Blindagem Patrimonial: Proteja seus Bens - Galvão & Silva

Blindagem Patrimonial: Proteja seus Bens

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

3 min de leitura

Blindagem Patrimonial: Proteja seus Bens

Em nossa série de conteúdos sobre blindagem empresarial, tema essencialmente ligado ao Direito Empresarial, pode até parecer estranho que a blindagem patrimonial, que trata de bens pessoais, faça parte da lista de assuntos abordados. A verdade, no entanto, é que o tema é tão importante quanto qualquer outro tipo de blindagem que possa parecer mais ligado ao seu negócio. De nada adianta proteger juridicamente a sua empresa se os frutos desse esforço, o seu patrimônio pessoal, não gozam da mesma segurança.

No Brasil, questões patrimoniais relacionadas a pessoas costumam ser complicadas, demoradas e extremamente burocráticas. Por isso, a blindagem patrimonial é importante e cada vez mais usada. Ela permite agilizar uma série de processos, quando necessário, além de proteger você e sua família de eventuais desgastes ou ameaças jurídicas.

Entenda, no presente artigo, como funciona a blindagem patrimonial, quais são suas principais características e quais os principais cuidados na hora de contratar um escritório de advocacia para executar esse serviço.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Como funciona essa blindagem?

A blindagem patrimonial nada mais é do que uma estratégia aplicada para reduzir a exposição de seus bens às eventualidades judiciais que são quase inevitáveis com o passar do tempo. De forma simplificada, pode-se dizer que esse esforço consiste em dar maior mobilidade e autonomia para os bens, evitando que vários procedimentos precisem ocorrer na via judicial.

Muitas vezes, a blindagem patrimonial consiste em criar uma estrutura jurídica em torno do seu patrimônio. Em outros casos, o planejamento em vida da sucessão ou a segregação de certas atividades de uma única empresa são formas de proteger seu patrimônio familiar.

O objetivo central de blindagem patrimonial é reduzir ao máximo os riscos, de forma que causem pouco ou nenhum impacto em um momento de crise, ou em um momento delicado.

Sim. Blindagem patrimonial não é adotar práticas ilícitas. Ela só existe, portanto, quando é completamente lícita, sem desrespeitar nenhum limite legal.

O raciocínio é simples: se seu objetivo é proteger o patrimônio, não é coerente executar estratégias ilegais que o colocarão em risco quando descobertas.

Ação preventiva poupa muito tempo no futuro

Uma das grandes vantagens da blindagem patrimonial vai além da questão de redução de riscos e exposições. Trata-se do ganho de tempo justamente quando ele é mais precioso. Uma estrutura bem elaborada para o seu patrimônio pode evitar, por exemplo, um longo processo de sucessão na ocasião do falecimento de alguém da família e afastar conflitos na dissolução de um casamento.

Esse tipo de estratégia garante uma gigantesca redução de desgastes, bem como agiliza o andamento dos procedimentos necessários para que as questões patrimoniais estejam normalizadas.

Quais os cuidados necessários na hora de recorrer à blindagem patrimonial?

Praticamente todos os cuidados necessários ao buscar um escritório responsável pela blindagem patrimonial de seus bens estão relacionados à maneira como o escritório trata o assunto.

No escritório Galvão & Silva, ouvimos frequentemente histórias de pessoas que acabaram frustradas ao acreditarem que a blindagem patrimonial as livrarias de grande parte das cargas tributárias ou que a atividade permitiria uma vida financeira livre de burocracias. Essas promessas são irreais e não são o propósito de uma blindagem patrimonial.

O principal cuidado a ser tomado, então, é buscar um escritório confiável que trate a questão com honestidade, explicando seus benefícios e limitações. Quando se trata de blindagem, é importante que você possa confiar plenamente em quem executa o serviço.

Ficou alguma dúvida? Precisa do serviço de uma advogado? Entre em contato com nosso escritório de advocacia!

5/5 - (2 votes)

Publicado em 09 jul 2018

Deixe um comentário ou Sugetão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Holding: Entenda o que é e Como Utilizar em...

Por Galvão & Silva Advocacia

01 dez 2021 ∙ 8 min de leitura

Registro de Marca: Descubra os Motivos para...

Por Galvão & Silva Advocacia

26 nov 2021 ∙ 8 min de leitura

O que é responsabilidade empresarial...

Por Galvão & Silva Advocacia

24 nov 2021 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Divórcio Extrajudicial de forma Simples e...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 fev 2020 ∙ 5 min de leitura

Entenda o que é Inventário, e para que...

Por Galvão & Silva Advocacia

23 maio 2019 ∙ 3 min de leitura

Entenda como funciona um Inventário de forma...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 jan 2019 ∙ 9 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
©2021 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido