MENU
Artigos

Receba agora o contato de um
Advogado Especialista

Ligamos Para Você
Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor

Por Galvão & Silva Advocacia.
Publicado em 29 de junho de 2018. Atualizado em 5 de julho de 2018.

Blindagem trabalhista: como proteger sua empresa a longo prazo?

Hoje em dia, falar sobre blindagem trabalhista vai muito além de um serviço estratégico que só atende grandes empresas. Muitos empresários já enxergam, na prática, uma maneira de proteger a existência do seu negócio a longo prazo.

Blindagem Trabalhista: Como proteger o seu negócio

Blindagem trabalhista.

A elaboração de uma estratégia inteligente de blindagem faz com que as dores de cabeça vindas de irregularidades trabalhistas sejam reduzidas ou, até mesmo, extintas. Mesmo assim, é comum que a prática apresente uma série de resistências, nascidas principalmente da falta de informação correta sobre o assunto.

 

 

Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem trabalhista não consiste em achar formas de enganar a justiça do trabalho, a previdência, ou os colaboradores da sua empresa. É exatamente o oposto: trata-se do desenvolvimento de uma relação suficientemente transparente e adequada para que sua empresa esteja “blindada” de futuros problemas que causam danos patrimoniais e à imagem do empreendimento.

É exatamente por isso que a blindagem trabalhista funciona como uma via que, ao mesmo tempo, protege sua empresa e seus empregados, reduzindo desgastes e poupando custos futuros através de boas decisões no presente.

Saiba o que é a blindagem trabalhista, de que forma ela auxilia sua empresa, e quais são alguns dos métodos mais comuns deste tipo de estratégia:

O que é a blindagem trabalhista?

A blindagem trabalhista consiste em uma série de procedimentos legais e, até mesmo, no cotidiano de sua empresa, adotados com o objetivo de reduzir qualquer tipo de problema na esfera trabalhista.

No Brasil, existe a noção enganada que é praticamente impossível uma empresa existir sem uma série de incômodos com os trabalhadores que já passaram por ela. Essa noção é fruto de uma configuração já ultrapassada de enxergar o direito, onde as práticas preventivas eram relegadas ao segundo plano, ou completamente ignoradas.

Hoje em dia, sabe-se que boas práticas trabalhistas reduzem os custos futuros de forma significativa. Além disso, no escritório Galvão & Silva temos a percepção de que uma empresa que desenvolve uma blindagem competente desencoraja ações trabalhistas contra ela, frente à consolidação de causas anteriores em benefício da empresa.

Blindar significa prevenir

A maior parte das blindagens empresariais pode ser comparada com a blindagem de um automóvel, pois sua intenção é minimizar os danos na eventualidade de algo que ataque sua integridade. Na blindagem trabalhista, no entanto, a analogia é menos precisa, pois é praticamente certo que uma empresa que não mantenha essas boas práticas sofrerá danos na esfera trabalhista, em um futuro próximo.

Significa dizer que uma consultoria preventiva irá reduzir os custos que seriam quase garantidos, sem a sua aplicação. A principal intenção deste método de prevenção que é conhecido como blindagem é não deixar nenhum espaço para futuras multas.

Coisas simples como documentações adequadas, manutenção de provas benéficas para a empresa e o registro das práticas corretas podem poupar uma enorme dor de cabeça, bem como multas significativas no futuro.

Diferentemente do pensamento ultrapassado que acredita que tudo pode ser resolvido com um “jeitinho”, nós temos a convicção de que boas práticas trabalhistas são a melhor maneira de evitar problemas.

Quais as vantagens deste tipo de blindagem?

Quando pensamos em blindagem trabalhista, o fim dos constantes incômodos com a Justiça do Trabalho é o objetivo ideal para a maior parte das pessoas. Há, no entanto, outras vantagens decorrentes deste benefício que podem se revelar tão importantes quanto o fim da dor de cabeça.

  • Redução de multas futuras

Não há dúvidas que manter um empregado na empresa custa caro. Isso não deve permitir, no entanto, para que demissões, afastamentos e, até mesmo, aposentadorias sejam motivo para que existam ainda mais custos decorrentes de multas.

A blindagem trabalhista permite que você minimize as chances de pagar alguma multa futura através de práticas mais condizentes com aquilo que é cobrado pela justiça. Em outras palavras, trata-se de adotar hábitos hoje para não pagar por eles (com juros) amanhã.

Saber exatamente quanto custará contratar, demitir ou realizar mudanças no quadro de empregados a longo prazo, é uma realidade que poucas empresas são capazes de desfrutar, atualmente. A blindagem trabalhista é, sem sombra de dúvidas, a forma mais eficiente de alcançar essa situação confortável.

  • Melhor relação com os trabalhadores

Ao contrário do que muitas fontes sugerem, a blindagem trabalhista não é uma forma de se equilibrar nos limites da legalidade para oferecer menos aos empregados de uma empresa. Trata-se de um planejamento inteligente de recursos e práticas, buscando a supressão de razões legais para conflitos.

Este tipo de estratégia inclui desde melhorias simples nos controles e registros da rotina da empresa, até mudanças burocráticas e de tratamento em relação aos empregados. Invariavelmente, essas mudanças são percebidas como melhorias, que acabam por estreitar os laços entre o trabalhador e a empresa, em função da maior transparência e das maiores certezas em relação à sua situação de trabalho.

Blindagem trabalhista: como proteger sua empresa a longo prazo?
Tire suas dvidas com nossa equipe
Quero conversar sobre o meu caso

Receba agora o contato de um Advogado Especialista

Últimos artigos

Mais Lidos

© 2018 | Galvão & Silva Advocacia. Todos os direitos reservados.

Fechar

Precisa de ajuda jurídica?
envie uma mensagem

* Todos os campos são obrigatórios.

x

X
Carregando...
×
×
×