Direito Trabalhista

Advogado trabalhista no DF

advogado trabalhista df

O cidadão tem todo o direito de recorrer a um advogado trabalhista quando se sente lesado no desempenho de suas atividades laborais. Da mesma forma, o empreendedor pode solicitar os préstimos de um profissional para compreender todas as suas obrigações patronais e evitar problemas com a justiça ou efetuar acordos com antigos funcionários. Por isso, o advogado especializado no ramo do Direito Trabalhista tem a tarefa de se informar profundamente com relação aos direitos dos trabalhadores e também das empresas. Com o objetivo de explicar o que faz um advogado trabalhista no Distrito Federal (DF) e em todo o Brasil e os principais pontos que devem ser observados ao se contratar esse profissional, elaboramos esse texto. Confira!

Missão de um advogado trabalhista

A ação de um advogado trabalhista não pode se restringir somente a lidar com a avaliação de ações e a efetuação de acordos entre os envolvidos. Afinal, o profissional que tem o interesse de crescer nesse segmento precisa estar sempre pronto para avaliar o contexto da situação relatada por um possível cliente.

Todavia, a missão do advogado trabalhista, antes de qualquer coisa, é compreender toda a situação, avaliar todas as variações e, somente depois, tomar as medidas cabíveis na esfera legal. Afinal, o advogado trabalhista precisa instruir o seu respectivo cliente a fim de identificar o critério adequado a ser adotado e quais são os riscos envolvidos em um possível processo.

Atuação do advogado trabalhista com empregados e empregadores

As ações trabalhistas podem tratar de vários problemas, tanto para o colaborador quanto para a companhia, o que pode resultar em sérias consequências. Para o trabalhador, o principal dilema se refere às responsabilidades com os seus dependentes, ou seja, as pessoas que necessitam de seu suporte econômico para viver.

Portanto, a lentidão de uma ação ou uma estratégia inadequada podem causar graves dificuldades para a condição de vida do trabalhador. Justamente por isso, o advogado trabalhista precisa contar com uma sensibilidade extra para identificar em qual situação é melhor procurar por uma resolução judicial ou uma composição.

Para a empresa, contar com um advogado trabalhista também é bastante importante, uma vez que o profissional poderá aconselhá-la a utilizar estratégias com a finalidade de seguir as normas trabalhistas em vigor no país.

A partir dessa conscientização, se torna simples reduzir o número de problemas com os funcionários e, consequentemente, diminuir a quantia de processos com origem trabalhista. No entanto, o advogado trabalhista não se trata apenas de um articulador de acordos entre empregados e empregadores.

Atuação na área trabalhista: dedicação e atualização constantes

Fica evidente que o advogado trabalhista não é um simples articulador de acertos trabalhistas, mas como alguém que prima pela estratégia adequada para avaliar qual a expectativa de sucesso em toda ação aceita e, assim, ser capaz de nortear o cliente pelo melhor caminho a ser seguido, dada a possibilidade de vitória de cada ação judicial.

Portanto, pode ser dito que o advogado trabalhista é um verdadeiro facilitador do Direito, sempre procurando a melhor alternativa técnica para embasar suas atitudes, levando em consideração a razão que rege os interesses de seus clientes.

Com esses conceitos em pauta é que um advogado trabalhista no DF e em qualquer parte do Brasil deve defender as causas de seus clientes, sejam eles trabalhadores, sejam eles empresários.

Dicas para contratar um advogado trabalhista no DF e em todo o Brasil

A decisão de contratar um advogado é muito importante e, por isso, vários fatores devem ser considerados antes de tomá-la. A seguir, separamos algumas dicas para contratar um advogado trabalhista no DF e em todo o Brasil, bem como um advogado especializado em outro ramo jurídico.

Contrate um especialista

Na advocacia, o profissional que se especializa prioriza seus conhecimentos em uma área determinada, se aprofundando melhor em questões especificas, o que permite que ele preste um serviço de qualidade. Por isso, fique atento a esse ponto e evite dores de cabeça.

Confira a inscrição do profissional no Cadastro Nacional de Advogados (CNA)

Após formado, o advogado precisa da aprovação e inscrição válida da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para iniciar suas atividades. Com isso em mente, ao contratar um profissional, verifique se ele tem essa inscrição no Cadastro Nacional dos Advogados (CNA), mantido pelo Conselho Federal da OAB.

Avalie se é melhor contratar um escritório de advocacia ou um profissional liberal

Quando existe a necessidade de uma consulta mais aprofundada e com resposta rápida, contratar um escritório de advocacia pode ser uma ideia melhor, devido ao número disponível de advogados para dar o suporte necessário.

Já o advogado atuante como profissional liberal que trabalha por conta própria, apesar da sua competência, tem uma maior limitação de tempo, tendo em vista que precisa se dividir para atender todos os clientes.

Além disso, o advogado que atua sozinho tem conhecimento aprofundado em menos áreas que um escritório, uma vez que este conta com uma equipe formada por indivíduos com especializações diferentes.

Analise os custos e as condições de pagamento

As seções estaduais da OAB são as responsáveis por publicar a tabela com os valores a serem cobrados pelos advogados em cada tipo de ação e procedimentos, com o objetivo de manter a dignidade da profissão.

Nas situações em que a tabela indicar os honorários em quantia determinada e também o percentual, o valor estipulado deve ser entendido como o valor mínimo a ser praticado no dia a dia, e o percentual, como uma média para fins de honorários de êxito.

Na falta de especificação, 1/3 do valor dos honorários contratados deverá ser pago no ato da assinatura da procuração e o restante, até a sentença de primeiro grau ou final da ação judicial. O advogado pode cobrar valores superiores ao estipulado nessa tabela, contudo, não é possível aferir os honorários antecipadamente.

Como critérios para a aplicação do valor, podem ser considerados o renome e a experiência do profissional, o local da prestação de serviço, o tempo exigido para a demanda e a natureza e importância da causa, por exemplo.

Fique atento ao contrato de honorários

É necessário certificar se o contrato de honorários engloba a atuação do advogado apenas na instância de primeiro grau ou se contempla também a interposição de recurso na instância de segundo grau ou tribunais superiores, além da sustentação oral.

É indispensável que esse contrato seja feito por escrito. No contrato, devem haver as especificações de alguns pontos. São eles:

  • O serviço prestado;
  • Valor dos honorários;
  • Forma de pagamento e
  • Responsabilidade pelo pagamento de custas processuais e demais despesas, caso não seja beneficiário da justiça gratuita.

Se a causa depender de serviços fora da comarca, ficará pactuado ao advogado o direito de fazê-los pessoalmente ou por meio de substabelecimento, ficando os gastos às expensas do cliente, em qualquer um dos casos, com todos os custeios extrajudiciais e judiciais, bem como alimentação, locomoção e hospedagem.

Considere a possibilidade de não ganhar a causa

Em regra, o desempenho do advogado se trata de uma atividade-meio, e não de resultados. Ou seja, o profissional executa os serviços contratados com responsabilidade, diligência, ética e com o emprego de toda a técnica possível no intuito de alcançar o objetivo do cliente. Dessa forma, o advogado não deve ser obrigado a conseguir um resultado estipulado.

A obrigação de meio se defronta com a obrigação de resultado, tendo em vista que, na obrigação de resultado, o profissional se compromete em atingir um resultado predefinido.

Pensando nisso, para que um advogado seja responsabilizado pela perda de um processo ajuizado por ele, é preciso que o cliente lesado prove a conduta ilícita, tendo a obrigação de demonstrar que não houve uma atuação com a diligência e os cuidados básicos e essenciais para a execução adequada do contrato.

Por esse motivo, é realmente importante compreender que o profissional contratado não está obrigado a conseguir um resultado favorável, apesar de ele ter que fazer o possível para que o melhor aconteça e, assim, evitar futuras frustrações.

Advogado trabalhista no DF: Galvão & Silva Advocacia

O desempenho do advogado trabalhista necessita ser reconhecido sempre pela agilidade, pela transparência e pelo conhecimento profundo do tema para resolver problemas junto à Justiça do Trabalho e demais órgãos públicos. Pautado sempre por essa mentalidade, nosso escritório de advocacia conta, em sua equipe, com advogados trabalhistas com longa experiência na área.

O escritório disponibiliza aos clientes atendimento individualizado para ter a condição de encontrar a fonte de divergência entre empregados e seus respectivos empregadores. Além de buscar pela maneira mais adequada de assessorar os seus clientes de forma ágil, eficiente e objetiva, nossos advogados trabalhistas utilizam diversas ferramentas digitais para a realização de agendamento, esclarecimento de dúvidas e reuniões prévias. Tudo para que o cliente se sinta totalmente respaldado e seguro de sua decisão.

É indispensável que os advogados que prestam seus serviços no âmbito do Direito do Trabalho tenham a máxima atenção aos princípios que norteiam e regem a justiça trabalhista, tendo em vista que qualquer falta de atenção a essas regras poderá gerar prejuízos irreparáveis, tanto para o trabalhador quanto para o empregador.

Ficou alguma dúvida? Precisa do auxílio de um advogado trabalhista no DF? Entre em contato!

Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor

Por Galvão & Silva Advocacia.
Atualizado em 22 de outubro de 2019.



Onde nos encontrar

Nosso escritório localizado no Venancio Shopping na Asa Sul
Asa Sul

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Ver no mapa
Nosso escritório localizado no edifício Easy em Águas Claras
Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino

Ver no mapa

Fale com um advogado

Suas informações estão seguras

Fale com um advogado

Suas informações estão seguras

Fale conosco

(61) 3702-9969

Nosso whatsapp

(61) 99990-3003

Areas de atuação

Clique aqui