Quais Crimes Podem Responder em Liberdade ? Quais Crimes Podem Responder em Liberdade ?

Quais Crimes Podem Responder em Liberdade ?

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

5 min de leitura

quais-crimes-podem-responder-em-liberdade

Antes de responder quais crimes podem responder em liberdade, é preciso saber que a liberdade é uma garantia constitucional para que o cidadão possa viver e desenvolver suas atividades livremente. Este é o sentido do art. 5º, inciso LXVI da Constituição Federal, que determina, in verbis: “ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança“.

Nesse sentido, por quais crimes podem responder em liberdade? Ou, por quais crimes não é possível responder em liberdade? O que é prisão preventiva? Estas e outras perguntas serão respondidas neste artigo.

O que são medidas cautelares?

Antes de verificarmos quais crimes podem responder em liberdade, vamos saber mais sobre medidas cautelares. O Código de Processo Penal determina que medidas cautelares devem ser empregadas de acordo com a necessidade do caso em concreto, para investigação ou instrução criminal, com o objetivo de evitar a prática de infrações penais. Neste sentido, a prisão de um determinado indivíduo só poderá ocorrer em casos específicos.

Ao contrário, o art. 283 do CPP, prevê que “Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de prisão cautelar ou em virtude de condenação criminal transitada em julgado”.

Portanto, antes que haja condenação criminal transitada em julgado, o indivíduo deverá responder em liberdade, salvo situações específicas. Então, O art. 283, do CPC, quais crimes podem responder em liberdade?

Fale com um advogado especialista.

O que é responder em liberdade?

O princípio da presunção da inocência implica em dizer que até que se prove o oposto, o réu é inocente. Isto é, se não há uma sentença condenatória, que já tenha transitado em julgado, não há imputação de crime ou pena, portanto, não há razão para um indivíduo responder preso às acusações feitas à ele.

Porém, antes de responder quais crimes podem responder em liberdade, precisamos saber o que é responder em liberdade. Caso o juiz entenda não haver motivação para prisão preventiva, o acusado poderá organizar sua laborativas ou de estudo comumente, respondendo a todas as fases processuais em liberdade.

Quais crimes podem responder em liberdade?

Para entender quais crimes podem responder em liberdade, deve-se observar que para a prisão preventiva ocorre, normalmente, por flagrante, caso contrário, podem responder em liberdade os acusados que não representarem risco à ordem pública e que não apresentarem risco de fuga, durante o processo de judicial, dificultando o posterior cumprimento da pena.

Após o recebimento do auto de prisão em flagrante, o juiz deverá promover uma audiência de custódia e decidir, fundamentadamente, se irá relaxar a prisão ilegal, converter a prisão em flagrante em preventiva ou conceder liberdade provisória, com ou sem fiança. Assim, para responder quais crimes podem responder em liberdade, verifica-se que a regra é que o acusado responda em liberdade.

Quais os direitos e deveres do acusado ao responder em liberdade?

Após vermos quais crimes podem responder em liberdade, vamos verificar quais os direitos e deveres do acusado que responde em liberdade, caso o juiz lhe conceda liberdade provisória.

Os direitos do acusado em liberdade provisória é que este pode trabalhar, frequentar a escola e cuidar da família, contribuindo para a manutenção de sua integridade. E, é dever do acusado ao receber liberdade provisória, comparecer, obrigatoriamente, em todos os atos processuais, sob pena de revogação. 

Assim, mais do que saber quais crimes podem responder em liberdade, precisamos enfatizar a importância de que caso seja deferido o benefício de responder em liberdade, o acusado deve colaborar com o devido processo legal a fim que não prejudique sua liberdade.

Ligue agora e agende uma reunião.

Qual a importância de ter acompanhamento de advogado criminal?

Ainda tem dúvidas sobre quais crimes podem responder em liberdade? Você sabia que, dependendo da gravidade do crime cometido, alguns acusados podem responder em liberdade? É difícil entender, mas isso acontece e muitas vezes é uma questão de direitos e justiça. 

De acordo com o Código Penal Brasileiro, as pessoas que cometem crimes que não sejam considerados graves, como lesão corporal leve, ofensa à honra, ofensa ao sentimento religioso, dentre outros, têm grande possibilidade de responder em liberdade. 

Se isso acontecer, é extremamente importante que sejam acompanhadas por advogado especialista na matéria para acompanhar todas as fases do processo. O papel do advogado criminalista é fundamental para que a defesa se dê de forma eficiente e para que possíveis erros sejam evitados e identificar quais crimes podem responder em liberdade.

Ele poderá orientar o acusado sobre as condutas que devem ser seguidas durante o processo, o que pode resultar em maior tranquilidade para o acusado e para o seu advogado de defesa. Além disso, ele também auxilia na negociação de acordos com a parte acusadora, algo que pode resultar na redução das penas a serem aplicadas. 

Vale ressaltar que os advogados também são muito importantes para aqueles que foram acusados de lesão corporal grave ou mesmo de homicídio, verificando quais crimes podem responder em liberdade. Pois, eles podem auxiliar na comprovação da alegação de legítima defesa, de erro de tipo, de incapacidade de entendimento ou mesmo de atenuantes, para que a pessoa condenada não pegue uma pena severa. 

Em suma, quando se trata de crimes que possibilitam o acusado a responder em liberdade, como aqueles previstos no Código Penal Brasileiro, ter um especialista para acompanhar o processo é fundamental. O papel do profissional da área criminal é imprescindível para que o direito do acusado seja preservado, além de saber identificar quais crimes podem responder em liberdade, acima de tudo, para que o resultado final seja justo.

Aqui no Escritório Galvão & Silva, temos advogados especializados que podem analisar quais crimes podem responder em liberdade, garantir o cumprimento do devido processo legal. Nosso setor de direito penal é um instrumento poderoso para garantir que nossos clientes não sofram restrições ilegais de sua liberdade.

Portanto, caso necessite de suporte jurídico ou tenha dúvidas a esclarecer sobre quais crimes podem responder em liberdade, entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo.

3.5/5 - (4 votes)

___________________________

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15.


Atualizado em 19 de outubro de 2023

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado

Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.

Posts relacionados

Crimes Econômicos: Como um Advogado Criminal...

Por Galvão & Silva Advocacia

10 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Advogado Criminalista em Direito Penal...

Por Galvão & Silva Advocacia

09 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Quanto Tempo para Caducar um Processo...

Por Galvão & Silva Advocacia

05 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 8 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 21 min de leitura

Onde nos encontrar

Goiânia - GO

Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030

São Paulo - SP

Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200

Belo Horizonte - BH

Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138

Águas Claras - DF

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770

Fortaleza - CE

Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191

Florianópolis - SC

Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200

Natal - RN

Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270

Salvador - BA

Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021

Teresina - PI

Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770

Curitiba - PR

Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010

João Pessoa - PB

Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Auarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.