Direito Imobiliário

Advogado especialista em Ordem de Despejo

Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor
Por Galvão & Silva Advocacia.
0 Comentário

Advogado especialista em Ordem de Despejo
Advogado especialista em Ordem de Despejo

A Ordem de Despejo ocorre quando o proprietário de um imóvel deseja retirar a posse do mesmo do morador atual, o que ocorre pela ocasião de um conflito entre proprietário e locatário. 

Este conflito pode ter diferentes causas, sendo as mais comuns a falta de pagamento, ou o prazo de locação não respeitado. Nessas horas, você sabe o que fazer? 

O ideal é que o conflito seja resolvido através de um diálogo entre as partes, porém às vezes o simples diálogo não é suficiente para deixar as duas partes satisfeitas. Nessas horas, faz-se necessário a Ordem de Despejo, ou Ação de Despejo. 

Ação de Despejo

Quando a Ação de Despejo se torna necessária, é importante entender como ela funciona. Essa ação serve para que o proprietário de certo imóvel retire determinado inquilino de sua propriedade, quando este não aceita sair de forma amigável. 

O proprietário pode entrar com essa ação quando há descumprimento do contrato, por exemplo, quando o inquilino não está cuidando do imóvel conforme estipulado no contrato (está causa algum dano à propriedade), ou quando não há o pagamento do aluguel. 

Preencha o formulário e fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Vale a pena ressaltar que um contrato de aluguel deve ser redigido de forma a abranger cláusulas completas e claras, estipulando direitos e deveres de ambas as partes, justamente para evitar confusão e desentendimentos entre locador e locatário. 

Cláusulas importantes para Contrato de Locação de Imóvel

Estipular a finalidade do imóvel (residencial e/ou comercial) e a possibilidade ou não de reformas são dois exemplos de cláusulas importantes para um contrato de locação.

Além disso, o prazo do contrato, ou seja, o final da locação, é imprescindível para saber quando você poderá cobrar a desocupção do mesmo. Também estipular se tem possibildiade de sublocação, ou seja, se o inquilino poderá transferir a posse do imóvel que alugou para outra pessoa morar/utilizar, e a data de pagamento do aluguel são cláusulas importantes em um contrato de locação.

Qual o momento para entrar com uma Ação de Despejo?

Uma Ação de Despejo pode ser iniciada quando há descumprimento no contrato entre as partes, todavia, recomenda-se utilizá-la, de fato, em última instância, ou seja, quando não for possível resolver a avença de forma amigável. 

Como ajuizar uma ação de despejo? E quais os documentos necessários para essa ação?

O primeiro passo para quem deseja ajuizar uma ação de despejo é buscar um Advogado, de preferência um Advogado Especialista em Direito Imobiliário. Este profissional será capaz de orientar qual a melhor forma e como prosseguir no caso concreto.

Alguns documentos irão facilitar o provimento da Ação de Despejo, como o contrato de locação, escritura do imóvel, os comprovantes dos pagamentos quitados e daqueles em atraso (caso este seja o caso), além de outros documentos capazes de provar o descumprimento de alguma cláusula contratual. 

Conversas entre locatário e locador, mesmo que via WhatsApp, podem ajudar no sucesso da Ação de Despejo. Além disso, os documentos de identificação (como o RG e CPF) das partes também serão necessários. 

A atuação de um advogado experiente na área é um diferencial para que a Ação de Despejo corra com mais facilidade e sem dores de cabeça. Um bom profissional poderá solicitar outros documentos se achar necessário para o sucesso da ação.

Se você precisa de um advogado imobiliário especialista para tratar do seu caso, pode entrar em contato diretamente conosco! Nossa equipe estará à sua disposição!

Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor
Por Galvão & Silva Advocacia.
Atualizado em 26 de fevereiro de 2021.

Comentário ( 0 )

Fale o que você pensa

Precisa de um advogado especialista?

Nosso escritório de advocacia conta com uma equipe qualificada de advogados especializados em cada área do direito, sempre em busca de soluções céleres, financeiramente vantajosas e menos desgastantes. Fale conosco agora mesmo.



Onde nos encontrar

Nosso escritório localizado no Venancio Shopping na Asa Sul
Asa Sul

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Ver no mapa
Nosso escritório localizado no edifício Easy em Águas Claras
Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino

Ver no mapa

Entre em contato

Receba nosso contato personalizado

✓ Válido

Suas informações estão seguras

Entre em contato

Receba nosso contato personalizado

✓ Válido

Suas informações estão seguras