Advogado Especialista em ANVISA Advogado Especialista em ANVISA

Advogado Especialista em ANVISA

24/05/2023

9 min de leitura

Atualizado em

advogado-especialista-em-anvisa
Advogado especialista em ANVISA: muito mais que processos judiciais! Ele te auxilia em procedimentos administrativos, consultas, pareceres e análises, garantindo o cumprimento das normas da Agência em seu negócio. Segurança e tranquilidade para empresas em áreas regulamentadas pela ANVISA.

Um advogado especialista em ANVISA é um profissional que atua não apenas no âmbito judicial ou processual de um negócio, mas também em uma série de procedimentos administrativos, em consultas, em pareceres e em análises essenciais para empresas que estão em segmentos regulados pela Agência.

Diante de um leque tão amplo de atividades, é importante compreender até onde vai à atuação destes profissionais. Por isso, no artigo de hoje, explicamos o que faz um advogado especialista em ANVISA e quais são os principais serviços prestados por especialistas neste segmento. 

O que é a ANVISA e por que é importante ter um advogado especialista no assunto?

Se você está buscando um advogado especialista em ANVISA, é natural que já tenha algum conhecimento prévio no que é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e seus campos de atuação. Todavia, conhecer o nome e sua autoridade não significa entender seu papel jurídico e político, o que pode impactar profundamente a atuação do seu negócio.

A ANVISA é uma autarquia de âmbito federal, vinculada diretamente ao Ministério da Saúde, como tal, trata da regulamentação infralegal, da fiscalização e do controle dos produtos que impactam na saúde pública. Esses produtos vão desde gêneros alimentícios e cosméticos até itens do dia a dia e inovações que entram no mercado diariamente.

Sua instituição é regulamentada pela lei n.º 9.782 de 1999, que estabelece com clareza as funções normativas da ANVISA. Seu artigo 2º estabelece o rol de ações atribuídos à Agência da seguinte maneira:

Art. 2º  Compete à União no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:

I – definir a política nacional de vigilância sanitária;

II – definir o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária;

III – normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde;

IV – exercer a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, podendo essa atribuição ser supletivamente exercida pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios;

V – acompanhar e coordenar as ações estaduais, distrital e municipais de vigilância sanitária;

VI – prestar cooperação técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios;

VII – atuar em circunstâncias especiais de risco à saúde;

VIII – manter sistema de informações em vigilância sanitária, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Artigo 2º, Lei n.º 9.782 de 1999

Neste sentido, fica claro que sua atuação impacta de maneira indireta a vida de todos os brasileiros. E para empresas que atuam em segmentos relacionados à saúde sob estes alcances da Agência, ela tem um papel direto ainda mais poderoso. É por isso que contar com um advogado especialista em ANVISA é tão importante para manter sua atuação segura e protegida, sempre dentro das normas estabelecidas por ela.

Fale com um advogado especialista.

Quais as penalidades que podem ser aplicadas pela ANVISA?

Quem atua em segmentos mais regulamentados pela ANVISA deve ter atenção redobrada à possibilidade de penalidades aplicadas pela autarquia. Essas penalidades vão de advertências simples e multas baixas até a suspensão do funcionamento da empresa pelo tempo que for considerado necessário.

Em casos mais graves, a punição pode se dar em forma de cassação do alvará de funcionamento, trazendo prejuízos vultosos e duradouros para o negócio. É exatamente por conta da gravidade em potencial que a presença de um advogado especialista em ANVISA é tão importante, para antecipar quaisquer riscos antes que se tornem uma penalidade de proporções graves.

Atuação de um advogado especialista em ANVISA

Como mencionamos anteriormente, a atuação de um advogado especialista em ANVISA é profundamente ligada à continuidade das atividades de seus clientes. Nos tópicos abaixo, elaboramos algumas das principais funções que um advogado do setor precisa executar na sua rotina:

Entendimento das normas da ANVISA

As normas da ANVISA são, não raras vezes, uma complicação à parte para as empresas que dependem delas. Isso acontece porque elas são, ao mesmo tempo, de linguagem técnica da área e de linguagem técnico-jurídica. Isso faz com que a interpretação destas normas se torne algo complexo em função da forma como foram redigidas.

O acompanhamento de um advogado especialista em ANVISA permite uma leitura clara do texto, sem risco de erros de interpretação e penalizações em função deste engano comum. O mesmo pode ser feito em relação a decisões judiciais que impactam nas normas estabelecidas.

Registro e regularização na ANVISA

Como já mencionamos anteriormente, a ANVISA é uma disciplinadora e controladora dos processos de registro e regularização de produtos e serviços que impactam a saúde. Como consequência, novos produtos e testes devem ser devidamente registrados, conforme o seu procedimento.

Um advogado especialista em ANVISA permite que você foque no desenvolvimento de suas soluções, enquanto cuida da burocracia envolvida no assunto. Além disso, a atuação de um escritório especialista no assunto estabelece os passos e requisitos necessários para garantir que o registro seja obtido de forma ágil, sem precisar de retrabalho.

Ligue agora e agende uma reunião.

Evitar ou questionar penalidades da ANVISA

Como na maioria dos cenários em que a regulamentação administrativa se faz necessária, nem todas as aplicações de penalidades da ANVISA são profundamente analisadas antes de serem aplicadas. Por isso, é comum que multas e sanções sejam revertidas por inadequação. Parte do trabalho de um advogado especialista em ANVISA é atuar neste sentido.

Para além de evitar ou reverter essas penalidades, parte essencial do trabalho é garantir que isso seja feito quanto antes. Afinal, não ter agilidade para reverter uma sanção no funcionamento do negócio implica em perder dias, semanas ou meses de trabalho, que não se recuperarão.

Orientação jurídica e blindagem

Para além da atuação nos momentos em que é necessário tomar uma atitude “corretiva”, contar com um advogado especialista em ANVISA é necessário para antecipar os problemas. Essa atuação preventiva aumenta a tranquilidade do seu negócio por meio de estratégias sólidas, chamadas de “blindagem empresarial”.

Essa blindagem consiste na elaboração de regras e formas de atuação que evitem complicações futuras e que protejam os bens mais essenciais do seu negócio em todos os cenários. Em outras palavras, é uma maneira de evitar que o seu empreendimento esteja sob um risco desnecessário.

Obtenção de licenças e autorizações

Embora a obtenção de licenças tenha um caráter essencialmente técnico, é importante entender que a sua carga burocrática geralmente dificulta que pessoas de fora do meio jurídico realizem o processo sozinhas.

Como consequência, os prazos acabam se alongando e as dificuldades de compreensão se acumulam em retrabalho. Um advogado especialista em ANVISA auxilia você a obter essas licenças de formas mais ágil e segura, por meio de uma interpretação prévia sólida, esclarecendo o assunto e elaborando um plano.

Orientação e acompanhamento em inspeções ou fiscalizações

Para quem atua em um segmento altamente regulamentado pela ANVISA, inspeções e fiscalizações são procedimentos de rotina, esperados de tempos em tempos. Idealmente, todos esses procedimentos devem contar com o acompanhamento de um representante jurídico da empresa, para observar que todo o processo está sendo realizado de maneira regular e segura.

Este é o tipo de acompanhamento que exige antecipação – e geralmente faz parte de uma estratégia de advocacia preventiva. Seu grande diferencial é garantir a observação de qualquer irregularidade ou mau procedimento ao longo de uma inspeção, ou fiscalização. Isso elimina o risco de uma situação complicada em função de erro técnico, que pode acontecer mesmo sem más intenções das equipes de fiscalização.

Fale com um advogado especialista.

Atuação em processos administrativos

Multas, sanções e demais penalidades aplicadas pela ANVISA são dadas em caráter administrativo. Em outras palavras, elas estão no âmbito interno da Agência, e podem ser contestadas ou abordadas por meio de processos administrativos, sem precisar recorrer à justiça.

Embora processos administrativos não exijam a atuação de um advogado, é altamente recomendado que você conte com um profissional. Processos administrativos possuem procedimentos próprios e estruturas semelhantes às jurídicas para os processos de defesa, impactando profundamente o resultado obtido.

Além disso, é importante considerar que, ao mesmo tempo, em que um processo administrativo é debatido, é possível, sim, recorrer ao Poder Judiciário de maneira simultânea. Não é necessário “esgotar” a via administrativa para garantir sua solução judicialmente. Desta forma, é uma boa prática buscar a antecipação dos resultados por meio do pleito reforçado nos dois âmbitos.

Consultoria em questões trabalhistas, sanitárias e ambientais

Além de todas as questões puramente normativas ligadas à Agência, um advogado especialista em ANVISA pode se somar no esforço de assegurar que outras questões essenciais estejam sendo praticadas de forma adequada.

Questões trabalhistas, tributárias, ambientais e mesmo as sanitárias podem fazer parte de uma estratégia de blindagem, por meio da advocacia preventiva, garantindo segurança de longo prazo e redução de incertezas.

Monitoramento de alterações legislativas e jurisprudenciais

Não são apenas as normas internas da ANVISA que são alteradas. Debates sociais geram alterações legislativas significativas ao longo do tempo e, até mesmo, o entendimento da Justiça muda, exigindo outro tipo de atitude de quem é impactado por essas interpretações.

Parte do trabalho de um advogado especialista em ANVISA é identificar essas alterações em seus estágios mais iniciais. Isso faz com que nenhuma surpresa apareça no meio do caminho, permitindo que você se adéque em tempo hábil e antecipe-se às novas exigências normativas que, inevitavelmente, aparecem.

Porque procurar um advogado especialista?

Um advogado especialista entende bem os problemas que você enfrenta e sabe como resolver cada um deles de maneira mais eficiente. Por exemplo, ele pode ajudar empresas na área da saúde a evitar riscos e problemas legais.

O que é advogado especialista?

Um advogado especialista é alguém que se dedica a estudar e trabalhar em uma área específica do direito, ajudando melhor quem precisa de serviços naquela área.

Quais profissões advogado não pode exercer?

Um advogado pode ter outras profissões, desde que não sejam incompatíveis com a advocacia. Por exemplo, ele não pode ser juiz ou policial, mas pode ser jornalista.

Quais serviços um advogado pode prestar?

Um advogado pode ajudar a prevenir problemas legais, oferecer consultoria, assessoria jurídica, e cuidar de questões trabalhistas e de compliance.

É muito caro contratar um advogado?

Depende. Alguns advogados oferecem a primeira consulta de graça, especialmente se o caso precisar de uma ação judicial. Outros podem cobrar pela consulta inicial, principalmente se o caso for complexo e exigir análise detalhada.

Se você está necessitando do auxílio de um advogado especialista em Anvisa entre em contato com nosso escritório de advocacia Galvão & Silva para podermos auxiliá-lo.

5/5 - (2 votes)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Melhor advogado para Recurso Extraordinário

Por Galvão & Silva Advocacia

08 maio 2024 ∙ 8 min de leitura

(Re)valoração da Prova como Critério de...

Por Galvão & Silva Advocacia

07 maio 2024 ∙ 8 min de leitura

Por que contratar o Melhor Advogado para...

Por Galvão & Silva Advocacia

07 maio 2024 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 28 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.