Advogado Especialista em Direito Digital - Galvão & Silva Advogado Especialista em Direito Digital - Galvão & Silva

Advogado Especialista em Direito Digital

30/10/2019

9 min de leitura

Atualizado em

Advogado Especialista em Direito Digital

Alguns anos atrás, falar sobre buscar um Advogado Especialista em Direito Digital poderia soar um tanto absurdo. Com a transformação do mundo e com o estabelecimento cada vez mais firme de relações jurídicas por meio da internet, no entanto, o tema passou a ser uma necessidade.

Atualmente, o Direito Digital é parte constante da vida de qualquer pessoa ou empresa que realiza atos por meios digitais. Apesar disso, ainda há muito o que ser definido em termos jurídicos a respeito do assunto.

Novas regras, novas formas de decidir e novas dúvidas surgem todos os dias no processo de regulamentação da internet. Por isso, na hora de buscar por um Advogado Especialista em Direito Digital, é importante encontrar um escritório que não apenas acompanhe essas tendências, mas também possua uma equipe multidisciplinar que entenda a relação de outras áreas com a digital.

No escritório Galvão & Silva, trabalhamos com o Direito Digital de forma consultiva e contenciosa, buscando preparar nossos clientes para os desafios atuais e futuros e atuando em seu nome nas vezes em que a via judicial é necessária.

Entenda mais sobre nossos serviços em Direito Digital!

Fale com um advogado especialista.

Quando eu preciso do Advogado Especialista em Direito Digital?

Muitas vezes, pode parecer difícil entender em quais situações um Advogado Especialista em Direito Digital é preciso. Embora seja cada vez mais comum, muitas pessoas e empresas acabam descobrindo essa área apenas quando é extremamente necessário.

Na prática, é possível dividir a atuação no Direito Digital em dois segmentos: para empresas e para pessoas físicas.

Direito Digital para empresas

Empresas de praticamente todos os segmentos precisam de uma assessoria consultiva em Direito Digital, bem como de um plano de ação caso seja preciso ingressar na via judicial em algum momento.

Não estamos falando apenas de startups ou empresas que possuem o meio digital como parte central de suas atividades. Comunicação pública, processos de venda e acompanhamento das atividades da empresa e atividades inerentes aos mais variados tipos de empresas são exemplos de matérias que envolvem o Direito Digital.

Direito Digital para Pessoas Físicas

Quantos serviços você já contratou pela internet? Quantas animosidades surgiram em suas redes sociais? Quantos termos e condições você já assinou afirmando estar ciente para iniciar a utilização de uma plataforma?

Todas essas são questões que envolvem o Direito Digital em sua forma mais complexa, pois estão diretamente relacionadas a outras áreas do Direito. É justamente aqui que uma equipe multidisciplinar faz toda a diferença, compreendendo as especificidades do Direito Digital de forma conjunta a estratégias eficazes em outras disciplinas.

Quais são os nossos serviços em Direito Digital?

Como já foi aqui mencionado, nosso escritório atua em Direito Digital de maneira consultiva e contenciosa. Agora, apresentaremos a você os principais serviços que oferecemos dentro de cada um desses segmentos.

Direito Digital Consultivo

O Direito Digital Consultivo, como o próprio nome sugere, é aquele que ocorre sem a ativação do Poder Judiciário, tendo caráter de consultoria. Isso envolve desde a elaboração de contratos, treinamentos, termos e revisão de características de uma atividade em relação à regulamentação específica até uma consultoria ligada à forma de preservação de dados que podem ser importantes para a empresa no futuro.

Em outras palavras, essa é a atividade que garante que você tome boas decisões perante o Direito, evitando incômodos no futuro. Um serviço jurídico consultivo, seja na área digital ou não, é essencial para empresas de todos os portes. Ele oferece segurança e economia em vários aspectos da atividade empresarial.

Entre os principais serviços que oferecemos na área consultiva em Direito Digital, destacam-se:

Ligue agora e agende uma reunião.

Desenvolvimento de política de privacidade para regular a captação de dados

Contar com uma política de privacidade clara, séria e responsável não é apenas uma boa ação de empresas ligadas ao meio digital: é uma exigência legal para as atividades do ramo. Desenvolver políticas adequadas sobre uso de dados de navegação e informações pessoais ou biométricas, por exemplo, é fundamental.

Jurisdição e territorialidade das questões jurídicas no âmbito da internet

Saber onde você precisará resolver eventuais questões jurídicas que surjam a partir da internet é necessário para tomar medidas rapidamente. Possuir um serviço consultivo em Direito Digital é uma maneira eficaz de manter isso mapeado corretamente para a sua empresa.

Coleta, tratamento e preservação de provas e documentos

Provas digitais são parte do mundo que surgiu a partir da popularização de novas tecnologias e já fazem parte do mundo jurídico. Uma boa consultoria é capaz de criar formas de coletar, preservar e manter esse tipo de dado essencial de maneira segura, sem ficar à mercê de problemas para encontrar informações.

O mesmo vale para catálogos de documentos, comumente encontrados em empresas, os quais, agora, podem ser digitalizados de modo a ter seu uso otimizado. A digitalização permitirá que o acesso às informações neles contidas seja facilitado e que esse conteúdo seja preservado.

Liberdade de expressão e os Meios Eletrônicos

Ainda muito discutido, esse assunto está entre aqueles que mais exigem uma boa consultoria. É importante compreender não apenas o que dispõem as normas sobre o tema, mas, também, as interpretações mais comuns a respeito do assunto, que podem mudar de local para local.

Criptografia, Certificação Eletrônica e Assinaturas Digitais

Ter a proteção jurídica e prática desse tipo de informação evita fraudes e uma enorme dor de cabeça. Um Advogado Especialista em Direito Digital Consultivo mapeia todos os recursos de segurança disponíveis para que você evite incômodos.

Questões legais de Internet Banking e Mobile Payment

Novos meios de pagamento, como aplicativos que permitem a realização de transações bancárias pelo celular, existem para facilitar a vida das pessoas e a execução de algumas atividades.

No entanto, esses mecanismos podem herdar parte dos incômodos que as formas tradicionais de pagamento possuem, bem como trazer novos problemas específicos do uso de plataformas digitais. Por isso, a atuação consultiva nessa esfera é importante, pois indica caminhos que podem evitar essas chateações.

Novas ferramentas levam, também, a novos produtos. Se aquela sua ideia finalmente vai sair do papel, é importante entender todos os requisitos legais que ela deve cumprir para evitar problemas no futuro. A advocacia consultiva busca essas informações e garante que você esteja com toda a estrutura legal em dia para começar a atuar.

Proteção autoral digital e Propriedade Industrial

Marcas e patentes, direitos do autor e questões de concorrência já são questões tradicionais da advocacia consultiva fora do mundo digital. Nos novos meios, não poderia ser diferente, principalmente com a facilidade de replicar informações.

Fale com um advogado especialista.

Direito Digital Contencioso

Ao contrário da atuação consultiva, o serviço contencioso é aquele que acontece quando o Poder Judiciário é chamado para tomar uma decisão sobre uma disputa existente entre você ou sua empresa e outra parte.

Em outras palavras, é quando existe uma ação judicial. Nesse caso, é essencial dar atenção aos detalhes que são típicos do Direito Digital, sobretudo no que diz respeito a dados, informações e acesso a elementos da questão que está sendo discutida.

Entre as principais atividades ligadas a esse tipo de serviço, destacam-se:

Comprovação material de ilícitos praticados com a utilização de novas tecnologias

Embora muita gente ainda não saiba, o que acontece na internet gera, sim, efeitos no mundo jurídico. Como exemplos, podemos citar ofensas, ameaças e crimes contra a honra.

Desse modo, contar com um Advogado Especialista em Direito Digital apto a comprovar a existência de alguma ilegalidade e defender seus interesses da melhor maneira possível faz toda a diferença para se obter êxito no processo.

Rastreamento, Identificação e Responsabilização

Imagine que você entrou em um site, realizou uma compra com seu cartão de crédito e descobriu que ele foi clonado. Ou, então, que sua empresa sofreu uma invasão e teve dados sensíveis expostos.

O rastreamento, a identificação e a responsabilização civil e penal de agentes que utilizam meios eletrônicos para práticas ilegais, tais como interceptação de dados, ameaça, falsa identidade, violação de segredo e concorrência desleal, é uma tarefa árdua, mas absolutamente necessária para quem quer ter os danos sofridos reparados.

Crimes eletrônicos

Crimes eletrônicos, também chamados de crimes virtuais, são todos aqueles que, enquadrando-se na tipicidade de qualquer crime previsto no Brasil, são cometidos a partir de bases eletrônicas, como computadores e celulares.

As principais diferenças em relação à atuação nas formas “tradicionais” da prática estão na maneira de provar e documentar todo o ocorrido, seja em uma perspectiva de defesa ou de cobrança em relação aos danos.

Responsabilização a gerador de dano patrimonial ou moral

Sites e provedores de acesso e de conteúdo podem ser responsabilizados por envio de mensagens não solicitadas (SPAM), envio/retransmissão de mensagens enviadas por terceiros, invasão de privacidade e transmissão de vírus.

Por isso, aquele incômodo que começa a se tornar mais grave pode ser combatido pela via judicial, fazendo com que quem causou o dano tenha que indenizar quem sofreu seus efeitos.

Conclusão

Agora, você já conhece nossos serviços de Advogado Especialista em Direito Digital! Se ainda há dúvidas ou se você quer conversar com um advogado especialista sobre o seu caso em Direito Digital, entre em contato com nosso escritório de advocacia! Estamos prontos para ajudar você e sua empresa!

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é GDPR?

GDPR é a sigla para General Data Protection Regulation, a Regulação Geral de Proteção de Dados da União Europeia, que entrou em vigor em 2018. A principal finalidade dessa regulação é garantir a privacidade das informações pessoais coletadas pelas organizações e o direito do cidadão de ter ciência de quais dados a seu respeito estão em poder dessas organizações.
A lei visa, ainda, garantir o direito dos cidadãos de pedir que essas informações sejam eliminadas. Deve se ajustar à legislação europeia, sob pena de pagamento de multa, qualquer empresa que colete dados de cidadãos europeus. Isso significa que não importa de onde é a empresa, mas, sim, se ela atende ou não algum cidadão com residência em qualquer país do bloco europeu.

Como a GDPR afeta o Brasil?

Ela obriga toda e qualquer empresa que armazene, colete ou processe dados de cidadãos que residam em algum país da União Europeia, independentemente de onde seja a sua sede. Isso se aplica, consequentemente, às empresas brasileiras que se encaixam nessa descrição.
Assim, se uma empresa brasileira de marketing digital, por exemplo, que presta serviços para alguém que reside em qualquer país da União Europeia, precisa se adaptar a essas exigências, sob pena de ser condenada ao pagamento de multa ou outra sanção.
Nesse sentido, essa também é uma oportunidade para as empresas brasileiras que coletam dados de cidadãos do bloco europeu adotarem as práticas de proteção de dados também para seus clientes nacionais. Além de respeito aos clientes, é uma forma de se antecipar às obrigações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil. Publicada em agosto de 2018, a nova lei entra em vigor em 2020.

5/5 - (23 votes)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Crime de Perseguição ou Stalking: Como se...

Por Galvão & Silva Advocacia

29 jan 2024 ∙ 10 min de leitura

Pena para Crimes Virtuais: Como a Lei se...

Por Galvão & Silva Advocacia

24 jan 2024 ∙ 15 min de leitura

Como Resolver Disputas de Propriedade...

Por Galvão & Silva Advocacia

19 jan 2024 ∙ 9 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 28 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.