O Papel da Defesa Técnica na Garantia do Devido Processo Legal O Papel da Defesa Técnica na Garantia do Devido Processo Legal

O Papel da Defesa Técnica na Garantia do Devido Processo Legal

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

7 min de leitura

defesa-tecnica-na-garantia-do-devido-processo-legal

A defesa técnica na garantia do devido processo legal tem como objetivo garantir que todas as fases processuais ocorrerão de acordo com o que foi previamente estabelecido em lei. O escritório Galvão e Silva Advocacia atua em mais de quinze áreas do Direito, entre elas o Direito Criminal. E, neste artigo, vamos tratar sobre o papel da defesa técnica na garantia do devido processo legal. Desde já, é preciso compreender que a defesa técnica na garantia do devido processo legal é um direito, que deve ser garantido ao réu, independente do crime pelo qual está sendo acusado.

O que é a defesa técnica?

A defesa técnica na garantia do devido processo legal é responsável por assegurar que todas as etapas do processo sejam seguidas e realizadas de acordo com as disposições legais. 

A função da defesa técnica na garantia do devido processo legal é garantir que todos os direitos e prerrogativas dos envolvidos no processo sejam respeitados. A defesa técnica também é responsável por garantir que todos os argumentos e evidências apresentados sejam devidamente considerados pelo tribunal ou juiz. 

A defesa técnica no processo criminal consiste na utilização de argumentos jurídicos para a defesa dos direitos do acusado, sejam eles de fato ou de direito. Ressaltando que a defesa técnica é fundamental.

O advogado criminalista deverá se esforçar para coletar provas, testemunhas e documentos que comprovem a inocência do seu cliente ou que reduzam a pena aplicada. 

O escritório Galvão e Silva Advocacia sabe a importância do papel da defesa técnica e seus profissionais estão aptos para contestação de provas apresentadas pela acusação, já que muitas vezes elas são falsas ou obtidas de forma ilícita.

A defesa técnica também pode se basear na alegação de atenuantes e circunstâncias que possam diminuir a culpa do réu, como a falta de intenção de cometer o delito, ou alegar a inexistência do fato, ou seja, alegar que o réu não cometeu o crime.

Se você foi intimado para responder a um processo criminal, tenha a representação jurídica dos melhores advogados do nosso escritório Galvão e Silva Advocacia para atuar em sua defesa técnica. 

Ligue e agende sua consultoria com o Advogado Especialista em Direito Criminal.

A garantia do devido processo legal é um princípio fundamental do direito constitucional brasileiro que prevê que todos os cidadãos tenham direito a serem julgados de acordo com o direito processual vigente. 

Esta garantia abrange todos os processos judiciais, administrativos e legislativos, conferindo a todos os envolvidos direitos fundamentais, como o direito à defesa e ao contraditório. Neste sentido, há a defesa técnica na garantia do devido processo legal.

Todos têm direito ao devido processo legal. O direito ao devido processo legal é um princípio fundamental da Constituição brasileira que assegura a todos os cidadãos o direito de serem julgados de maneira justa e equitativa. 

Esta garantia inclui o direito de ter um julgamento justo, de serem informados dos motivos da acusação, o direito de se defender e o direito de recorrer às autoridades competentes.

A defesa técnica é um instrumento para a garantia deste direito constitucional. Nosso escritório Galvão e Silva Advocacia atua na área do Direito Criminal e pode garantir que você tenha um processo justo.

Quando se aplica a Súmula 523 do Supremo Tribunal Federal?

A Súmula 523 do Supremo Tribunal Federal aduz que: “No processo penal, a falta da defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficiência só o anulará se houver prova de prejuízo para o réu.”

Nesse sentido, a falta de defesa durante o processo penal, caracterizada pela ausência de defesa apresentada por um advogado ou defensor público, constituirá uma nulidade absoluta, ou seja, o processo inteiro será anulado.

Essa prerrogativa é parte da indispensabilidade da defesa técnica na garantia do devido processo legal. No entanto, se o réu não demonstrar prejuízo em sua defesa, o processo não será anulado. 

Em outras palavras, o réu precisa comprovar que a falta de defesa constituiu um empecilho para o seu direito à ampla defesa e à livre convicção do juiz. Nesse caso, o Juiz poderá decidir pela anulação do processo, devolvendo-o à instância inicial.

A fixação da Súmula 523 do Supremo Tribunal Federal aplica-se na importância da defesa técnica na garantia do devido processo legal e poderá ser arguida em prol do réu. Portanto, tenha um advogado que tenha experiência nesta área.

Nosso escritório Galvão e Silva Advocacia possui excelentes advogados na área do Direito Criminal, que podem garantir que você tenha defesa técnica.

Ligue e agende sua consultoria com o Advogado Especialista em Direito Criminal.

O advogado desempenha um papel fundamental na defesa técnica, pois garante a defesa dos interesses dos seus clientes e a observância dos direitos e garantias fundamentais. 

Seu papel é orientar os clientes quanto aos seus direitos, de acordo com a legislação vigente, e prestar-lhes assessoria jurídica para que possam exercer seus direitos e obter a melhor solução para seus casos

Nosso escritório Galvão e Silva Advocacia possui advogados especialistas em Direito Penal, que são responsáveis por representar os seus clientes em processos judiciais e administrativos, defendendo-os de ações judiciais, ajuizadas pelo Estado ou por terceiros. 

O advogado também pode atuar em processos arbitrais e mediações, auxiliando os seus clientes a encontrarem uma solução amigável para suas disputas, sem a necessidade de recorrer à Justiça. 

Dessa forma, o advogado desempenha um papel indispensável na defesa técnica, ajudando as pessoas a obterem os direitos garantidos por lei e a se protegerem contra ações judiciais indevidas.

Os advogados do escritório Galvão e Silva Advocacia podem ajudar na preparação de documentos, na negociação de acordos e na representação de todas as partes envolvidas no processo, isto é, na apresentação de defesa técnica na garantia do devido processo legal

A defesa técnica é um componente essencial no processo criminal. O devido processo legal é o direito de todas as pessoas de serem tratadas de forma justa e imparcial durante todo o processo judicial, desde o início até o julgamento final. 

Com a defesa técnica há a garantia de que todas as partes recebam tratamento igualitário e recebam todas as informações relevantes sobre sua causa. 

A defesa técnica é responsável por fornecer às partes envolvidas no processo todas as informações necessárias, para que elas possam exercer seus direitos de forma adequada. 

Isso inclui acesso às leis aplicáveis, acesso aos documentos processuais, orientação sobre os seus direitos e obrigações e acesso a todos os meios necessários para a defesa de sua causa

A defesa técnica na garantia do devido processo legal é responsável por assegurar que as partes envolvidas na causa sejam tratadas de forma justa e recebam toda a informação necessária para compreender e defender-se adequadamente.

Podendo ser constituídas testemunhas e a representação de todas as partes envolvidas no processo. Por fim, a defesa técnica na garantia do devido processo legal também assegura que os direitos de todos os envolvidos sejam preservados, garantindo o devido processo legal.

Nosso escritório Galvão e Silva Advocacia, possui advogados experientes e especialistas em Direito Penal, que estão aptos para atuar na apresentação da sua defesa técnica na garantia do devido processo legal.

Conclusão

A defesa técnica na garantia do devido processo legal tem como função zelar pelo cumprimento dos princípios constitucionais, que asseguram a igualdade e a imparcialidade do julgamento. 

Portanto, a defesa técnica desempenha um papel fundamental na garantia do devido processo legal, pois assegura que todos os direitos dos envolvidos sejam respeitados e que o julgamento seja realizado de acordo com o previsto em lei.

A contratação de um advogado especialista em defesa técnica na garantia do devido processo legal é extremamente importante para garantir que as leis e os direitos fundamentais sejam cumpridos ao longo de todo o processo. 

Nosso escritório Galvão e Silva Advocacia é atuante no Direito Criminal em todo território nacional e internacionalmente. Nossos advogados especialistas em defesa técnica na garantia do devido processo legal estão aptos a lhe ajudar a identificar possíveis violações de direitos fundamentais e a apresentar ações judiciais para corrigi-las.

Por isso, caso você esteja envolvido em um processo criminal, o escritório Galvão e Silva Advocacia saberá como te ajudar. Fale conosco!

5/5 - (2 votes)

Atualizado em 8 de novembro de 2023

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado

Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.

Posts relacionados

Lei do Assédio de 2024: Conheça Detalhes...

Por Galvão & Silva Advocacia

26 jan 2024 ∙ 9 min de leitura

Dolo Direto e Dolo Indireto: Implicações no...

Por Galvão & Silva Advocacia

26 jan 2024 ∙ 9 min de leitura

Assédio Institucional: Como Funciona...

Por Galvão & Silva Advocacia

26 jan 2024 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 8 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 21 min de leitura

Onde nos encontrar

Goiânia - GO

Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030

São Paulo - SP

Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200

Belo Horizonte - BH

Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138

Águas Claras - DF

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770

Fortaleza - CE

Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191

Florianópolis - SC

Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200

Natal - RN

Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270

Salvador - BA

Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021

Teresina - PI

Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770

Curitiba - PR

Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010

João Pessoa - PB

Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Auarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.