

Muito se fala em compliance, mas, afinal, o que isso significa? Compliance significa estar em conformidade com, obedecer, satisfazer o que foi imposto, comprometer-se com a integridade. No âmbito corporativo, uma organização “em compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como a de seus colaboradores e da Alta Administração.
Compliance não é mais um diferencial no mundo corporativo, mas, sim, um pré-requisito para sua sustentabilidade. Com o objetivo de esclarecer o que é compliance e como se dá a sua aplicação, nossos advogados especialistas em Direito Empresarial elaboraram o presente artigo. Confira!
Considerações gerais
Fraude e corrupção têm sido termos frequentes na mídia e, geralmente, associados apenas à política. No entanto, você já parou para pensar se eles estão presentes na sua empresa? Como seus líderes e colaboradores se comportam diante de dilemas éticos? A área de compliance vai ajudar você a responder essas questões, a mitigar os riscos e a construir uma cultura organizacional ética.
A corrupção, em suas várias formas, provoca prejuízos financeiros imediatos, pode destruir a imagem e a reputação das organizações, torna fragilizado o ambiente de trabalho e aumenta os custos do investimento.
Portanto, é preciso construir uma cultura organizacional ética forte e que seja absorvida pelos colaboradores, para que estes saibam como agir diante dos dilemas vivenciados no dia-a-dia empresarial. Um Programa de Integridade ou Compliance é, pois, implantado com o objetivo de construir, desenvolver e manter a cultura ética nas empresas.
Às ações de compliance, cabe cercar o problema do descumprimento de regras de base moral na organização, antecipar riscos e atender às exigências normativas. Por isso, o ideal é que compliance esteja integrado aos objetivos estratégicos das empresas, contribuindo com as decisões de negócios e se adaptando rapidamente às constantes mudanças inerentes ao ambiente corporativo.
Assessoria e consultoria jurídica em compliance
Quando a atividade de compliance surgiu, principalmente nas instituições financeiras, a maioria direcionou a atividade para ser desempenhada pela assessoria jurídica, considerando a expertise dos profissionais do Direito nas interpretações dos instrumentos legais. As empresas que possuem grande responsabilidade jurídica e normativa em seus atos são as que mais precisam implantar um departamento que garanta a conformidade de seus atos ou, pelo menos, ter uma assessoria externa para agir em apoio à sua alta direção.
Hoje, as necessidades passaram a demandar que a atividade voltada para o compliance vá além de normas e políticas: deve incluir os processos. Daí a importância do mapeamento e da gestão de processos, buscando suas melhorias.
É impossível definir normas e procedimentos internos a serem seguidos pela empresa sem que haja domínio e conhecimento do negócio, de todos os seus processos e da abrangência de tais processos interna e externamente.
A assessoria e consultoria jurídica atuam em transversalidade com outros profissionais de controles internos e análise de riscos, como parte integrante no processo de construção de um departamento voltado para o compliance, no que tange o entendimento das leis e normas internas.
Entre as atribuições da assessoria e consultoria jurídica de compliance, temos:
- Prevenção a fraudes;
- Segurança da informação;
- Plano de continuidade de negócios;
- Contabilidade internacional, fiscal e gerencial;
- Gestão de riscos e de pessoas; e
- Atendimento a auditorias internas e externas.
Principais benefícios do compliance
Preservação da integridade civil e criminal
Ao prevenir e reduzir os riscos das condutas não conformes, o compliance diminui o grau de exposição e responsabilização da Alta Administração da organização em relação a potenciais comportamentos irregulares ou ilegais de seus colaboradores.
Aumento de eficiência
O compliance aumenta a eficiência da empresa, pois:
- Reduz a incidência de fraudes e desconformidades, que geram desvios de recursos.
- Evita riscos de sanções legais, perdas financeiras e perda de reputação.
- Aumenta a qualidade das decisões dentro da organização, reduzindo seu custo operacional.
Vantagem competitiva
O compliance é uma importante estratégia de competitividade e atratividade do negócio, já que a sociedade global vem, cada vez mais, conscientizando-se em relação ao consumo sustentável e ético, exigindo das organizações posturas e comportamentos que reflitam esses valores.
Ganhos de produtividade
Uma cultura organizacional ética exerce influência sobre a integridade dos colaboradores, reduzindo a incidência de comportamentos que representam desvios. Estudos comprovam que o grau de satisfação das pessoas, de fidelização, comprometimento e rendimento do trabalho é maior dentro de organizações com forte cultura ética, melhorando o ambiente organizacional e retendo talentos. A difusão de boas práticas de governança corporativa amplia a coesão do público interno, gerando uma melhoria de produtividade contínua.
Ferramentas de compliance
Ao implantar um Programa de Compliance, as ferramentas mais utilizadas pelas organizações são:
- Códigos de ética e conduta;
- Canal de denúncia;
- Treinamentos e desenvolvimento sobre ética organizacional;
- Programas de integridade;
- Due diligence de fornecedores; e
- Jogos de compliance.
Se você está se perguntando como aplicar o compliance na sua empresa, aconselha-se que a organização comece criando um comitê para tratar o tema com a devida atenção e foco que o assunto exige.
Em seguida, é recomendado que sejam definidas políticas e diretrizes para posterior comunicação e treinamento, para que todos relacionados à empresa possam ter ciência do programa e adotá-lo.
Ficou alguma dúvida? Precisa do auxílio de um advogado? Entre em contato com nosso escritório de advocacia!
Precisa de um advogado especialista?
Nosso escritório de advocacia conta com uma equipe qualificada de advogados especializados em cada área do direito, sempre em busca de soluções céleres, financeiramente vantajosas e menos desgastantes. Fale conosco agora mesmo.
Artigos
- Últimos postados
- Ver todos ➝

Inventário Conjunto
O inventário, de forma resumida, é uma descrição detalhada de todo o patrimônio do autor da herança (o falecido). Esse detalhamento é utilizado para posterior partilha entre os herdeiros. Abaixo iremos discorrer um pouco sobre as formas de inventário, se é possível realizar um...

Renúncia à herança é possível?
Com certeza você já ouviu falar de herança, correto? Porém, você sabia que é possível renunciar uma herança? Esse ato jurídico declara que o herdeiro de determinada herança não quer receber a parte que faz jus – e isso é plenamente possível. Porém, importante salientar que a...

Inventário quando há testamento
Pensar na morte é visto como tabu pela maioria das pessoas – especialmente no Brasil. Porém, imprescindível dar-se conta de que o falecimento é um evento certo e natural, e que obrigatoriamente irá gerar consequências no mundo jurídico. Este momento delicado, em meio ao luto, aflora...
Onde nos encontrar

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900
Ver no mapa
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino
Ver no mapa
Entre em contato
Receba nosso contato personalizado
Suas informações estão seguras
✖

Entre em contato
Receba nosso contato personalizado
Suas informações estão seguras
Deixe-nos uma mensagem.
Nós podemos te ajudar!
Suas informações estão seguras
Comentários ( 0 )