Latrocínio: entenda o crime e suas implicações legais

Converse com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

Daniel Ângelo Luiz da Silva

Autor: Daniel Ângelo Luiz da Silva

6 min de leitura

Latrocínio: entenda o crime e suas implicações legais

Publicado em: 22/08/2025

Atualizado em:

O latrocínio é o crime que define o roubo com resultado morte, ocorrendo quando a morte da vítima é consequência da ação criminosa. Trata-se de um dos delitos mais graves do Código Penal brasileiro, com pena equiparada à de homicídio qualificado.

No Brasil, essa infração está prevista no artigo 157, §3º do Código Penal, sendo classificada como crime hediondo. Além de se tratar de crime material, aqueles que exigem a produção de resultado material para se consumar.

Apesar de ser popularmente confundido com homicídio, o latrocínio se diferencia por ter o dolo na subtração, e não na vida. Ou seja, o objetivo é roubar, mas a morte da vítima ocorre como meio ou consequência do roubo, é o que se chama de crime agravado pelo resultado.

Casos de latrocínio causam forte comoção social e recebem atenção especial das autoridades, tanto pela brutalidade quanto pela complexidade investigativa e processual envolvida.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

O que é latrocínio de acordo com o Código Penal brasileiro?

O latrocínio é uma forma qualificada de roubo. Ele se configura quando, durante ou após um assalto, o agressor mata a vítima para consumar o crime ou assegurar sua impunidade. A legislação brasileira trata esse crime com especial rigor.

De acordo com o art. 157, §3º do Código Penal, a pena para o latrocínio é de 20 a 30 anos de reclusão, além da multa. Isso o torna um dos crimes com penas mais severas no ordenamento jurídico nacional. Vejamos: 

    “ § 3º  Se da violência resulta:                 

      II – morte, a pena é de reclusão de 20 (vinte) a 30 (trinta) anos, e multa”

Trata-se de crime hediondo, definido como tal pela Lei 8.072, o que significa que trata-se de infração penal com reprimenda maior pelo Estado brasileiro. Por isso, a atuação jurídica nesses casos exige extremo cuidado técnico.

E se a morte for anterior? 

O latrocínio acontece quando a morte da vítima é consequência da violência usada para roubar. Mas, se a pessoa é morta primeiro e só depois o autor pega os bens dela, não é latrocínio. Nesse caso, a lei entende que houve homicídio doloso junto com o crime de furto, previstos no Código Penal. 

Como funciona a investigação e o processo criminal em casos de latrocínio

A investigação do latrocínio é conduzida pela Polícia Civil ou pela Polícia Federal, com apoio de perícia criminal, coleta de provas testemunhais e exames cadavéricos. O inquérito deve demonstrar o nexo entre o roubo e a morte.

Após o inquérito, o Ministério Público pode oferecer denúncia e o réu responde por crime hediondo. O processo penal segue com a audiência de instrução e julgamento, podendo haver júri se houver dúvida na tipificação.

A atuação da defesa pode incluir pedidos de liberdade provisória, contestação da autoria e nulidades processuais. O contraditório deve ser plenamente respeitado.

Atuação do escritório Galvão & Silva Advocacia em caso de latrocínio com prisão em flagrante revertida

Em um caso acompanhado recentemente pelo nosso escritório, um jovem foi preso em flagrante sob acusação de latrocínio após a morte de um cliente durante um assalto em um comércio no Distrito Federal. Apesar de não ter efetuado o disparo, ele foi identificado com base em reconhecimento fotográfico ilegal e depoimentos contraditórios.

A família buscou o escritório nas primeiras 24 horas, permitindo que a equipe jurídica atuasse rapidamente na análise do flagrante. Foram solicitadas diligências negligenciadas, como imagens de câmeras e localização do celular, elementos fundamentais para esclarecer a verdade dos fatos.

Durante a audiência de custódia, foi possível demonstrar a fragilidade das provas e a ausência de vínculo entre o cliente e o autor do disparo. Com base nisso, a prisão foi revogada e o processo seguiu com o acusado em liberdade, possibilitando uma defesa técnica eficaz.

No curso da instrução penal, ficou provado que ele não participou do crime, resultando em sua absolvição. O caso evidencia como a atuação jurídica rápida e qualificada pode evitar injustiças graves em processos de alta complexidade, como os de latrocínio.

Quando o crime de latrocínio é considerado consumado?

A consumação do latrocínio gera muitas dúvidas, principalmente por envolver dois resultados: o roubo e a morte. A jurisprudência brasileira já pacificou o entendimento sobre esse ponto com base em decisões dos tribunais superiores. Vejamos a Súmula 610 do Supremo Tribunal Federal (STF):

Súmula 610: Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima.”

Segundo o entendimento do STF:

  • Latrocínio se consuma com a morte da vítima, ainda que o agente não tenha conseguido levar nenhum bem material.
  • O que importa é a intenção de subtrair e a ocorrência da morte durante ou logo após a ação criminosa.
  • A subtração não precisa se concretizar: mesmo sem levar dinheiro, celular ou outro objeto, se há violência com resultado morte, o crime se consuma.
  • A tentativa de latrocínio só ocorre quando não há morte, mesmo que tenha havido agressão grave ou tentativa de disparo.

Esse entendimento reforça a gravidade do crime e a importância de avaliar com cuidado a narrativa dos fatos e as provas desde o início do processo.

Atuação do advogado criminalista em casos de latrocínio

A defesa em um processo de latrocínio exige profundo conhecimento do processo penal, jurisprudência e técnicas de investigação defensiva. Um erro na estratégia pode custar décadas de liberdade ao réu.

Cabe ao advogado examinar provas com rigor técnico, questionar a qualificação do crime, e buscar garantias processuais como presunção de inocência e ampla defesa. A atuação rápida é essencial.

Em muitos casos, o advogado é chamado logo após a prisão em flagrante. A presença técnica desde o início pode ser decisiva para a condução do caso e até para a possibilidade de desclassificação do crime.

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Como o escritório Galvão & Silva Advocacia pode ajudar em casos de latrocínio

O escritório Galvão & Silva Advocacia atua com excelência técnica na defesa de acusados em processos de latrocínio, oferecendo suporte jurídico desde a fase do inquérito até a sentença final, inclusive em casos com prisão em flagrante ou preventivas.

Nossa equipe avalia minuciosamente as provas, questiona ilegalidades processuais e busca preservar os direitos fundamentais do cliente, especialmente em contextos de reconhecimento indevido, provas frágeis ou tipificação equivocada do crime.

Com atuação nacional e atendimento ágil, inclusive por videoconferência, oferecemos uma defesa firme, estratégica e ética, sempre pautada no respeito ao devido processo legal. Fale com um advogado criminalista do nosso time e conte com uma atuação sólida para proteger seus direitos.

5/5 - (1 voto)
Daniel Ângelo Luiz da Silva
Autor
Daniel Ângelo Luiz da Silva

Advogado sócio fundador do escritório Galvão & Silva Advocacia, formado pela Universidade Processus em Brasília inscrito na OAB/DF sob o número 54.608, professor, escritor e palestrante de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Galvão & Silva Advocacia
Revisor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado

Uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Ciro Silvano
Ciro Silvano Presidente - Casa do Caminho

"Tive uma experiência muito positiva. O escritório possui excelente estrutura e corpo jurídico."

Gabriel Lira
Gabriel Lira CEO - Agência Gruv

"Fui atendido pela equipe do dr. Daniel Silva e eles foram atenciosos a todo tempo, sempre me atualizando com todos os andamentos do processo."

Rafael Vaz
Rafael Vaz Empresário

"Atendimento deles é fora do comum, atenção em todas as etapas e principalmente a excelência da operação..."

Camilla Kassia
Camilla Kassia Gerente - Portobello S.A.

"Minha experiência por aqui é sempre a melhor possível, contar com o profissionalismo e responsabilidade do escritório..."

Luís Gustavo Moreira
Luís Gustavo Moreira Psicólogo

"Excelente atendimento, ótimos advogados em Brasília! Foram certeiros no que eu precisava."

Mauro Gomes
Mauro Gomes Diretor Executivo - IBM Brasil

"Eu recomendo os advogados da Galvão e Silva para qualquer tipo de trabalho envolvendo qualquer interação com o governo..."

Elias Borges
Elias Borges Analista de Negócios - Sebrae

"Excelente escritório! Consegue reunir praticamente todas as características positivas para prestação de ótimos serviços..."

Edson Marques
Edson Marques Sócio - Cavalher Odontologia

"Gostei muito. São eficientes e comprometidos com o que prometem. Consultoria empresarial de primeira."

Rafaela Rocha
Rafaela Rocha Empresária

"Ambiente agradável com profissionais altamente qualificados, humanitários e eficientes..."

Luisa Zottis
Luisa Zottis Jornalista Internacional

"Excelente trabalho, recomendo."

Diógenes Finéias
Diógenes Finéias Militar - Exército Brasileiro

"Fui a vários escritórios, mas só aqui consegui resolver meu problema, Galvão e Silva, recomendo..."

Posts relacionados

Desmanche ilegal: entenda o crime e suas implicações legais

Desmanche ilegal: entenda o crime e suas...

Por Galvão & Silva Advocacia

22 ago 2025 ∙ 6 min de leitura

Perturbação de sossego é crime? Saiba o que fazer

Perturbação de sossego é crime? Saiba o...

Por Galvão & Silva Advocacia

22 ago 2025 ∙ 7 min de leitura

Advogado criminal e o mandado de prisão: quando buscar apoio

Advogado criminal e o mandado de prisão:...

Por Galvão & Silva Advocacia

19 ago 2025 ∙ 6 min de leitura

Posts recomendados

Tudo sobre divórcio internacional: documentos, jurisdição e homologação

Tudo sobre divórcio internacional: documentos, jurisdição...

Por Galvão & Silva Advocacia

07 jul 2022 ∙ 14 min de leitura

Homologação de Sentença Estrangeira

Homologação de Sentença Estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 32 min de leitura

O Melhor Escritório de Advocacia Especialista em Direito Empresarial

O Melhor Escritório de Advocacia Especialista em Direito...

Por Galvão & Silva Advocacia

15 set 2023 ∙ 5 min de leitura

O Melhor Advogado do Brasil em Direito Empresarial

O Melhor Advogado do Brasil em Direito Empresarial

Por Galvão & Silva Advocacia

19 ago 2023 ∙ 6 min de leitura

Advogado Especialista em Associações: Entenda sua Importância

Advogado Especialista em Associações: Entenda sua...

Por Galvão & Silva Advocacia

13 jul 2023 ∙ 6 min de leitura

Homologação de Sentença Estrangeira de Divórcio

Homologação de Sentença Estrangeira de Divórcio

Por Galvão & Silva Advocacia

14 jun 2017 ∙ 8 min de leitura

Advogado Brasileiro nos Estados Unidos – EUA

Advogado Brasileiro nos Estados Unidos – EUA

Por Galvão & Silva Advocacia

27 fev 2023 ∙ 7 min de leitura

Homologação de Casamento no Exterior: é Necessário?

Homologação de Casamento no Exterior: é Necessário?

Por Galvão & Silva Advocacia

07 jun 2021 ∙ 8 min de leitura

Onde nos encontrar

Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2025 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204, Brasília - DF CEP: 70.333-900 Tel: +55 (61) 3702-9969

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.