Inadimplência: Como Evitar e Como Fazer a Recuperação de Crédito

Inadimplência: Como Evitar e Como Fazer a Recuperação de Crédito

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

8 min de leitura

inadimplencia

Cada vez mais, o tema da inadimplência ocupa o tempo e o planejamento de empresas de todos os portes. Tanto as estratégias para evitar a inadimplência quanto as técnicas para facilitar a recuperação de crédito exigem investimento, estudo e aplicação para que evitar que bons negócios se tornem uma dor de cabeça financeira em função da falta de pagamentos.

Quando este problema surge, é comum que negócios busquem escritórios de advocacia especializados em direito empresarial e cobrança. É o caso, por exemplo, da Galvão & Silva advocacia. Atuando tanto de maneira preventiva quanto na recuperação de crédito, ajudamos empresas a reaverem valores que ficaram inadimplentes em sua carteira de clientes, retomando o planejamento e o desenvolvimento do negócio.

No artigo de hoje, explicaremos quais são as formas de recuperação de crédito, bem como as boas práticas para evitar a inadimplência. Confira o texto para entender essas estratégias e saiba como agir pela recuperação de crédito, dispondo de mais segurança na sua relação com seus devedores!

Fale com um advogado especialista.

Como fazer a recuperação de crédito no seu negócio?

Se você chegou até este artigo, é provável que a inadimplência já seja um desafio para o seu negócio e não uma questão futura. Por isso, escolhemos começar explicando a recuperação de crédito, que é a técnica que permite identificar as inadimplências, retomar as cobranças e tomar as medidas necessárias para reaver valores supostamente perdidos até então.

Em geral, um serviço de recuperação de crédito segue os seguintes critérios:

Identificação dos créditos em atraso

A inadimplência raramente é um caso isolado. Na grande maioria dos casos, há mais de um cliente em situação de dívida com uma mesma empresa, o que pode decorrer não apenas do cenário econômico, mas de métodos pouco eficientes de cobrança e de proteção dos valores.

Por isso, o primeiro passo a se tomar em um serviço de recuperação de crédito é identificar quem são os clientes inadimplentes no momento. Isso permite não apenas elaborar um plano de ação, mas reconhecer padrões de ineficiência que estejam estimulando o problema de inadimplemento no seu negócio.

Em outras palavras, o processo de identificação é uma listagem dos próximos passos de abordagem, mas também é um diagnóstico da situação atual, permitindo desenhar soluções mais eficientes para o seu processo de cobrança futuro. Assim, evita-se novos casos de inadimplência no futuro.

Ligue agora e agende uma reunião.

Retomada da cobrança

Com os devedores identificados, o próximo passo é bastante direto: retomar a cobrança. A retomada da cobrança pode ser feita de diversas formas. Mas o mais importante é que efetivamente seja feita. Há duas razões que justificam a essencialidade deste gesto:

A primeira é bastante óbvia. Você não pode esperar ser pago pelo devedor se não mantiver a realização de cobranças de forma ativa. Contudo, a segunda razão é bastante significativa sob uma ótica jurídica: a cobrança interrompe o prazo de prescrição ou decadência de uma dívida.

Em outras palavras, a retomada da cobrança é o contato inicial para demonstrar, simbólica e praticamente, que o seu negócio buscará o pagamento daquela dívida. Por consequência, o devedor deve estar preparado para tal, sabendo que consequências legais poderão ocorrer em caso de não cumprimento.

Notificação extrajudicial identificando os próximos passos

Muitas vezes, o devedor precisa de algum tipo de documentação com caráter oficial para que se sinta definitivamente impelido a pagar. Isso nem sempre precisa se dar através dos métodos judiciais.

Isto, pois uma notificação extrajudicial não apenas gera um documento público como pode dar início ao processo de inscrição do devedor em órgão de proteção ao crédito. Isso reduz acessos a linhas de financiamento que podem ser importantes, estimulando o rápido pagamento.

Além disso, a notificação extrajudicial deixa um registro claro de que houve uma tentativa amistosa de cobrança. Essa tentativa serve de prova no caso de uma cobrança judicial, que pode evoluir para além do valor original em si, a depender dos danos decorrentes da inadimplência a serem demonstrados.

Fale com um advogado especialista.

Ativação judicial da cobrança

Caso nenhuma medida extrajudicial tenha sucesso, a busca pelo intermédio do poder judiciário pode ser a melhor forma de fazer a recuperação de crédito para dar fim à inadimplência. Neste caso, usam-se contratos, títulos executivos e até mesmo confissões de dívida para demonstrar valores devidos e dar início à sua cobrança.

Nestes casos, embora o processo possa demorar mais do que uma cobrança judicial, você passa a contar com a possibilidade de tomar os valores retidos em contas, ou mesmo bens específicos do devedor para saldar sua dívida, com o aparato do Estado para garantir que isso ocorra independentemente da vontade do devedor. Trata-se da forma mais sólida de obter o pagamento devido, contando, ainda, com a atualização de valores para o presente.

O trabalho preventivo para evitar inadimplência futura

Nos trechos anteriores falamos sobre a recuperação de crédito, que consiste em solucionar a inadimplência depois que ela já aconteceu. Como um escritório que gosta de reforçar a importância de uma advocacia preventiva, antecipando a possibilidade de problemas e os evitando antes que ocorram, consideramos necessário que empresas tenham estratégias claras para evitar o problema.

É o que fazemos em um trabalho de assessoria jurídica empresarial em relação às questões de inadimplência: reformulamos os contratos de forma que se tornem mais seguro, repensamos os métodos e mecanismos de cobrança, bem como artifícios que atuem automaticamente no sentido de cobrar e dar mais segurança jurídica para o seu negócio.

Essas boas práticas geram resultados poderosos em termos de redução de inadimplência, com o histórico de clientes que reduziram a zero o problema em seu fluxo de cobrança com aplicação de mudanças simples em seu processo. Trata-se de uma solução útil tanto para empresas que sofrem com a inadimplência quanto para aquelas que querem evitar o problema no futuro.

Ligue agora e agende uma reunião.

Perguntas frequentes sobre inadimplência e recuperação de crédito

Inadimplência e recuperação de crédito são questões que geralmente levantam muitas perguntas, pois dizem respeito a negócios já fechados e, muitas vezes, entregues pela empresa. Isso gera urgência na recuperação do que foi gasto e nos valores que já fazem parte do planejamento financeiro, mas parecem nunca chegar.

Por isso, pedimos à nossa equipe de advogados especialistas em inadimplência e recuperação de crédito para selecionarem as perguntas mais comuns sobre o tema e respondê-las por aqui.

Preciso dar um desconto para recuperar o crédito?

Muitas pessoas confundem a recuperação de crédito com a renegociação de crédito. Especialmente comum com bancos e financeiras, a renegociação consiste em rever valores e taxas de juros, de forma a garantir que o devedor tenha condições de realizar o pagamento.

A recuperação de crédito pode sim envolver uma renegociação, mas isso definitivamente não é obrigatório. Se um valor é devido, você pode cobrá-lo sem precisar oferecer benefícios para o pagamento. É comum, aliás, que ocorra o contrário: a dívida pode gerar multas e juros que você também pode cobrar.

Fale com um advogado especialista.

Quais as vantagens de contratar uma assessoria de cobrança de crédito?

Uma assessoria de cobrança de crédito, seja por meio de um escritório de advocacia ou um serviço à parte, conhece bem as maneiras mais eficientes de se fazer uma cobrança. Consequentemente, tende a ter maior taxa de sucesso ao cobrar, evitando empreitadas judiciais e acelerando os resultados para o seu negócio.

Há formas de evitar a inadimplência?

Não existem ferramentas que garantam que você nunca vá sofrer com a inadimplência em qualquer circunstância. Isso se dá especialmente porque a inadimplência é um ato cometido pelo devedor, fora do seu controle.

Porém, isso não significa dizer que você depende de “sorte” para receber o pagamento em dia. Como mencionamos, existem, sim, estratégias que aumentam o seu controle sobre a questão, reduzindo os riscos de inadimplência e facilitando a estratégia de recuperação de crédito, caso ela seja necessária.

Toda cobrança de um escritório especializado em recuperação de crédito é feita na justiça?

Não. Recorrer para a justiça é, em geral, uma medida final. Ela normalmente é tomada quando todos os outros meios de cobrança foram esgotados e, mesmo assim, o devedor não realizou qualquer tipo de esforço no sentido de cumprir sua obrigação. Assim, recorre-se à justiça para garantir que o Estado aja sobre a dívida. Idealmente, porém, sequer é necessário ingressar com uma ação judicial para recuperar um valor devido a você.

Quem define os termos de negociação com um devedor inadimplente?

Tenha você contratado um escritório de advocacia ou empresa de recuperação de crédito ou não, é sempre você quem deve definir quais são os termos de negociação aceitáveis para você. Valores mínimos e máximos, prazos estendidos ou não e até mesmo o tipo de bens recebíveis são uma escolha sua. Quem executar a recuperação deve seguir os parâmetros que você define para este processo.

Agora que você já entende como um escritório especializado pode ajudar na recuperação de crédito e em estratégias que evitam a inadimplência, pode tomar uma decisão para agir em relação ao assunto. Se você precisa de uma solução assim, entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta!

5/5 - (1 vote)

Atualizado em 23 de janeiro de 2023

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado

Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.

Posts relacionados

4 principais motivos para ações contra...

Por Galvão & Silva Advocacia

30 jun 2021 ∙ 4 min de leitura

Comprou um produto com defeito? Saiba o que...

Por Galvão & Silva Advocacia

18 maio 2021 ∙ 5 min de leitura

O código de Defesa do Consumidor e os Bancos

Por Galvão & Silva Advocacia

17 maio 2021 ∙ 10 min de leitura

Posts recomendados

Divórcio Extrajudicial de forma Simples e...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 fev 2020 ∙ 5 min de leitura

Entenda o que é Inventário, e para que...

Por Galvão & Silva Advocacia

23 maio 2019 ∙ 3 min de leitura

Entenda como funciona um Inventário de forma...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 jan 2019 ∙ 14 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
© 2023 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Auarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.