Advogado Especialista em Casos de Separação

Advogado Especialista em Casos de Separação

20/05/2022

6 min de leitura

Atualizado em

casos-de-separacao

Um advogado especialista em casos de separação é um profissional altamente requisitado, visto que este é responsável por orientar e representar uma ou ambas as partes em um processo de rompimento de vínculos patrimoniais.

Geralmente, processos de separação costumam ser complexos, pois envolvem partilha de bens, guarda de filhos e demais fatores. Portanto, o advogado especialista em casos de separação possui um papel fundamental, modificando seus atendimentos de forma personalizada, com soluções que beneficiam as partes envolvidas.

A importância de um advogado especialista em separação

A presença de um advogado especialista em casos de separação é de extrema importância para auxiliar em orientações extrajudiciais e para representar o casal, ou apenas uma das partes, no divórcio.

O processo de separação é delicado e necessita de uma atenção especial, visto que pode tomar diversos rumos. Mas não pense em contratar somente um advogado de família. Contrate um profissional especializado em divórcio e de excelência. Este irá compreender melhor as questões jurídicas e emocionais presentes em todas as situações, encontrando a melhor solução para os problemas do divórcio.

As partes irão decidir se a separação será consensual/amigável, estando de acordo com todas as questões do divórcio. Neste caso, será necessário realizar apenas a oficialização, alteração, divisão e as demais questões que envolvam o processo.

Se as partes optarem por um divórcio litigioso, onde ambas não se encontram de acordo com as questões que envolvem a separação, o advogado se torna essencial para a realização de um acordo que beneficie ambas as partes.

Fale com um advogado especialista.

Divisão de bens

Quando é celebrado um casamento, uma das coisas mais importantes a decidir é de como será a divisão de bens após o matrimônio. Dentre as possibilidades, estão: comunhão parcial de bens, comunhão universal de bens, separação total de bens, separação obrigatória de bens, participação final nos aquestos. Caso o casal não tenha optado por nenhum regime de bens, o que irá vigorar será a comunhão parcial de bens.

Comunhão parcial de bens: se trata dos bens adquiridos de maneira onerosa durante o matrimônio, sendo de ambas as partes, divididos em partes iguais entre o casal. Não estão inclusos os bens que um dos cônjuges já possuía antes do casamento, estes permanecerão com a parte que já os possuía.

Comunhão universal de bens: todos os patrimônios que as partes possuem, incluindo os de antes do matrimônio, entrarão na divisão de bens no momento do divórcio. Neste caso, a única exceção será se um dos bens das partes for herança, que não entrará no patrimônio do casal.

Separação total de bens: cada patrimônio é apenas da parte que o possui, não havendo bens em comum entre o casal. No momento do divórcio é mais simples, visto que cada um ficará com seus próprios patrimônios.

Regime de participação final dos aquestos: durante o casamento, não há bens do casal. Cada uma das partes possui propriedade exclusiva dos bens possuídos. Mas, ao final do casamento, acontecerá a comunhão parcial de bens. Portanto, no divórcio, cada parte ficará com o que era seu antes do matrimônio e os bens adquiridos após o casamento farão parte do patrimônio do casal.

Atuação do advogado de família

O papel do advogado de família, que cuida dos casos de separação, vai além da aplicação da lei e o acesso à justiça. Assim, no direito de família, o profissional precisa passar tranquilidade e conforto para os consulentes. Então, sua atuação é dividida em:

  1. Consultiva: Se refere a planejamentos sucessórios, elaboração de contratos/testamentos e opiniões legais sobre posturas juridicamente corretas;
  2. Conciliadora: Evitar um litígio judicial, entregando ao órgão jurisdicional ou extrajudicial competente o acordo feito pelas partes para ser homologado;
  3. Contenciosa: A única solução para o caso acontece através de uma ação judicial;

Ligue agora e agende uma reunião.

O que levar em consideração na escolha de um advogado de divórcio?

Procure um advogado especializado!

Uma das principais dicas para a escolha de um advogado em casos de separação é que o profissional seja especializado em direito de família. Além disso, é melhor optar por um profissional especializado no caso específico pelo qual você o procura. A formação e conhecimento na área é indispensável, pois é importante que o profissional entenda os processos relacionados a direito de família e esteja atualizado com toda a legislação deste meio.

Advogado de família experiente!

As consequências de um mau aconselhamento jurídico podem ser terríveis para as partes, por isso é importante a contratação de um advogado de família que já tenha experiência em processos de família e entenda como as coisas funcionam.

Contrate um advogado de família honesto!

É de extrema importância que o advogado que será contratado seja realista das possibilidades concretas da resolução do caso e deixe claro quais são as possibilidades legais existentes. Um advogado de família que traz falsas expectativas poderá frustrar e gerar situações desagradáveis ao andamento do processo de separação.

Escolha um advogado empático!

Ao lidar com casos que envolvem muitos sentimentos e emoções, como o divórcio, o advogado de família deve ser uma pessoa empática, para poder ouvir e entender seu

cliente. E para isso é importante que o profissional passe uma confiança, para que todas as questões em jogo sejam expressas sem medo. Ele deve, também, se colocar no lugar do seu cliente, se envolver e procurar a melhor solução para o caso.

Obtenha referências de clientes antigos!

Para a contratação de um bom advogado, procure por referências de clientes antigos do profissional que está em análise, pois nada melhor que conversar e adquirir informações de quem já teve experiências com o advogado.

Fale com um advogado especialista.

O que é necessário saber na hora de contratar um advogado?

Contratar um advogado especialista em direito de família é um ótimo começo de uma forma segura no divórcio. Porém, é necessário levar em consideração demais requisitos ao escolher o profissional correto.

Antes de contratar um advogado, é importante que você pesquise se existem opiniões de clientes expondo suas histórias e a forma como o escritório lhes ajudou. Como dito acima, sem dúvidas, essa referência é a melhor maneira de avaliar o trabalho de um bom advogado.

Além disso, é importante que o advogado faça parte de um escritório de advocacia bem estruturado, visto que a assistência que ele dará ao caso de separação será extremamente plausível, pois contará com vários outros advogados especializados para resolver o seu problema.

Busque o profissional pelo site do escritório onde trabalha, veja se ele traz informações da especialidade do profissional, procure o conteúdo jurídico sobre a área que você precisa, pesquise as redes sociais do advogado para disseminar seu conteúdo de interesse do público e pegue referências com antigos clientes do profissional.

Entender esses pontos é fundamental para uma boa contratação, com a certeza que desfrutará de todos os benefícios em contratar um advogado!

Conclusão

Quando se trata de advogado especialista em divórcio, o escritório Galvão & Silva possui grande destaque no segmento, contando com profissionais experientes, registrados na OAB, com ótima formação e especialização na área! Contate-nos e agende uma consultoria.

4/5 - (11 votes)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Revisão de Alimentos: Direitos do...

Por Galvão & Silva Advocacia

02 maio 2024 ∙ 11 min de leitura

Direitos Hereditários e Reconhecimento de...

Por Galvão & Silva Advocacia

26 abr 2024 ∙ 8 min de leitura

Aspectos Legais da Adoção Socioafetiva:...

Por Galvão & Silva Advocacia

26 abr 2024 ∙ 10 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.