O que é Crime Virtual? - Galvão & Silva Escritório de Advocacia

O que é Crime Virtual?

Converse com um advogado

Preencha os campos abaixo com uma breve explicação do seu problema:

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

3 min de leitura

Crimes Virtuais

Há um bom tempo desde que o mundo digital deixou de ser parte separada da vida cotidiana, abarcando grandes partes do trabalho, da vida social, das comunicações, das compras e, é claro, de alguns aspectos negativos – e o crime virtual é parte desse espelhamento entre o mundo tradicional e o digital.

Não são raras as ocasiões em que o assunto passa por nossa vida. De brigas exaltadas em redes sociais, a grandes fraudes e prisões, o crime virtual já faz parte das ofensas legais que ocorrem diariamente na sociedade. Sendo assim, é necessário que o cidadão tenha meios de se proteger destas ofensas.

Mas o que são os crimes virtuais? Como a lei os prevê? O que fazer ao se deparar com um? Confira este artigo para ter as respostas às dúvidas mais frequentes sobre o assunto!

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

O que é Crime Virtual e o que a Lei diz?

Legalmente falando, nada diferencia um crime virtual de um crime realizado fora dos meios digitais. Isso não significa dizer, no entanto, que eles não existam. Pelo contrário: significa que tudo aquilo que é considerado um crime no mundo analógico, é crime quando realizado na internet.

Por isso, a lei não precisa ter um rol de crimes contra a honra na internet, por exemplo. Qualquer situação de calúnia, injúria ou difamação da vida comum também são configuradas assim na vida digital. O mesmo vale para fraudes, extorsões ou disponibilização de produtos ilegais.

Com isso esclarecido, a resposta resumida para “O que é um crime virtual?” é: tudo aquilo que já é crime, mas se realiza no mundo digital!

Quais são os tipos de crime virtual?

Há várias maneiras de se dividir os tipos de crime virtual. Em geral, a maneira mais eficiente é dividir entre aqueles de interesse de ação privada ou pública.

Crimes virtuais cujo interesse de ação seja privado, são aqueles em que a denúncia deve ser feita por quem o sofreu. O exemplo clássico é o dos crimes contra a honra, especialmente comuns na internet. São os casos de difamação, calúnia ou injúria que aconteçam em redes sociais, aplicativos de comunicação ou fóruns, por exemplo.

Já os crimes virtuais em que o interesse é público, são aqueles em que o Estado tem o dever de agir sempre que o encontrar. É o caso de fraudes, disponibilização de conteúdo ilegal, apologia a crimes, e outros crimes de natureza pública.

Ambos tipos devem ser sempre denunciados pelas vítimas, mas os públicos independem de que a vítima queira prosseguir com um processo para que ele ocorra.

Ligue agora e agende uma reunião
(61) 3702.9969

Como denunciar um Crime Virtual?

A forma correta de denunciar um crime virtual é por um Boletim de Ocorrência, junto à delegacia de polícia, ou no site da polícia, que já disponibiliza a possibilidade de realiza-lo de forma digital.

A denúncia pode ser realizada pela própria vítima, ou por alguém que tenha constatado o crime, mas sempre é recomendável que seja instruída por um advogado(a), de forma a torna-la o mais eficiente possível.

Como o Advogado por me ajudar?

A sua contratação é muito recomendável. No entanto, o prosseguimento do processo contra o criminoso necessariamente exigirá um profissional representando a vítima, salvo nos casos em que se utilize a defensoria pública.

Mesmo assim, o papel do cliente não acaba na contratação de seu representante. Crimes virtuais quase sempre precisam ser provados de forma documental, ou seja, registros de que aquilo efetivamente aconteceu.

Por isso, o mais recomendado é que assim que o ato for constatado, a pessoa entre em contato imediato com seu advogado, para entender o que deve ser registrado, copiado e salvo, de forma a não perder provas que podem fazer toda a diferença no processo!

Precisa de uma consultoria especializada?
Ligue agora e Agende uma reunião! Nossa equipe de Advogados Especialistas está à disposição para melhor te atender.

5/5 - (1 vote)

Publicado em 12 out 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

A adequação à LGPD pode te livrar de uma...

Por Galvão & Silva Advocacia

22 jul 2021 ∙ 8 min de leitura

Entenda a LGPD

Por Galvão & Silva Advocacia

19 out 2020 ∙ 11 min de leitura

Leia aqui como registrar sua Propriedade...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 ago 2020 ∙ 4 min de leitura

Posts recomendados

Divórcio Extrajudicial de forma Simples e...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 fev 2020 ∙ 5 min de leitura

Entenda o que é Inventário, e para que...

Por Galvão & Silva Advocacia

23 maio 2019 ∙ 3 min de leitura

Entenda como funciona um Inventário de forma...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 jan 2019 ∙ 9 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
©2021 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido