A adequação à LGPD pode te livrar de uma [MULTA ALTÍSSIMA]

A adequação à LGPD pode te livrar de uma [MULTA ALTÍSSIMA]

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

8 min de leitura

Adequacao-a-LGPD

Cada vez mais comentada no mundo jurídico e demandada no mundo empresarial, a consultoria jurídica para adequação à LGPD é o “remédio” encontrado para fazer com que empresas estejam adaptadas a todas as exigências de LGPD, sem a necessidade de desenvolver departamentos internos para lidar com o assunto.

Uma das grandes dificuldades trazidas pela nova lei é a interdisciplinaridade que exige conhecimento jurídico em conjunto ao conhecimento técnico para lidar com os dados que fazem parte da operação da empresa. É por isso que uma consultoria jurídica para adequação à LGPD deve ser sempre feita por escritórios que possuam profissionais capacitados no assunto.

Para esclarecer mais sobre como lidar com a chegada da LGPD (e suas multas), a equipe de advogados especialistas em direito digital do escritório Galvão & Silva preparou este artigo! Esperamos que seja útil, e ficamos à disposição para quaisquer outras dúvidas que você tiver:

O que muda com a LGPD?

A exemplo de esforços globais para a regulamentação de uso de dados, em especial da GDPR europeia, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é um diploma normativo que altera significativamente a maneira como se pode obter, utilizar, armazenar e, até mesmo, excluir dados.

Isso pode parecer excessivamente técnico, ou mesmo distante, e é aí que está a grande questão por trás da LGPD: ela faz parte da rotina de praticamente qualquer negócio. Seus cuidados devem ser aplicados ao CRM, aos contratos, às listas de e-mail e SMS, às informações de comportamento e muito mais.

Além disso, há exigências sobre a clareza das informações a serem repassadas a novos contatos e maneiras corretas de lidar com cada tipo de dado.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Por que sua empresa deve se preocupar com a LGPD?

Em primeiro lugar, é claro, preocupar-se com a LGPD é preocupar-se com a segurança de dados de todas as pessoas – inclusive os seus. Do ponto de vista prático, essa segurança proporcionada a partir de uma consultoria jurídica para adequação à LGPD significa poder continuar as atividades sem o medo de uma multa que pode ser bastante significativa.

Para se ter uma ideia, as multas podem atingir até 2% do faturamento da empresa em uma aplicação diária, que pode chegar ao limite de R$ 50 milhões. Neste sentido, investir em uma consultoria jurídica para adequação à LGPD significa previsibilidade e compliance para poder trabalhar com diversos outros negócios que já exigem este tipo de preparo.

Entendendo o papel do seu negócio nesta adequação.

Qualquer negócio, tenha ele a função de controlador ou operador de dados, precisa ter um papel ativo no processo de adaptação.

Uma consultoria jurídica para adequação à LGPD não representa uma solução pronta, tirada de uma prateleira. Ela exige a aplicação dos passos apontados pelo escritório que atende o seu negócio, bem como a manutenção de procedimentos de segurança, como veremos a seguir.

Como é um serviço de consultoria jurídica para adequação à LGPD?

Obviamente, um serviço de consultoria jurídica para adequação à LGPD envolve uma série de procedimentos, incluindo aqueles que são específicos para a realidade de cada cliente. Não entanto, pode-se apontar partes que são relativamente comuns a qualquer tipo de cliente:

Análise geral do cenário atual

O primeiro passo que executamos na nossa consultoria jurídica para adequação à LGPD, por exemplo, é a análise do que está sendo feito atualmente:

Quais os pontos de captação de dados? Que tipos de dados são captados? O que é feito com eles? Onde são armazenados? O que acontece se alguém quiser sair deste banco de dados? Quem pode ter acesso a eles? Quais as políticas de segurança?

Essas são apenas algumas das perguntas a serem feitas e compreendidas antes de se iniciar um plano de ação eficiente.

Ligue agora e agende uma reunião
(61) 3702.9969

Revisão de contratos

Você já parou para pensar quantos dados sigilosos e importantes fazem parte de cada contrato?

Não apenas os modelos de contratos devem estar adequados para atender às demandas da LGPD, mas a forma de armazenamento deles deve receber atenção especial para evitar qualquer tipo de problema legal.

Desenvolvimento de termos e políticas de privacidade

Já se foi o tempo em que termos e políticas de privacidade eram simplesmente longos arquivos genéricos, difíceis de entender e quase nunca lidos. Cada vez mais usuários fazem questão de compreender o que estão aceitando antes de marcarem na famigerada caixinha de confirmação – e a LGPD exige que isso seja facilitado para os usuários.

Por isso, a redação dos termos e políticas de privacidade tornou-se parte essencial de uma estratégia de adequação à LGPD, e é indispensável para evitar as temidas multas e sanções.

Desenvolvimento de um fluxo seguro de captação, manutenção e saneamento de dados

Compreendendo corretamente o cenário atual e desenvolvimento de novos termos de entrada de dados, é hora de pensar no ciclo de vida completo destas informações. Na prática, desenvolver estes fluxos são uma das etapas mais importantes de todo o processo de consultoria jurídica para adequação à LGPD.

Isso se dá ao fato de que é a partir do desenvolvimento destes fluxos que a maior parte dos processos serão realizados. Portanto, é nele que seu plano de segurança se concretiza.

Treinamento de pessoal pertinente

Tão importante quanto planejar, é claro, é ter a capacidade de executar de forma consistente, sem falhas ao longo da execução. Por isso, parte absolutamente fundamental da consultoria jurídica para adequação à LGPD é o treinamento pleno de todas as pessoas envolvidas, de forma que saibam executar os fluxos mencionados no tópico anterior, sem desvios do padrão operacional idealizado para a empresa!

Desenvolvimento de protocolos de ação para atividades específicas

Não basta agir de forma correta para atender à LGPD: é necessário ter uma ação ágil, consistente e comprovável, de forma a manter a sua empresa segura sempre que houver questionamentos sobre os procedimentos realizados.

Ter protocolos de ação predefinidos e comunicados a todos os colaboradores são a forma correta de fazer com que não ocorram surpresas ao longo do caminho, mantendo a previsibilidade e a segurança de toda sua operação a longo prazo.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Como deve ser uma boa consultoria jurídica para adequação à LGPD

Além do resultado entregue, abordado ao longo dos tópicos anteriores, é importante entender qual o perfil de um escritório de advocacia capaz de oferecer uma consultoria jurídica para adequação à LGPD de forma eficaz.

Obviamente, há características subjetivas nesta análise. No entanto, como um escritório com longa experiência no assunto, atuando desde antes da própria LGPD, em adaptações internacionais para a GDPR europeia, podemos afirmar com segurança que há aspectos indispensáveis que devem ser observados:

Conhecimento híbrido

A LGPD não pode ter uma adequação plena sob uma ótica exclusivamente jurídica. Isso quer dizer que o escritório que atende você precisa ter algum nível de domínio sobre as ferramentas, as alternativas e as tecnologias envolvidas em todos o processo, para além da questão puramente legal.

Sem esta característica, será muito difícil fazer a conexão entre estes dois mundos que precisam se conectar de forma fluida para atender o interesse comum.

Clareza sobre as mudanças

Assim como a LGPD exige clareza entre a empresa que utiliza os dados e as pessoas que os fornecem, um escritório que realize uma consultoria jurídica para adequação à LGPD precisa ser claro e incisivo sobre quais mudanças precisam ocorrer.

Em outras palavras, pouco adianta ter um relatório apontando sugestões quando elas não são precisas sobre o que precisa ser feito, o que precisa deixar de acontecer e qual seria a solução ideal para aquele cenário.

Capacidade de adequar-se às necessidades do cliente

Se, por um lado, ter clareza sobre o que fazer é importante, compreender a sua realidade é essencial. O escritório que atende você precisa compreender que algumas mudanças podem beirar o impossível, desenvolvendo estratégias alternativas para manter a segurança sem causar um colapso operacional no seu negócio.

Linguagem compreensível para todos

Talvez a parte mais fundamental de uma consultoria jurídica para adequação à LGPD seja a capacidade de transmitir e comunicar corretamente aquilo que precisará ser feito. Se a linguagem jurídica fosse fácil de ser interpretada, todos os negócios poderiam simplesmente ler a Lei Geral de Proteção de Dados e aplicar as alterações – mas como sabemos, isso beira o impossível.

Seu escritório deve funcionar como um tradutor claro do “juridiquês” para a linguagem que a sua equipe fala, preparando-a para lidar com esta nova realidade sem incertezas!

Adequar-se é segurança para a sua empresa e seus clientes!

Algo que não pode ser esquecido é que, apesar de tantas incertezas e preocupações com a LGPD, a adequação a essa lei tem um benefício duplo.

Se do lado mais pragmático, representa a proteção da sua empresa contra eventuais multas, do lado mais voltado ao atendimento ao cliente, representa uma grande vantagem competitiva.

Não é à toa que grandes fabricantes de smartphones e até mesmo redes sociais estão cada vez mais voltadas para o desenvolvimento de soluções que protejam informações e dados pessoais. O público valoriza estes cuidados com a privacidade. Levá-los a sério pode ser uma excelente estratégia para a obtenção de resultados consistentes.

O escritório de advocacia Galvão & Silva conta com uma equipe de advogados especialistas no direito digital, qualificados para te ajudar na adequação da sua empresa a Lei Geral de Proteção de Dados.

Estamos prontos para te atender. Entre em contato e agende uma consultoria especializada.

5/5 - (7 votes)

Publicado em 22 jul 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Entenda a LGPD

Por Galvão & Silva Advocacia

19 out 2020 ∙ 11 min de leitura

O que é Crime Virtual?

Por Galvão & Silva Advocacia

12 out 2020 ∙ 3 min de leitura

Leia aqui como registrar sua Propriedade...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 ago 2020 ∙ 4 min de leitura

Posts recomendados

Divórcio Extrajudicial de forma Simples e...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 fev 2020 ∙ 5 min de leitura

Entenda o que é Inventário, e para que...

Por Galvão & Silva Advocacia

23 maio 2019 ∙ 3 min de leitura

Entenda como funciona um Inventário de forma...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 jan 2019 ∙ 9 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
©2021 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido