Algumas situações podem nos fazer sair da rotina, do nosso cotidiano. Situações essas que por vezes, acabam acarretando algum prejuízo (material ou moral), que podem afetar a segurança pessoal ou ainda, afetar diretamente a imagem de uma empresa ou mesmo seus caixas.
Quando uma situação dessas ocorre é necessário assegurar-se juridicamente diante de todos os fatos e para todos os meios legais. Diante de uma circunstância assim, a necessidade de contratação de um profissional adequado, ou seja, a contratação de um advogado se faz presente.
Com foco em momentos como esse, explanaremos nesse artigo sobre alguns pontos principais para a escolha do melhor advogado, para a sua situação.
Ligue agora e agende uma reunião.
Por onde começo?
Precisamos esclarecer que deve ser analisado, prioritariamente a sua situação. Não se deve considerar uma escolha genérica, trata-se da melhor contratação para você e a sua necessidade específica.
Posteriormente, deve-se procurar um profissional inscrito no órgão institucional que o representa. Para o profissional em questão é a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Apesar de ser uma premissa básica é um ponto extremamente importante a ser analisado pois, um profissional não inscrito, não poderá atuar de maneira legitima em seu processo, pondo em risco o que se pretende com a ação.
Capacitação e especialização
Quando tratamos de capacitação devemos considerar, além da formação em direito, também cursos, participação em seminários, simpósios, especializações, entre outros.
Uma boa contratação demanda conhecer os pontos de capacitação do advogado contratado, pois estamos tratando de uma área de atuação profissional, que demanda do profissional qualificado, uma constância de estudos.
Para exemplificar, podemos ponderar sobre uma empresa que necessita de um profissional para resolver questões tributárias (impostos). Um advogado que não compreenda com especialidade, tudo o que envolve as questões tributárias, do cenário nacional e internacional, pode comprometer seriamente as questões de uma empresa, quanto ao fluxo de seus impostos.
Portanto, uma capacitação e especialização são elementos importantes para contratar o melhor advogado para a sua causa.
Contratar um advogado profissional liberal ou um escritório de advocacia?
Essa é uma dúvida por vezes recorrente. Afinal compensa contratar somente um advogado liberal ou um escritório com diversos profissionais. Você poderá pensar que financeiramente, a contratação de um advogado liberal “saia mais em conta”.
Entretanto, devemos salientar que os profissionais operadores do direito seguem uma tabela base (Tabela da OAB) de valores, que variam conforme a ação pretendida. Porém, por conta de sua especialização e experiência, o advogado pode cobrar valores superiores aos previstos nesta tabela.
Ainda, todos os processos que correm em nosso sistema judiciário, tramitam com prazos, que devem ser cumpridos rigorosamente. Portanto, ao optar pela contratação de um escritório de advocacia contratar em oposição a um advogado liberal, você optará por uma gama de profissionais especializados e que darão continuidade ao seu processo, mesmo em caso de força maior (doença, falecimento, entre outros).
Fale com um advogado especialista.
Assinatura de contrato
Um advogado bem contratado, deve elaborar um contrato com todas as cláusulas pertinentes ao bom atendimento do seu caso.
Uma ressalva se faz importante aqui, por ser uma atividade-meio e não de resultados, o advogado tem a obrigação de empregar zelo e perícia técnica, diante do que foi contratado, mas, não se obriga a um determinado resultado.
Um bom advogado deve deixar esse ponto muito bem esclarecido, para evitar futuras frustrações desnecessárias.
Conheça seu histórico de atuação
Ao contratar um advogado você pode, antes de assinar o contrato, solicitar que ele apresente casos iguais, ou que possuam característica iguais, ao que você necessita.
Importante esclarecer que um bom advogado ao demonstrar sua experiência através de casos em que atuou, deve preservar a identidade das partes (seus clientes e a parte contrária/oposta).
Ao analisar seu histórico, a contratação do melhor advogado para aquilo que se necessita, fica muito mais próxima.
Conclusões
Colocamos aqui os pontos principais para se contratar o melhor advogado para a pessoa que procura assistência jurídica competente.
Requer cuidados e questionamentos primordiais, pois, você deve contratar o advogado competente parar atender o seu interesse, proteger seu bem jurídico (seja ele material ou moral) ou ainda a vida, em alguns casos.
Trata-se então de uma profissional que irá lidar com situações que afetam a pessoa ou uma empresa, e por isso, você deve buscar sempre o melhor, no atendimento aos interesses pertinentes.
Nosso escritório de advocacia conta com uma equipe qualificada, sempre em busca de soluções céleres, financeiramente vantajosas e menos desgastantes.
Atualizado em 27 de setembro de 2023
Deixe um comentário ou Sugestão: