O que é Due Diligence Imobiliária - Galvão & Silva

Due Diligence Imobiliária

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

9 min de leitura

Due-dilligence

Se você é novo em assuntos imobiliários, deve estar se perguntando sobre o significado de Due diligence e a sua importância. Você pode até se sentir um pouco intimidado com o processo se não tiver comprado um imóvel antes e nunca tiver ouvido essa palavra, mas a Galvão & Silva Advocacia vai te ajudar com essas informações. 

A due diligence é crucial para qualquer aquisição de imóvel. Com o tempo, você ganhará confiança e até mesmo começará a automatizar cada parte do processo de investimento, incluindo a sua due diligence.

No mercado imobiliário, o período conhecido como due diligence é uma oportunidade para você, o comprador-investidor, receber a divulgação completa dos fatos e condições de um ativo potencial antes de concluir uma transação com o vendedor.

O processo é sua chance de investigar os fatos físicos e financeiros de uma propriedade, para descobrir se um imóvel em potencial é o que o vendedor realmente fala. A due diligence permite que você tome uma decisão informada sobre se um determinado imóvel é o investimento certo para você.

O significado de Due diligence é, basicamente, fazer sua lição de casa antes de comprar um imóvel. Esteja você procurando uma casa, duplex ou imóvel para alugar, há vários itens de due diligence a serem realizados para minimizar o risco e o custo potencial na compra. 

Solicitar uma inspeção e avaliação de uma propriedade é um procedimento padrão de due diligence e sempre deve ser executado. Mas os compradores imobiliários inteligentes não param por aí. 

Além de uma inspeção e avaliação padrão, os compradores devem sempre fazer sua própria investigação da propriedade no significado de Due diligence. Iremos nos aprofundar exatamente no que isso envolve, quanto tempo você tem para realizar sua própria due diligence e compartilhar dicas essenciais de due diligence para todas as transações imobiliárias.

O que você precisa saber sobre a due diligence

Se você deseja comprar um imóvel precisa saber que, embora a due diligence possa ser intimidante e estressante, há maneiras de mitigar a sobrecarga total. Por um lado, definitivamente ajuda aprender com investidores experientes a tomar as melhores decisões.

Você precisa ter um processo em vigor, uma estratégia organizada para navegar cada etapa antes de assinar um contrato de compra de um imóvel. Não é incomum para investidores experientes agilizar o processo tendo um fichário de due diligence ou pastas digitais prontas, preparadas com formulários em branco, documentos e listas de verificação organizadas por área de investigação (física, financeira e jurídica) e é mais isso que você precisa saber.

Para sua sorte, a Galvão & Silva Advocacia possui profissionais experientes e que podem te ajudar a fazer o melhor negócio em investimentos em imóveis. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e tire suas dúvidas.

A razão pela qual é importante ter um processo é que a due diligence se move rapidamente imediatamente após a celebração do contrato. A última coisa que um comprador deve fazer é rejeitar essa estratégia no meio do processo de compra sem saber realmente o significado de Due diligence. Uma estratégia de due diligence economiza seu tempo, energia e poupa dinheiro no longo prazo.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

O processo de due diligence

A due diligence começa quando você abre o depósito e termina quando você fecha. Todo o processo começa quando um comprador envia uma Carta de Intenções e a propriedade é colocada sob contrato após uma negociação de contingências entre o comprador e o vendedor. 

O fechamento é concluído quando o comprador recebe todas as informações necessárias e conduz investigações, faz uma determinação e compra a propriedade ou vai embora. A due diligence é tudo o que acontece entre a celebração do contrato e a conclusão do fechamento.

O significado de due diligence se enquadra amplamente nos domínios físico, financeiro e jurídico. Não pule nenhuma das etapas. Fazer isso pode custar caro. Considere as seguintes etapas ao criar uma lista de verificação de due diligence.

Due diligence física

O processo de devida diligência física envolve a inspeção das condições físicas do interior e exterior do imóvel. Nesta fase, é importante examinar e documentar as condições ambientais, a integridade do local e os sistemas elétrico e de encanamento.

Faça uma análise preliminar da área antes de enviar uma carta de intenções ao vendedor. Confira o imóvel em diferentes horários do dia e em diferentes dias da semana para ter uma ideia de como a sua futura vizinhança se comporta. 

Na verdade, conheça os vizinhos! Eles vão te falar muitas verdades, a história, bem como as excelentes qualidades do bairro de quem o conhece melhor.

Decida se você se sente confortável com as informações que encontrar, as vezes nem tudo é como parece, e depois que você realmente vai até o local para uma inspeção, começa a perceber alguns defeitos ou problemas.

As inspeções físicas são cruciais ao saber o que é due diligence. Depois de firmar um contrato, providencie uma inspeção formal da propriedade conduzida por um profissional licenciado.

Ligue agora e agende uma reunião
(61) 3702.9969

Analise o potencial de desenvolvimento da região

Se o imóvel está em um local que você observa que possui grande potencial de desenvolvimento, tente enxergar quais empreendimentos poderiam estar ali, fazendo isso você consegue ver um potencial de valorização depois de uma futura compra do imóvel.

Verifique se há invasões de edifícios ou construções em seu imóvel a comprar, como galpões, plantas de casas vizinhas. Você pode querer que esses problemas sejam corrigidos antes de concordar com a compra da casa.

Providencie uma avaliação formal da propriedade

Esta etapa irá comparar sua propriedade potencial com propriedades semelhantes em um determinado raio, por isso é muito importante saber o que é due diligence. 

Neste caso é muito indicado a contratação de um profissional experiente, que realmente entenda sobre a realização de avaliações em um imóvel, dessa forma você saberá exatamente se o local possui algum tipo de problema ou se é realmente o que o vendedor está falando.

Obtenha cotações de reparo durante a due diligence, antes de comprar 

Essa etapa pode realmente resultar na redução do preço de compra. Como alternativa, você pode pedir ao vendedor para ajudá-lo a cobrir os reparos ou reduzir os custos de fechamento.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Considere o clima 

Se você estiver comprando em um clima frio, por exemplo no Sul do país, precisará levar em consideração o clima do local do imóvel. O conceito pode ser totalmente novo para quem não entende sobre due diligence, mas para um profissional esse ponto é muito importante.

Os compradores de estados que possuem seu clima mais quente, podem não perceber que em locais mais frios geralmente a manutenção de um imóvel é maior!

Due diligence financeira

Continuando o processo sobre o que é due diligence financeira requer o estudo e verificação das divulgações financeiras fornecidas a você pelo vendedor, incluindo impostos, receitas e despesas.

A Galvão & Silva Advocacia possui profissionais experientes e altamente qualificados para a realização do serviço. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e tire todas as suas dúvidas, estamos de prontidão para atendê-lo da melhor forma.

Prepare-se para executar uma análise aprofundada do fluxo de caixa, solicitando documentos, obrigações fiscais, cotações de reparos e princípios e taxas de juros sobre os empréstimos que você está considerando e se houver. 

  • Não se esqueça de incluir as deduções fiscais do proprietário, se você planeja alugar o imóvel.
  • Evite a tentação de fechar com o primeiro vendedor com quem você fala.
  • Faça a distinção entre melhorias de capital e despesas com reparos e manutenção. 
  • Use sua análise de due diligence financeira para definir uma estimativa de aluguel para seus futuros inquilinos.

Se você não tem conhecimento sobre o que é due diligence, a Galvão & Silva Advocacia pode te ajudar, possuímos profissionais experientes que podem te fornecer o conhecimento e a expertise para você fechar o melhor negócio. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.

A due diligence legal envolve o exame de questões de zoneamento, conformidade com o código, certificação e escritura da propriedade e muito mais.

Reveja todas e quaisquer divulgações e documentos do vendedor. Crie uma lista de perguntas e peça ao seu corretor de imóveis ou especialista em due diligence para trabalhar com o vendedor e obter as melhores respostas às perguntas.

Ligue agora e agende uma reunião
(61) 3702.9969

Se o proprietário do imóvel for uma empresa

Solicite um relatório preliminar da empresa responsável pelo imóvel. O relatório preliminar divulgará quem atualmente possui a propriedade. Isso é importante porque você deseja ter certeza de que o vendedor tem os devidos documentos e escritura e pode transferi-lo para você no fechamento.

Se você estiver comprando uma casa em uma área rural, examine os direitos de propriedade. Determine a situação dos direitos sobre a água e os direitos minerais. (Nunca se sabe!)

Fechar ou ir embora

Se você descobrir um grande problema durante a due diligence, pode desistir do negócio, caso o vendedor não consiga, ou não queira, consertar o problema. Este é o ponto em que você pode renegociar a oferta à luz das informações que surgiram durante a due diligence. 

Este é o valor de fazer sua lição de casa e chegar a um excelente processo de due diligence: você economizará tempo e dinheiro e se sentirá confiante de que seu novo ativo atenderá bem ao seu portfólio no longo prazo

Porque eu preciso fazer a due diligence antes de realizar a compra de um imóvel?

Embora as empresas de investimento imobiliário usem seus melhores esforços e protocolos comprovados para rastrear, revisar e compreender as operações de cada uma de suas propriedades de investimento, é sempre recomendado que os investidores realizem sua própria due diligence antes de comprar. 

O desempenho de uma propriedade de investimento nunca é garantido, por isso é tão importante fazer sua due diligence. A Galvão & Silva Advocacia possui profissionais experientes e altamente qualificados para a realização do serviço. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e tire todas as suas dúvidas, estamos de prontidão para atendê-lo da melhor forma.

Seja o primeiro a avaliar.

Publicado em 13 out 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Passo a Passo Para Fazer um Loteamento

Por Galvão & Silva Advocacia

11 out 2021 ∙ 7 min de leitura

10 cuidados ao comprar um imóvel

Por Galvão & Silva Advocacia

30 set 2021 ∙ 11 min de leitura

O que faz um escritório de advocacia...

Por Galvão & Silva Advocacia

11 ago 2021 ∙ 10 min de leitura

Posts recomendados

Divórcio Extrajudicial de forma Simples e...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 fev 2020 ∙ 5 min de leitura

Entenda o que é Inventário, e para que...

Por Galvão & Silva Advocacia

23 maio 2019 ∙ 3 min de leitura

Entenda como funciona um Inventário de forma...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 jan 2019 ∙ 9 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
©2021 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido