MENU
Direito Empresarial

Receba agora o contato de um
Advogado Especialista

Ligamos Para Você
Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor

Por Galvão & Silva Advocacia.
Atualizado em 17 de junho de 2019.

Retirar o nome do Google é possível! Você sabia?

Retirar o nome do Google é possível! Você sabia?

 

Se já escreveu seu nome ou da sua empresa na barra de pesquisa do navegador, sabe que há muitos dados sobre você que estão disponíveis no mundo virtual. A princípio, essa ferramenta pode ser um bom aliado, principalmente para os negócios. Contudo, muitas pessoas ainda preferem ter mais privacidade, principalmente quando as informações públicas não estão sendo positivas para a empresa. Por isso, é importante saber como retirar o nome do Google ou simplesmente apagar algumas informações.

Vale lembrar, é claro, que a companhia protege informações sigilosas de seus usuários. Mas isso não a impede de compartilhar outros dados que não foram restritos, como páginas sociais participantes, viagens realizadas, profissão desempenhada, empresas e profissionais vinculados, entre outros.

Se você é uma dessas pessoas que prefere ter maior privacidade, então acompanhe o texto a seguir. Nele ensinamos como retirar seu nome do Google e mostramos quando é preciso da assistência de um escritório de advocacia para resolver essa questão.

Quais são os impactos que a pesquisa no Google pode ter na vida de uma empresa?

Com a popularização da internet, o mundo passou a ser mais virtual, e o uso da rede tem cada dia mais importância para a nossa vida profissional. Uma boa representação e um bom relacionamento digital é para o setor empresarial um meio de realizar diversas melhorias nos resultados da organização. Assim como, quando essa relação não é bem gerenciada, pode acabar com a imagem de uma empresa.

A plataforma do Google Meu Negócio, por exemplo, oferece ao empreendedor, de forma totalmente gratuita, a possibilidade de gerenciar e promover a presença do seu negócio na rede, incluindo as ferramentas do Google+ e do Google Maps. Pesquisando informações referentes a empresa ou a um produto ou serviço específico, é possível encontrar histórico, experiência de clientes anteriores e qualidade dos serviços e produtos prestados pela organização.

Da mesma forma que o empresário pode editar as informações do seu negócio, é possível ao usuário confirmá-las antes de decidir-se pela compra.

Por isso, aquele dado indesejado, como um comentário feito há muitos anos em um fórum, avaliações negativas, comentários difamatórios e informações incorretas, acaba ficando por muitos anos disponível para quem deseja saber mais sobre um determinado negócio.

Assim, é importante que as empresas fiquem atentas aos resultados de busca pelo seu nome na internet. Assim como uma pessoa física pode ter o seu perfil totalmente alterado, é possível também que as organizações estejam com informações incorretas.

O que devo fazer para retirar o nome do Google?

Para facilitar ao usuário a descoberta de mais informações por seus resultados de pesquisa, o Google rastreia diversas páginas da internet, disponibilizando todas conforme verifica o grau de importância. Dessa forma, é importante esclarecer que o Google é apenas um facilitador de busca e, por isso, não tem controle sobre os dados que aparecem nas consultas.

Uma vez que a companhia não tem controle sobre os resultados que ficam disponíveis na internet, em sites que não são de sua responsabilidade, eles só podem ser removidos das páginas em que se encontram inseridos.

No entanto, é possível fazer o bloqueio dessas informações indesejadas, impedindo que elas apareçam em sites de buscas ou até mesmo apagá-las ou substituí-las. Alguns sites não permitem que os dados sejam deletados, por isso, a única solução é recorrer a um profissional qualificado que possa esclarecer a você os direitos sobre sua imagem e privacidade.

No Brasil, são muitas as ações judiciais, de pessoas naturais e jurídicas, em busca de ter o direito de apagar informações sensíveis que estão disponíveis na internet. Mas, antes de partirmos para o judiciário, recomenda-se seguir algumas dicas. Vejamos!

Faça um controle de informações

É importante manter a calma para resolver o problema de informações negativas sobre a sua empresa. Lembre-se que você está na rede e sair por aí comentando e brigando com vários sites só vai fazer aumentar o acesso a eles.

O primeiro passo é detalhar todos os dados da sua empresa que aparecem na internet. Verificar todas as páginas, informações e o tempo que já estão disponíveis. Após ter tudo organizado, entre em contato com o administrador do site requerendo que ele retire as informações sobre sua empresa e, de maneira cordial, demostre que você sabe dos seus direitos e das consequências para ambas as partes da informação continuar exposta.

Aqui, já é importante entrar em contato com um advogado para saber a extensão dos direitos e obrigações da empresa.

Solicite o bloqueio da informação nos mecanismos de pesquisa

O Google fornece aos usuários um formulário de solicitação para retirar determinadas páginas que aparecem informações pessoais, por meio de um formulário. Contudo, além de demorar a dar uma resposta, a companhia analisa todo o requerimento com muito cuidado e verifica se realmente é questão de privacidade para tomar a decisão certa.

Casos, por exemplo, de demandas judiciais, condenações criminais ou cíveis, dívidas, má conduta pública e outras informações que não são boas para a imagem da empresa, não são tidas como privadas. Por isso, na maioria dos casos, o Google indefere a solicitação e continua aparecendo nos resultados de busca. Nesse caso, o único meio é tentar diretamente a remoção com os administradores que hospedam a informação.

Tenha o apoio de um profissional

Caso a solicitação para retirar as informações da empresa não forem atendidas ou se forem ofensivas ou violarem direitos autorais, será preciso entrar em contato com um escritório de advocacia. Se o conteúdo for ilegal, poderá ser concedida uma liminar e a informação será removida imediatamente de todos os sites solicitados. Se a outra parte desrespeitar a ordem judicial, poderá arcar com multa e, dependendo do conteúdo publicado, até mesmo ir presa.

Como vimos, o procedimento de remoção das informações sobre uma empresa não é tão simples como pode parecer. Por isso, procure por profissionais capacitados e experientes no assunto para orientá-lo sobre como retirar o nome do Google.

E você, achou interessante nosso conteúdo? Então entre em contato conosco e tenha mais informações jurídicas como essa! Está esperando o quê?

Tire suas dvidas com nossa equipe
Quero conversar sobre o meu caso

Receba agora o contato de um Advogado Especialista

Últimos artigos

Mais Lidos

Nossa Localização

© 2019 | Galvão & Silva Advocacia. Todos os direitos reservados.

Fechar

Precisa de ajuda jurídica?
envie uma mensagem

* Todos os campos são obrigatórios.

x

X
Carregando...
Feedback
×
×
×