Agendar reunião
Direito Digital

Retirar o nome do Google é possível! Você sabia?

Retirar o nome do Google é possível! Você sabia?

O Google é a ferramenta de buscas mais usada no mundo. Se você já escreveu o seu nome ou da sua empresa na barra de pesquisa do navegador, sabe que há muitos dados sobre você que estão disponíveis no mundo virtual. A princípio, essa ferramenta pode ser um bom aliado, principalmente para os negócios. Contudo, muitas pessoas ainda preferem ter mais privacidade, principalmente quando essa publicização de informações  não está sendo positiva. Por isso, é importante saber como retirar um nome do Google ou, simplesmente, apagar algumas informações do navegador.

Se você tem interesse em retirar informações a seu respeito do buscador, esse texto é para você. Nele, ensinamos como retirar seu nome do Google e mostramos quando é preciso contar com a assistência de um escritório de advocacia, preferencialmente um com conhecimentos em Direito Digital, para resolver essa questão.

Quais são os impactos que a pesquisa no Google pode ter na vida de uma empresa?

Com a popularização da internet, o mundo passou a ser mais virtual e o uso da rede, a ter cada dia mais importância para as nossas vidas profissional e pessoal. Uma boa representação e um bom relacionamento digital são, para o setor empresarial, meios de realizar diversas melhorias nos resultados da organização.

A plataforma do Google Meu Negócio, por exemplo, oferece ao empreendedor, de forma totalmente gratuita, a possibilidade de gerenciar e promover a presença do seu negócio na rede, incluindo ferramentas como o Google Maps, que possibilita a indicação exata da localização geográfica do negócio. Pesquisando informações referentes à empresa ou a um produto ou serviço específico, é possível encontrar histórico, experiência de clientes anteriores e qualidade dos serviços e produtos prestados pela organização.

Da mesma forma que o empresário pode editar as informações do seu negócio, é possível ao usuário confirmá-las antes de decidir-se pela compra.

Assim, dados indesejados, como avaliações negativas, comentários difamatórios e informações incorretas, acabam ficando por muitos anos disponíveis na rede para quem deseja saber mais sobre um determinado negócio, funcionando como uma publicidade negativa para o empreendimento.

Por isso, é importante que as empresas fiquem atentas aos resultados de busca pelos seus nomes na internet. Assim como uma pessoa física pode ter o seu perfil totalmente alterado, é possível também que os resultados sobre organizações apresentem informações incorretas.

O que devo fazer para retirar o nome do Google?

Para facilitar a pesquisa do usuário no buscador, o Google rastreia diversas páginas da internet, disponibilizando todas de acordo com o grau de importância, o qual é verificado seguindo critérios do próprio programa. Dessa forma, é importante esclarecer que o Google é apenas um facilitador de busca e, não tendo controle sobre os dados que aparecem nas consultas.

Uma vez que a companhia não tem controle sobre os resultados que ficam disponíveis na internet em sites que não são de sua responsabilidade, para serem removidos da rede, eles precisam ser excluídos das páginas em que se encontram inseridos.

No entanto, é possível fazer o bloqueio dessas informações indesejadas, impedindo que elas apareçam em sites de busca, ou, até mesmo, apagá-las ou substituí-las. Alguns sites, todavia, não autorizam que os dados neles contidos sejam deletados, por isso, a única solução é recorrer a um profissional qualificado que possa esclarecer a você os direitos sobre sua imagem e privacidade.

No Brasil, são muitas as ações judiciais, de pessoas naturais e jurídicas, em busca de ter o direito de apagar informações sensíveis sobre elas que estão disponíveis na internet. No entanto, como ingressar com uma ação judicial é um processo custoso e moroso, vale a pena mencionar algumas dicas recomendadas para evitar esse tipo de situação.

Faça um controle de informações

É importante manter a calma para resolver o problema de informações negativas sobre a sua empresa. Lembre-se de que você está na rede e sair por aí comentando e brigando em vários sites só vai fazer o acesso a eles aumentar .

O primeiro passo é detalhar todos os dados da sua empresa que aparecem na internet. Verificar todas as páginas e informações e há quanto tempo estão disponíveis. Depois de ter tudo organizado, entre em contato com o administrador do site requerendo que ele retire as informações sobre sua empresa da plataforma e, de maneira cordial, demostre que você sabe dos seus direitos e das consequências para ambas as partes de a informação continuar exposta.

Nesse momento,, já é importante entrar em contato com um advogado para saber a extensão dos seus direitos e obrigações.

Solicite o bloqueio da informação nos mecanismos de pesquisa

O Google fornece aos usuários um formulário de solicitação para retirada, nos resultados do buscador, de determinadas páginas nas quais aparecem informações pessoais. Contudo, além de demorar a dar uma resposta, a companhia analisa todo o requerimento com muito cuidado, para verificar se realmente trata-se de questão de privacidade, para tomar a decisão certa.

Casos, por exemplo, de demandas judiciais, condenações criminais ou cíveis, dívidas, má conduta pública não são tidas como privadas e, portanto, não são retiradas do buscador. Por isso, na maioria dos casos, o Google indefere a solicitação e a página continua aparecendo nos resultados de busca. Nesse caso, o único meio é tentar a remoção da página diretamente  com os administradores que hospedam a informação.

Tenha o apoio de um profissional

Caso a solicitação para retirar as informações do site não sejam atendidas, será preciso entrar em contato com um escritório de advocacia. Se o conteúdo for ilegal, a presença do advogado é ainda mais importante e poderá ser concedida uma liminar para que a informação seja removida imediatamente de todos os sites solicitados. Se a outra parte desrespeitar a ordem judicial, poderá arcar com multa e, dependendo do conteúdo publicado, receber, até mesmo, pena de prisão.

Conclusão

Como vimos, o procedimento para retirada de nome do Google sobre uma pessoa ou empresa não é tão simples como pode parecer. Por isso, é importante procurar por profissionais capacitados e experientes no assunto para orientá-lo sobre como fazer a retirada do nome do buscador.

Ficou alguma dúvida? Precisa do auxílio de um advogado? Entre em contato com nosso escritório. Contamos com uma equipe de advogados especialistas que poderão te ajudar.

Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor

Por Galvão & Silva Advocacia.
Atualizado em 17 de outubro de 2019.



Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba semanalmente as atualizações do nosso escritório diretamente em seu e-mail.

Onde nos encontrar

Nosso escritório localizado no Venancio Shopping na Asa Sul
Asa Sul

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Ver no mapa
Nosso escritório localizado no edifício Easy em Águas Claras
Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino

Ver no mapa

Fale com um advogado

Suas informações estão seguras

Fale com um advogado

Suas informações estão seguras

Fale conosco

(61) 3702-9969

Nosso whatsapp

(61) 99990-3003

Areas de atuação

Clique aqui