Transações Imobiliárias: Dicas para uma Negociação Segura

Transações Imobiliárias: Dicas Essenciais para uma Negociação Segura

22/04/2024

8 min de leitura

Atualizado em

transacoes-imobiliarias

O que são as transações imobiliárias?

As transações são um elemento essencial na esfera de negócios jurídicos. Elas podem ocorrer de diferentes formas como processos de compra e venda, contratação de serviços, entre outros. 

As transações imobiliárias se referem às trocas feitas para obtenção de imóveis. Essa obtenção é feita a partir de pecúnias, que são oferecidas e trocadas por um bem imóvel. 

Nos negócios do ambiente imobiliário, portanto, as transações imobiliárias são caracterizadas pela compra, venda ou locação de um bem imóvel. Além disso, elas são reguladas por leis específicas e se dispõem de várias etapas.

Nesse quesito, a segurança nas negociações durante uma transação é algo fundamental para seu pleno funcionamento. É importante garantir que elas sejam feitas de forma as quais se proteja as informações financeiras para com a transação, evitando a presença de irregularidades que podem acarretar quebras de contrato, fraudes, etc.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Tipos de transações imobiliárias

No mercado imobiliário, existem diferentes tipos de transações imobiliárias, que podem ser feitas. 

  • Compra e venda de imóveis: uma das transações imobiliárias comuns é a compra e venda de imóveis. Aqui, um comprador vira proprietário de um bem imóvel de um vendedor, por meio de um contrato legal. 
  • Locação de imóveis: outra transação frequente no mercado imobiliário é a locação de imóveis, em que o dono de uma propriedade aluga este para um inquilino, que o possuirá por um determinado tempo. A transação envolve o fechamento de um contrato de locação, onde são estabelecidos os termos e condições do aluguel, o prazo em que o imóvel estará disponível, além do valor mensal exigido e as responsabilidades de ambas as partes envolvidas no negócio.
  • Arrendamento: nesse tipo de transação, um proprietário de um imóvel, nesse caso um arrendador, permite a posse e uso da propriedade a um arrendatário, que paga uma taxa de arrendamento ao arrendador, por um período determinado. 

No mercado imobiliário, ainda existem outros tipos de transações imobiliárias, que se diferenciam, seja por diferenças mais sutis, até transações que contenham mudanças significativas entre si. Mas, em geral, elas envolvem processos com o mesmo objetivo: garantir uma posse segura, e legal, sobre uma propriedade. 

Como funcionam as transações imobiliárias?

As transações imobiliárias funcionam a partir de uma série de etapas, todas muito importantes para o sucesso de um negócio jurídico. Mas, todas as etapas devem ser feitas sempre levando em consideração uma negociação segura e eficaz.

Informações incompletas, contratos com cláusulas que não tenham sido claras, ou até mesmo a falta de uma comunicação eficaz, entre as partes interessadas, são fatores que geram certos riscos ao fechamento de um negócio do tipo imobiliário.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Por consequência da insatisfação durante uma negociação para fechar um acordo, transações imobiliárias podem se tornar um processo mais longo e complicado para os contratantes e seus negociadores. 

É interessante comentar que, dependendo dos casos, a participação de uma assessoria jurídica, especializada em transações imobiliárias, pode ser útil para que o seu processo de negociação seja mais seguro e fluido, e o acordo em questão se complete de forma clara e objetiva.

Segurança nas transações imobiliárias: evite as “bolas de neve” no seu negócio 

Assim como qualquer outro tipo de negócio jurídico, as transações imobiliárias servem para o benefício de dois ou mais envolvidos. Envolvidos esses, que esperam em seu processo, uma negociação tranquila e segura.

Ou seja, os interessados, ao negociar uma transação imobiliária, esperam um acordo mutuamente benéfico, envolvendo um bem imóvel. Mas, a depender do andamento das negociações sobre esse bem, riscos à segurança podem aparecer e o colocar em risco.

Por isso, é de extrema importância que se esteja atento durante o processo de negociação de um bem imóvel. Seja você um comprador, ou um vendedor, é imprescindível prestar atenção a toda e qualquer irregularidade presente no seu negócio. Algo relativamente pequeno no início de uma transação, pode acarretar em problemas cada vez maiores, gerando um prejuízo, às vezes irreversível, à parte lesada do negócio. 

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Como garantir uma negociação segura durante transações imobiliárias

O êxito em transações imobiliárias pode ser demonstrado desde o estabelecimento eficaz de uma comunicação entre os contratantes, até o fechamento ideal do negócio.

Para garantir transações imobiliárias eficientes, elas devem ser devidamente verificadas, avaliadas e regularizadas. Dependendo do negócio, em casos de conflitos ou complicações, o suporte feito por uma assessoria jurídica pode ser de grande ajuda, mas de forma simplificada, existem certas atitudes que já conseguem cumprir com uma negociação segura, ao fazer uma transação imobiliária. 

Comunicação eficaz

O primeiro passo de uma negociação começa na comunicação. As partes interessadas numa transação imobiliária expõem seus interesses e discutem os termos e condições benéficas para ambos. Essa discussão inclui as cláusulas principais do contrato, o preço da transação e seus prazos de pagamento, além das obrigações e responsabilidades de cada parte que está vinculada ao negócio. 

Estabelecer uma comunicação clara com os clientes, sem desconsiderar suas necessidades, faz com que o processo de negociação se torne mais fluido, o que inclusive, aumenta as chances de conquistar o interesse do comprador do imóvel.

Durante a negociação imobiliária, em si, é importante identificar os pontos em que se pode negociar as necessidades e interesses das partes envolvidas nas transações imobiliárias. Identificando essas pendências, é possível encontrar soluções para que ambas as partes se vejam em acordos mutuamente benéficos.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

Due diligence

Após a comunicação e negociação inicial sobre o imóvel, é preciso verificar a propriedade, em si. Mas, isso não se refere simplesmente à propriedade em si, e sim a todos os fatores que o envolvem. Na verdade, uma boa verificação envolve a análise de documentos legais, inspeções no imóvel negociado, além de avaliar seu real valor, considerando o mercado imobiliário. 

Questões como omissão sobre as condições da propriedade, problemas em relação ao seu registro em cartórios, responsáveis pelo registro de imóveis, podem influenciar diretamente na negociação de um imóvel. Além disso, deve-se considerar a fundo o mercado imobiliário, para evitar preços, previsto no contrato para serem pagos, que excedam o real valor do imóvel. 

Esse processo é conhecido como due diligence, e é importante para garantir que não existem problemas ocultos com a propriedade, seja fisicamente ou legalmente, fazendo da transação um negócio seguro para todas as partes envolvidas.

Gestão de conflitos durante uma negociação

Durante o processo de negociação de transações imobiliárias, é comum surgir algumas divergências de opinião que, consequentemente, podem gerar conflitos entre os contratantes

Nesses casos, é importante saber como intermediar e gerenciar esse tipo de situação, adiantando-se na elaboração de questões que podem gerar possíveis objeções, estando preparados para solucionar cada uma delas

A mediação eficaz durante possíveis conflitos de interesses consegue transmitir aos envolvidos nas transações imobiliárias. E isso traz uma maior sensação de segurança para os contratantes, o que interfere diretamente no sucesso do negócio.  

Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

Contratos e registros

Após determinar seus termos e condições, as partes envolvidas devem ter esses termos formalizados através de um contrato e registrados em um cartório específico para o Registro de Imóveis.

Dependendo dos envolvidos na negociação, o processo de transações imobiliárias pode ser feito apenas por um contrato particular, sem realizar a etapa de escritura e registro. Isso pode acontecer pelo vínculo afetivo que os contratantes compartilham entre si, mas é importante lembrar que transações imobiliárias muito abruptas ou pactuadas sem formalização dos envolvidos, podem gerar quebras de contrato ou irregularidades com mais facilidade.

Por isso, a etapa de formalização das transações imobiliárias é indispensável na hora de fechar um negócio, pois legaliza a transação e garante que as cláusulas, presentes nela, sejam respeitadas e protegidas.

Fechamento eficiente de um negócio

O fechamento do negócio é a etapa final, e o momento mais esperado das transações imobiliárias. Ele é o resultado de todas as práticas de preparação de um contrato claro, uma comunicação eficaz com as partes envolvidas na transação, gestão de conflitos, entre todas as outras etapas feitas durante o processo de negociação para o fechamento do acordo sobre um bem imóvel.  

A clareza nas condições e nos termos, fornecendo todas as informações necessárias ao comprador, demonstra confiança e segurança durante transações imobiliárias, aumentando as chances de obter o sucesso de um negócio

Conclusão

As transações imobiliárias são uma parte fundamental do mercado imobiliário. Elas se referem aos processos de compra e venda, locação ou arrendamento de propriedades imobiliárias e demais transações.  

Em alguns casos, essas transações podem ser irregulares, o que pode pôr todo o negócio imobiliário em risco. Portanto, ao realizar uma transação imobiliária, é importante buscar o apoio de profissionais especializados, como corretores de imóveis e advogados, para garantir que a transação seja realizada de forma segura, dentro dos conformes da lei.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Para mais informações sobre as transações imobiliárias, como elas funcionam e seus métodos de segurança, além da função de uma assessoria jurídica no combate contra possíveis fraudes em negócios dessa natureza, entre em contato com o nosso escritório de advocacia Galvão & Silva. Agende uma consulta com um dos nossos, mais experientes, advogados do ramo imobiliário e garanta que seu processo de negociação sobre um imóvel esteja protegido de todo e qualquer tipo de risco.

5/5 - (1 vote)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

6 Dúvidas Comuns Sobre o Direito de...

Por Galvão & Silva Advocacia

03 maio 2024 ∙ 9 min de leitura

Rescisão Contratual de Imóveis: 10...

Por Galvão & Silva Advocacia

19 abr 2024 ∙ 9 min de leitura

Consultoria Jurídica Imobiliária: Contratos...

Por Galvão & Silva Advocacia

16 abr 2024 ∙ 9 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.