Assessoria Jurídica: o que é, como Funciona e Diferença Entre Consultoria

Assessoria Jurídica: o que é, como Funciona e Diferença Entre Consultoria

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

8 min de leitura

assessoria-juridica

Não é de hoje que a assessoria jurídica ocupa um lugar de destaque em diferentes estratégias de redução de custos e imprevistos em empresas e, até mesmo, famílias. Com uma enorme versatilidade de áreas a serem abordadas e efeitos positivos rapidamente percebidos, não contar com uma assessoria jurídica já não é uma opção para quem pretende levar o planejamento a sério.

Mesmo tão popular, muitas pessoas ainda não conhecem o conceito de assessoria. Algumas a confundem com uma consultoria, ou com a atuação padrão de um escritório de advocacia, sem conhecer a importância da advocacia preventiva como estratégia de solução de problemas.

No artigo de hoje, nossa equipe preparou uma explicação do que é a assessoria jurídica, quais suas diferenças para uma consultoria tradicional, suas principais vantagens práticas, áreas de atuação e recomendações de uso. Ao final do texto, preparamos uma breve sessão de perguntas e respostas para ajudar você a resolver dúvidas que possam ter surgido ao longo da leitura.

Desejamos que essas informações sejam proveitosas e, claro, que você se sinta à vontade para entrar em contato conosco caso perceba que a assessoria jurídica é a solução ideal para o seu caso!

O que é a assessoria jurídica?

A assessoria jurídica é uma atividade privativa de advogados e escritório de advocacia. Ela consiste em estar à disposição para orientações, estratégias, prevenção, auxílio e atuações imediatas sempre que necessário.

Em outras palavras, trata-se de parte da atuação preventiva da advocacia, aquela que existe antes que uma situação seja levada à justiça. Muitas pessoas a interpretam, ainda, como a lógica de ter um escritório de advocacia sempre à sua disposição para a resolução de dúvidas, elaboração de documentos e orientações legais.

Seu objetivo, é claro, é oferecer agilidade e segurança na tomada de decisão, sempre apontando para caminhos que evitem conflitos judiciais longos e custosos, gerando benefícios que se somam para o cliente orientado.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Qual a diferença entre assessoria jurídica e consultoria jurídica?

Muitas pessoas, ainda hoje, confundem a função de uma assessoria jurídica com a de uma consultoria jurídica. Na prática, os dois serviços se diferenciam pelo escopo e pela duração atribuídos em cada cenário.

A consultoria diz respeito a questões pontuais. Em outras palavras, contrata-se um consultoria para dar um parecer, orientação ou solução para uma ou mais questões específicas. Uma vez respondida essa questão, está finalizada a consultoria. Ela tem as características de um projeto, com início e fim.

Já a assessoria tem uma relação de continuidade. É mais ampla e atende em mais frentes. Consultorias podem fazer parte do serviço de uma assessoria, somadas aos atendimentos recorrentes e ao acompanhamento constante que é característico de uma prestação mais completa. Ao contrário da consultoria, a assessoria não tem uma única resposta como finalidade, mas sim a busca por resposta para todas as questões já existentes e que vierem a surgir ao longo do tempo.

Quais as vantagens de contar com uma assessoria jurídica

A este ponto, esperamos que a assessoria jurídica já seja vista como uma vantagem significativa para você. Tradicionalmente, porém, há vantagens que são tipicamente apontadas como os principais fatores para fazerem organizações optarem por uma assessoria jurídica. São elas:

Ligue agora e agende uma reunião.
(61) 3773.4196

Definitivamente, a vantagem mais evidente de forma imediata de uma assessoria jurídica é a segurança legal que ela oferece. Para quem conta com a assessoria, todos os passos podem ser conferidos antes, com a certeza de que o caminho em frente é seguro e sem surpresas negativas.

Na prática, a assessoria jurídica representa saber que cada passo a ser dado está protegido por uma decisão juridicamente segura, que representará um desenvolvimento positivo e sem surpresas para você.

Capacidade de prevenção de judicialização

Outro aspecto positivo da segurança legal é poder se antecipar às situações. Desta maneira, é possível evitar estar em um cenário potencialmente válido para a judicialização ou, até mesmo, antecipar-se em relação à resolução do conflito, evitando um processo judicial longo e custoso pela proposição de acordos, negociações ou, até mesmo, por uma estratégia que simplesmente evite este tipo de desgaste.

Redução de custos legais pelo planejamento

A assessoria permite executar, no campo do Direito, aquilo que toda organização realiza (ou deveria realizar) em sua área: um planejamento sólida, antecipando-se a eventuais problemas. Cada vez mais, soluções como programas de integridade, conformidade com a LGPD e outras estratégias baseadas em planejamento e antecipação reduzem multas, perdas financeiras e judiciais, bem como inteligência tributária em torno de todo o capital que circula em um negócio.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Conhecimento profundo dos advogados sobre seu negócio

Um efeito quase colateral e muito positivo da assessoria jurídica em relação ao próprio cliente é o seu nível de compreensão sobre a situação real. Isso permite identificar não apenas as necessidades, mas os pontos de exposição, os riscos e as situações de maior impacto para a estrutura do cliente.

Essa sinergia e compreensão profunda são raras em uma situação de contratação de advogado para resolver um único problema. Isso permite identificar pontos que precisam ser corrigidos antes mesmo que aconteçam, resultando em menos perda financeira.

Veja Também | Saiba Como Melhorar a Gestão Jurídica da sua Empresa!

Certeza de resolução rápida de dúvidas

Muito menosprezada por quem ainda não a utiliza, mas adorada por todo mundo que conta com uma assessoria jurídica, essa é uma vantagem e tanto no cotidiano de qualquer cliente. Aquelas dúvidas que surgem durante uma negociação, leitura de contrato ou abordagem com pessoal podem ser rapidamente resolvidas, garantindo que sua decisão seja embasada em conhecimento jurídico!

Ligue agora e agende uma reunião.
(61) 3773.4196

Para quem é o serviço de assessoria jurídica?

Normalmente, o serviço de assessoria jurídica é utilizada por organizações e empresas, que tendem a possuir uma quantidade maior de demandas recorrentes relacionadas a questões legais. Não é incomum, porém, que famílias – sobretudo aquelas que já contam ou pretendem contar com um planejamento sucessório sólido – tenham uma assessoria à sua disposição.

De forma geral, portanto, pode-se definir que a assessoria jurídica é uma serviço útil para toda situação em que exista uma demanda recorrente por serviços advocatícios, de forma que se antecipar aos problemas e riscos passe a ser válida. Além disso, é importante em cenários em que o planejamento jurídico seja parte importante para alcançar algum objetivo específico.

Em quais áreas a assessoria jurídica pode ser utilizada?

A assessoria jurídica pode ser utilizada de forma bastante ampla, em uma série de áreas ligadas ao direito.

No caso empresarial, por exemplo, sua atuação se alonga para o campo tributário, trabalhista, contratual, negocial, ambiental e de direito empresarial, propriamente dito.

Há ainda questões de direito de família, questões de direito penal e, mais recentemente, no campo do direito digital, abordando especificamente a LGPD. A chegada da LGPD é exemplo da importância de contar com uma assessoria que trabalhe no sentido de um compliance de segurança de dados, evitando multas e problemas em função de uma potencial não adesão às regras estabelecidas na estratégia interna da empresa.

Veja Também | A adequação à LGPD pode te livrar de uma [MULTA ALTÍSSIMA]

Perguntas frequentes sobre assessoria jurídica

É natural que surjam dúvidas sobre a temática da assessoria jurídica, mesmo durante a leitura de mais informações sobre o assunto. Todas as semanas, recebemos diversas dúvidas semelhantes, que reunimos aqui com a esperando de serem úteis para você também!

Assessoria jurídica é só para empresas?

Não. Embora seja um serviço tipicamente associado a empresas, também é comum que se conte com a assessoria em casos de planejamento sucessório ou para indivíduos que executem uma série de negócios jurídicos em seu nome e queiram contar com a segurança necessária para não correrem nenhum risco.

Posso receber assessoria jurídica de alguém que não seja advogado?

A assessoria jurídica, assim como a consultoria e o direcionamento, é uma atividade privativa da advocacia. Qualquer pessoa que preste este serviço sem ser advogado ou advogada devidamente inscrito na OAB realiza um serviço de maneira ilegal, além de todos os riscos de má orientação envolvidos nesta situação.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

A assessoria jurídica é cara?

Ao contrário do que pode parecer para muitas pessoas, assessoria jurídica é sinônimo de economia, pois pode evitar uma série de situações judiciais que são caras e desgastantes. O serviço sempre é dimensionado de acordo com o tamanho da demanda, de forma que sempre busque a maior economia de recursos possível para o cliente.

Preciso de um outro escritório para entrar em uma disputa judicial?

Essa é uma pergunta bastante comum e um tanto surpreendente que faça parte do imaginário popular. A assessoria não diz respeito apenas às práticas preventivas da advocacia. Quando é necessário recorrer à via judicial para a resolução de problemas, é evidente que seu escritório de advocacia que atua na assessoria poderá fazê-lo. Em regra, aliás, é até vantajoso contar com este escritório, uma vez que ele provavelmente conhecerá a fundo o caso em questão.

Assessoria jurídica é sinônimo de não ter processos judiciais?

Outra dúvida comum que precisa ser esclarecida é que assessoria jurídica não é sinônimo de imunidade de qualquer tipo de conflito judicial. Seja pela demanda de outras pessoas, ou mesmo pela sua vontade, há situações em que a via judicial é a única solução possível. Ter a assessoria representa, porém, uma grande chance de estar bem preparado para ter um resultado positivo para a sua situação.

Ficou alguma dúvida? Precisa da orientação de um advogado? Nosso escritório de advocacia é especialista, entre em contato. Teremos prazer em atender você!

Seja o primeiro a avaliar.

Publicado em 04 fev 2022

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts relacionados

Em Caso de Sequestro Relâmpago o Banco...

Por Galvão & Silva Advocacia

16 set 2022 ∙ 8 min de leitura

Escritório de Advocacia Especializado em...

Por Galvão & Silva Advocacia

15 set 2022 ∙ 11 min de leitura

O Que é um Advogado Especializado?

Por Galvão & Silva Advocacia

08 set 2022 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Divórcio Extrajudicial de forma Simples e...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 fev 2020 ∙ 5 min de leitura

Entenda o que é Inventário, e para que...

Por Galvão & Silva Advocacia

23 maio 2019 ∙ 3 min de leitura

Entenda como funciona um Inventário de forma...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 jan 2019 ∙ 14 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
©2022 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido