Direito do Consumidor

Advogado Especialista em Golpes

Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor
Por Galvão & Silva Advocacia.
0 Comentário

Advogado Especialista em Golpes
Advogado Especialista em Golpes

A atuação de um advogado especialista em golpes quase sempre começa de uma situação muito embaraçosa e complicada para seu cliente. Por mais que gostemos de pensar que não somos propensos a sofrermos um golpe, a verdade é que ser vítima da ação criminosa de alguém pode acontecer com qualquer um.

Do tradicional estelionato a golpes que utilizam as tecnologias mais avançadas, sem que você sequer desconfie que há algo de errado até que o prejuízo ocorra, o mais importante é entrar em ação imediatamente, assim que você perceber que algo de errado aconteceu. Reunir provas para buscar uma reparação legal é duplamente importante, pois permite que você tenha a devida indenização, e evita que outras pessoas sofram com o mesmo problema.

Neste artigo, abordaremos como é o trabalho de um advogado especialista em golpes, e responderemos algumas das perguntas mais comuns que as pessoas possuem sobre o assunto.

Preencha o formulário e fale com um advogado especialista.
Fale conosco

O que faz um Advogado Especialista em Golpes?

Já faz tempo que o famoso “171”, o estelionato, era um crime simples, utilizado para aproveitar-se da inocência das pessoas. Cada vez mais complexos, os golpes causam enormes prejuízos, e nem sempre são fáceis de serem reparados.

É por isso que a atuação de uma advogado especialista em golpes é tão importante. Ter experiência no assunto ajuda e encontrar as informações relevantes para que seja buscada a justiça de reparação do dano sofrido.

Neste sentido, as principais formas de atuação de um advogado especialista em golpes são:

Ajuda na obtenção das provas do golpe

Buscar as provas corretas é uma das maneiras mais eficientes de se identificar o golpista e chegar judicialmente a eles. Muitas vezes, como uma reação ao golpe sofrido, as pessoas acabam apagando informações que poderiam essenciais na busca pela reparação.

Por isso, é absolutamente essencial entrar em contato com um advogado especialista em golpes assim que o problema for percebido, de forma a receber as orientações adequadas para uma denúncia e um processo eficientes.

Denúncia e início do processo

Um golpe possui dois lados, da perspectiva jurídica.

O primeiro, é seu aspecto estritamente penal, que diz respeito à pena que o golpista cumprirá se condenado pelo crime, e é de interesse simultaneamente público (por se tratar de uma afronta à legislação) e privado (o estelionato para pessoas capazes e abaixo dos 70 anos tornou-se condicionado à denúncia da vítima, por exemplo).

Há, ainda, a questão reparatória, que pode se traduzir em reparação e, até mesmo, em uma indenização superior ao obtido no golpe. Lidar com estes dois aspectos faz parte da rotina de um escritório especializado no assunto, trazendo maior segurança de que todos os aspectos estão recebendo a devida atenção, em busca de justiça.

Ligue agora e agende uma reunião
(61) 3702.9969

Procedimentos de blindagem, que evitem novas ocorrências

Como mencionamos anteriormente, qualquer pessoa ou empresa está sujeita a sofrer diferentes tipos de golpes, e não há como ter a absoluta certeza de que estamos completamente protegidos da prática mal-intencionada de alguém.

Há, no entanto, boas práticas que podem reduzir significativamente a chance de sofrer este tipo de dano. Este modelo de prevenção de danos, ou blindagem, é especialmente importante para quem lida com um grande fluxo de informações, que tendem a aumentar os riscos de fraudes, enganos e golpes.

A importância de reconhecer o golpe e não buscar esconder o constrangimento

O Brasil possui uma conhecida tendência de judicializar disputas, ou seja, recorre frequentemente à Justiça pra resolver questões, sejam elas de natureza pública ou privada. No caso dos golpes, no entanto, percebe-se um movimento contrário: o de esconder o dano sofrido.

Muitas pessoas alimentam o constrangimento de ser vítima de um golpe, como se a responsabilidade fosse dela, e não da pessoa que intencionalmente a prejudicou. Como consequência, não só sofrem o prejuízo, como nem mesmo buscam uma reparação, pelo medo do que pessoas em seu entorno podem pensar.

Em nosso escritório, costumamos dizer que não há qualquer motivo para se constranger. A sofisticação dos golpes é capaz de atingir pessoas de todos os níveis educacionais e patrimoniais, bem como grandes empresas e órgãos públicos. Quem sofre um golpe deve sempre exercer a possibilidade de buscar uma reparação, e, ainda, evitar que o golpista siga praticando crimes, por meio de uma denúncia.

Preencha o formulário e fale com um advogado especialista.
Fale conosco

A necessidade de um advogado especialista em golpes virtuais em tempos de internet

Na medida em que a internet evolui, os golpes se sofisticam, e o trabalho de um advogado especialista em golpes também se complexifica, para buscar uma reparação para seus clientes. Por meio de tecnologia e criatividade, muitas fraudes e golpes são aplicadas, utilizando-se da apropriação de identidade virtual de alguém em redes sociais e aplicativos de comunicação, ou, até mesmo técnicas que podem enganar quem conhece a tecnologia.

Conhecer essas técnicas e atualizar-se a respeito delas, dos procedimentos de engenharia social aos métodos de phishing é uma forma de identificar padrões e proteções para que os clientes aumentem suas chances de serem indenizados, e que possam se proteger de forma mais eficiente no futuro.

Qual a diferença entre um golpe virtual e um golpe tradicional?

Tecnicamente, a diferença é apenas o meio utilizado. O direto brasileiro optou por seguir um caminho no qual os atos que acontecem na internet são perfeitamente equivalentes ao que acontecem fora dela. Neste sentido, enganar alguém em busca de benefício próprio nas redes sociais é um crime idêntico a enganar as mesmas pessoas ao vivo.

Significa dizer, portanto, que um crime de estelionato online ou off-line são considerados o mesmo crime, uma vez que é a intenção criminosa e a sua realização que o fazem existir.

Fui vítima de um golpe. E agora?

Nosso advogado especialista em golpes costuma oferecer uma orientação comum a quem é vítima de golpes e não sabe direito como agir:

Primeiro, certifique-se de que todos os meios pelos quais aquela pessoa pode continuar causando prejuízo (acesso a contas bancárias, cartões, e-mail, aplicativos, etc.) já não estejam acessíveis para essa pessoa. Em seguida, entre com um advogado especialista no assunto imediatamente, para que você tenha orientações importantes sobre a obtenção das provas que serão utilizadas para a denúncia e o processo.

Em contato com um profissional, você dará andamento a todos os atos legais necessários para que se tente recuperar o prejuízo e punir adequadamente a pessoa responsável por estes crimes. Entre em Contato e Agende uma Consultoria.

Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor
Por Galvão & Silva Advocacia.
Atualizado em 27 de outubro de 2020.

Comentários ( 0 )

Fale o que você pensa

Precisa de um advogado especialista?

Nosso escritório de advocacia conta com uma equipe qualificada de advogados especializados em cada área do direito, sempre em busca de soluções céleres, financeiramente vantajosas e menos desgastantes. Fale conosco agora mesmo.



Onde nos encontrar

Nosso escritório localizado no Venancio Shopping na Asa Sul
Asa Sul

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Ver no mapa
Nosso escritório localizado no edifício Easy em Águas Claras
Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino

Ver no mapa

Entre em contato

Receba nosso contato personalizado

✓ Válido

Suas informações estão seguras

Entre em contato

Receba nosso contato personalizado

✓ Válido

Suas informações estão seguras