MENU
Artigos

Receba agora o contato de um
Advogado Especialista

Ligamos Para Você
Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor

Por Galvão & Silva Advocacia.
Publicado em 28 de abril de 2018. Atualizado em 29 de junho de 2018.

Blindagem Empresarial: o que significa blindar sua empresa?

O termo “Blindagem Empresarial” ainda é um tanto exótico no Brasil. Muitas pessoas enxergam este esforço como uma maneira de driblar obrigações, enquanto outras percebem o caráter sério e cada vez mais necessário de tornar uma empresa juridicamente segura.

A falta de conhecimento sobre o assunto faz com que muitas empresas não entendam ou nem mesmo tenham acesso a este tipo de estratégia. A verdade é que não se trata de uma atividade simples, mas ela pode evitar uma série de dores de cabeça futuras quando realizada por um escritório competente, que dá atenção a todos os detalhes inseridos no cotidiano de uma empresa.

Entenda o que é a blindagem empresarial, e o quanto ela pode ajudar seu negócio a crescer com segurança:

O que significa blindar?

Uma das melhores maneiras de entender a blindagem empresarial é através de uma analogia com a blindagem de um carro. Em primeiro lugar, a blindagem é preventiva: nada adianta blindar um veículo após ele já ter sido atingido por um projétil. Dessa forma, uma blindagem empresarial é uma estratégia desenvolvida para evitar problemas futuros, e não para corrigir os erros do passado.

Durante a blindagem de um veículo, são identificados os pontos mais vulneráveis, que acabam sendo especialmente protegidos. No âmbito jurídico, não é diferente; todos os pontos de possível exposição de uma empresa devem ser mapeados e protegidos com estratégias ou planos de contenção.

A blindagem empresarial consiste em tornar a empresa menos exposta aos riscos. Dessa maneira, ela sofre o menor impacto possível quando algum incidente ocorre.

Tipos de blindagem empresarial

Falar em blindagem empresarial é falar sobre uma série de estratégias em campos diferentes, mas que devem estar interligadas. Entre os principais tipos de blindagem, destacam-se:

  • Blindagem Trabalhista: permite que as empresas prestem constante atenção a todos os aspectos normativos da sua relação com os empregados, de forma a reduzir multas e posteriores gastos jurídicos em confrontos trabalhistas;
  • Blindagem Tributária: possibilita o desenvolvimento de estratégias que garantam a segurança da empresa frente às cobranças fiscais, além de estudar alternativas lícitas para reduzir a carga tributária dentro das atividades da empresa;
  • Blindagem da Propriedade Intelectual: é a blindagem que garante que o bom mais singular de uma empresa esteja protegido. Sua intenção é garantir a manutenção da propriedade intelectual, sem que seja questionada ou infringida;
  • Blindagem Jurídica Ambiental: desenvolve estratégias para que a empresa atenda a todos os requisitos ambientais, permitindo que não tenha mais incertezas ou preocupações quanto a multas relacionadas às atividades da empresa;
  • Blindagem Patrimonial: permite que os frutos já obtidos através do trabalho não corram riscos ou longos procedimentos burocráticos quando não for necessário – mesmo no aspecto pessoal;
  • Blindagem Contratual: consiste em garantir que os interesses da empresa estejam perfeitamente determinados no contrato, reduzindo o risco de disputas ou incômodos judiciais. Pode ser aplicada desde contratos comuns, até contratos sociais, na própria criação de uma empresa;

Quais as vantagens da blindagem?

A grande vantagem da blindagem empresarial é a redução dos riscos e incertezas. Ao blindar um carro, o proprietário não está garantindo que o veículo nunca seja atingido por um projétil – ele está se certificando que, caso este desafio ocorra, o veículo não sofra danos relevantes.

Ao blindar uma empresa, a vantagem é a mesma: é impossível prever quais desafios um negócio enfrentará nos próximos anos, mas uma blindagem permite que ele esteja preparado para passar por qualquer turbulência sem maiores problemas.

A blindagem empresarial é legal?

Sim, a blindagem empresarial possui uma característica preventiva que, muitas vezes, consiste em garantir que a empresa esteja absolutamente dentro das normas legais. Ao contrário do que muitas vezes é imaginado, blindar não significa fazer manobras legais questionáveis, mas garantir que a empresa nunca esteja em uma posição de exposição em relação ao que é cobrado pela lei.

Uma boa consultoria jurídica durante a blindagem empresarial permitirá que seu negócio esteja juridicamente seguro, enquanto você poderá focar em um planejamento mais certeiro das atividades futuras.

Blindagem Empresarial: o que significa blindar sua empresa?
Tire suas dvidas com nossa equipe
Quero conversar sobre o meu caso

Receba agora o contato de um Advogado Especialista

Últimos artigos

Mais Lidos

Galvão & Silva Advocacia - Todos os direitos reservados - 2018

Fechar

Precisa de ajuda jurídica?
envie uma mensagem

* Todos os campos são obrigatórios.

x
Digite agora sua mensagem!

X
Carregando...
×
×
×