiosidade, você se coloca em risco desnecessário de ceder informações ou baixar inadvertidamente algum vírus que prejudica sua segurança.

Desconfiou? Desligue e entre em contato com o número oficial do banco

Não tenha medo de interromper um atendimento telefônico por desconfiança. Essa atitude é, inclusive, benéfica para os bancos, pois é um cuidado legítimo, que evita um potencial Golpe contando com um advogado especialista em golpe Banco Pan – do qual o próprio banco também é vítima. Depois, entre em contato com algum canal que você sabe ser oficial.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Certifique-se de que o e-mail recebido realmente é do Banco Pan

Muitos golpes podem ser enviados pela simples conferência de que o endereço de e-mail que mandou um certo contato para você é, realmente, pertencente ao banco que você utiliza. Se você desconfiar de um golpe Banco Pan, confira qual é o e-mail do banco que normalmente envia contatos para você para saber se é o mesmo ou se o domínio mudou repentinamente.

Nunca entregue seu cartão

Uma boa forma de evitar um Golpe Banco Pan é evitar colocar o seu cartão na mão de outra pessoa. A máquina tem aproximação? Aproxime você mesmo, sempre em uma situação na qual você esteja de olho no cartão, preferencialmente sem nunca perder o contato.

Certifique-se de estar pagando pelos boletos certos

Antes de pagar um boleto, certifique-se de que é mesmo o boleto que você acha que é. Confira o endereço do remetente, seu nome, seus valores e as instruções que constam no boleto. Ao pagar, certifique-se de que foram carregados os dados certos e interrompa a operação sempre que um nome estranho aparecer.

Utilize os contatos oficiais de atendimento para resolução de problemas

É evidente que seria muito conveniente se as instituições financeiras nos ligassem magicamente sempre que um novo problema aparece. Mas, na vida real, nem sempre é assim que funciona. Em casos de Golpe Banco Pan, criminosos se aproveitam deste desejo por conveniência para ter acesso imediato a informações que deveriam ser sigilosas.

Para evitar o problema, uma boa prática é você mesmo recorrer ao banco para resolver problemas relacionados a acessos, senhas e bloqueios. Entre em contato com os números que estão no seu cartão e no seu aplicativo, ou diretamente no site oficial da instituição.

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Pessoa conhecida, mas número novo? Evite informações e transações

A questão é simples. Seria muita coincidência uma pessoa trocar de número e, imediatamente, precisar de um auxílio financeiro. E é ainda mais estranho quando esse é exatamente o procedimento de vários golpes bancários. Aquela pessoa conhecida trocou de número e veio com um assunto estranho de pedir dinheiro ou dados importantes? Pode ter certeza de que se trata de um golpe!

Fui vítima de um Golpe Banco Pan. E agora?

Mesmo tomando cuidados e tendo essas boas práticas como parte da sua rotina, é possível que você seja vítima de um Golpe Banco Pan. Neste caso, o primeiro passo a ser tomado é entrar em contato diretamente com um advogado especialista em golpes Banco Pan para receber orientações, fazer um boletim de ocorrência e tentar reverter a situação.

Por já ter vivenciado muitos casos do tipo, um profissional especialista no assunto conhece os meios mais eficientes para evitar que os danos aumentem e para tentar reaver quaisquer valores perdidos. Isso acontece porque agilidade e uma tomada rápida de decisão impactam profundamente sua chance de sucesso.

Um advogado especialista em Golpe Banco Pan é aquele com domínio e experiência em casos de estelionatos – sobretudo os bancários – atuando tanto na questão criminal, quanto na parte civil de recuperação a reparação dos danos sofridos por você em um golpe.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Se você está em busca de um profissional que atue na área, entre em contato com a nossa equipe do escritório Galvão & Silva e agende uma consulta. Analisaremos o seu caso individualmente para elaborar um plano de ação que foque em uma solução ágil e eficiente

5/5 - (1 vote)

Atualizado em 12 de dezembro de 2023

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado

Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.

Posts relacionados

Vítima de Fraude Bancária: O que Fazer em...

Por Galvão & Silva Advocacia

05 fev 2024 ∙ 8 min de leitura

O que Fazer em Caso de Negação de Crédito...

Por Galvão & Silva Advocacia

05 fev 2024 ∙ 9 min de leitura

Abusos Bancários Comuns e o que Fazer em...

Por Galvão & Silva Advocacia

31 jan 2024 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 8 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 21 min de leitura

Onde nos encontrar

Goiânia - GO

Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030

São Paulo - SP

Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200

Belo Horizonte - BH

Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138

Águas Claras - DF

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770

Fortaleza - CE

Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191

Florianópolis - SC

Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200

Natal - RN

Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270

Salvador - BA

Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021

Teresina - PI

Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770

Curitiba - PR

Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010

João Pessoa - PB

Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Auarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.