Entenda as Diferenças Entre Escritura e Registro de Imóveis Entenda as Diferenças Entre Escritura e Registro de Imóveis

Entenda as Diferenças Entre Escritura e Registro de Imóveis

Converse com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

8 min de leitura

diferenca-entre-escritura-e-registro-de-imoveis

Ao comprar um imóvel você precisa saber que há diferença entre escritura e registro de imóveis, e que estes documentos cumprem funções distintas. A escritura é a manifestação legal das partes em realizar a transação imobiliária, por meio da compra e venda.

E, o registro de imóveis é um instrumento jurídico que deve ser feito na presença de um tabelião para formalizar a compra de um imóvel. Portanto, ambos são necessários e indispensáveis para a regularização da sua propriedade.

Muitos compradores de imóveis confundem a escritura com o registro de imóveis e podem ter dificuldades para realizar os procedimentos ao adquirir um imóvel. Por isso, neste processo você pode contar com nosso escritório Galvão & Silva Advocacia, sabendo a diferença entre escritura e registro de imóveis.

Neste artigo vamos explicar o significado de cada um deles, como é feito cada processo, qual a diferença entre escritura e registro de imóveis, e como eles são importantes para a proteção dos direitos do proprietário do imóvel. Assim, você poderá evitar problemas futuros quanto a sua propriedade.

Como funciona a regularização de imóvel?

Muita gente não sabe, mas a compra e venda ou o uso de um imóvel irregular pode trazer problemas para quem o adquire. Isso porque os imóveis, ao serem comprados, devem ser regularizados no cartório de registro de imóveis e é importante saber a diferença entre escritura e registro de imóveis

A regularização do imóvel é de extrema importância, pois garantirá a segurança da relação jurídica entre as partes. Neste artigo, iremos explicar como funciona a regularização de imóvel e como ela é importante para proteger o imóvel adquirido.

A regularização do imóvel consiste em vários processos. O primeiro passo é a análise do documento de aquisição do imóvel, como a escritura ou o contrato de compra e venda. Depois, é necessário realizar a atualização dos dados do imóvel, como a localização, o número de registro, o proprietário e outras informações.

A partir daí, o imóvel é então levado ao cartório de registro, onde é feito o registro e a regularização do imóvel. Além disso, é necessário pagar taxas e encargos para concluir o processo. Sabendo que a diferença entre escritura e registro de imóveis, e que ambos são necessários.

Após realizar todo o processo de regularização, o comprador terá a segurança de que seu imóvel foi devidamente regularizado, registrado e protegido pelo Estado. A regularização desses documentos é importante para que o direito do comprador seja garantido e ele tenha a total segurança no uso ou na compra e venda do imóvel.

Portanto, se você está em processo de aquisição de um imóvel, não se esqueça de que a regularização desse imóvel é de extrema importância para garantir a segurança de toda a relação jurídica. Neste sentido, também é importante saber a diferença entre escritura e registro de imóveis, e que são indispensáveis.

A regularização de imóvel consiste em vários passos, que devem ser seguidos para garantir a segurança jurídica no uso do imóvel e para evitar problemas futuros. Para isso, contrate os advogados do escritório Galvão & Silva Advocacia, para ter segurança na regularização do seu imóvel.

Ligue e agende sua consultoria com o Advogado Especialista em Direito Imobiliário.

Qual a diferença entre Escritura e Registro de Imóveis?

Você sabe a diferença entre escritura e registro de imóveis? Os instrumentos jurídicos de escritura e registro de imóveis são fundamentais para a regularização da compra e venda de imóveis, e a presença de um não dispensa a presença do outro. Ambos devem ser feitos.

A escritura é a documentação assinada pelas partes interessadas: vendedor e comprador. Fazendo constar os direitos de ambas as partes, forma de pagamento e valores. A escritura pública deverá ser feita no Cartório de Registro de Notas.

E, aí está mais uma diferença entre escritura e registro de imóveis. Enquanto, a escritura pública é registrada em qualquer Cartório de Registro de Notas, o registro de imóveis deve ser feito em Cartório de Registro de Imóveis competente pela região onde está localizado o imóvel.

Como falamos anteriormente, há diferença entre escritura e registro de imóveis, pela função que exercem. Nesse sentido, o registro de imóveis consiste na inscrição do contrato na matrícula do imóvel, gerando assim segurança e validade jurídica.

Em termos de premissas básicas, a escritura garante aos dois lados direitos específicos, e posse, enquanto o registro cria um direito público para obter, usar e vender o imóvel. A diferença entre escritura e registro de imóveis está na praticidade de futuras transações.

Enquanto a escritura garante do vendedor ao comprador, o registro de imóveis cria um direito público sobre o imóvel. Isso significa que qualquer pessoa pode obter um registro para usar ou vender o imóvel.

Saiba a diferença entre escritura e registro de imóveis, pois se precisar de segurança adicional, estes instrumentos de escritura e registro do imóvel são documentos que serão requisitados.

Para proteger a si mesmo, é vital assegurar que a escritura e o registro de imóveis estejam devidamente regularizados. Além de conferir direitos de ambos os lados, a escritura previne problemas legais, pois ela é a única reconhecida pelo Tribunal.

O registro de imóveis, por sua vez, deve ser validado pelo tabelião e inserido na matrícula do imóvel, concedendo segurança ao dono. Ao tomar as devidas precauções, qualquer comprador ou vendedor pode realizar transações com segurança e tranquilidade.

De fato, estes procedimentos são burocráticos e você pode contar com assessoria jurídica, como de nosso do escritório Galvão & Silva Advocacia, pois há diferença entre escritura e registro de imóveis e cada um destes instrumentos envolvem processos distintos e necessários.

Ligue e agende sua consultoria com o Advogado Especialista em Direito Imobiliário.

Qual a importância da Escritura e Registro de Imóveis?

A lei brasileira estabelece que a escritura é um documento indispensável para a aquisição de imóveis e é essencial para garantir uma boa localização e a saúde financeira dos proprietários. É importante contar com um registro de Imóveis para assegurar a validade das escrituras e a proteção dos interesses dos proprietários.

Por isso, a importância da Escritura e Registro de Imóveis é fundamental para a aquisição segura de qualquer bens imobiliários. E, você deve saber a diferença entre escritura e registro de imóveis, para que ambos sejam feitos da maneira certa, junto ao cartório competente.

De acordo com a lei, os proprietários de imóveis precisam obter uma certidão de registro de imóveis para que o imóvel seja válido para fins legais. Essa certificação garante que o imóvel esteja em nome do proprietário e que não haja nenhum outro proprietário oculto. Isso ajuda a garantir a propriedade e a posse do imóvel.

Ademais, este documento também lista toda a história de aquisição e detalhes do imóvel. Assim, a escritura e o registro de imóveis são fundamentais, pois oferecem aos proprietários o direito de usufruir do imóvel.

O documento também é importante para a transferência segura de propriedade. Isso significa que, se o proprietário deseja vender ou alugar seu imóvel, ele precisa de uma escritura válida.

Isso também ajuda a verificar se o imóvel não tem quaisquer ônus anexados a ele, como um empréstimo ou hipoteca, que também precisam ser considerados antes da aquisição. Por isso, é importante saber a diferença entre escritura e registro de imóveis

O registro garante que o proprietário possa lutar contra quaisquer problemas legais relacionados ao imóvel. Ao mesmo tempo, é importante que o proprietário obtenha as escrituras e os registros imobiliários devidamente preparados por um profissional, para que os documentos sejam válidos em um tribunal.

Em alguns casos, o registro de imóveis também pode ajudar a obter financiamento para a aquisição do imóvel. Por fim, há diferença entre escritura e registro de imóveis, sendo ambos documentos essenciais para qualquer aquisição de imóveis.

Estes documentos fornecem informações sobre quem é o proprietário oficial do imóvel e sobre toda a história da aquisição, além de uma proteção legal para os proprietários. Por isso, é importante contar com a assistência de um profissional qualificado para obter a escritura e o registro de imóveis corretamente.

Conclusão

Neste artigo, verificamos que há diferença entre escritura e registro de imóveis. Enquanto, a escritura pública é elaborada qualquer Cartório de Registro de Notas, o registro de imóveis deve ser feito em Cartório de Registro de Imóveis competente pela região onde está localizado o imóvel.

Outra diferença entre escritura e registro de imóveis está na função que possuem. A escritura é o instrumento por meio do qual as partes fazem constar sua vontade de vender e comprar um imóvel, há qualificação destes, a forma em que será realizada a transação e o valor do imóvel.

Por outro lado, o registro do imóvel, deve ser feito perante tabelião de Cartório de Registro de Imóveis, fazendo constar o histórico de proprietários, a regularização da propriedade e seu número de matrícula. Apesar de haver diferença entre escritura e registro de imóveis, ambos são indispensáveis para sua regularização.Portanto, se você está pensando em adquirir um imóvel ou se se imóvel ainda não possui a escritura pública e registro de imóvel, consulte imediatamente nosso escritório Galvão & Silva Advocacia, pois é urgente que você tenha sua posse e propriedade regulares. Fale conosco!

4.3/5 - (3 votes)

___________________________

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15.
Conheça nossos autores.


Atualizado em 8 de maio de 2023

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.

Posts relacionados

6 Dúvidas Comuns Sobre o Direito de...

Por Galvão & Silva Advocacia

03 maio 2024 ∙ 9 min de leitura

Transações Imobiliárias: Dicas Essenciais...

Por Galvão & Silva Advocacia

22 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Rescisão Contratual de Imóveis: 10...

Por Galvão & Silva Advocacia

19 abr 2024 ∙ 9 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 14 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 28 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.