O Que é um Advogado Especializado? - Galvão & Silva

O Que é um Advogado Especializado?

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

8 min de leitura

advogado-especializado

Para a advocacia o que não faltam são áreas de atuação. Atualmente, a atividade se tornou essencial para a administração da justiça, bem como é hoje uma das mais antigas profissões do mundo. Contudo, é comum ainda surgir dúvidas sobre o que é um advogado especializado, assim como qual sua diferença para um generalista.

Embora ambas as modalidades visam o funcionamento da justiça, assim como focam em  proteger e defender a democracia, há diferenças consideráveis que precisam ser compreendidas.

Neste conteúdo, reforçamos o que é um advogado especialista. Além disso, especificamos as principais diferenças entre ele e um generalista. Aqui você também encontra algumas especialidades disponíveis, bem como a importância de contratar esse tipo de profissional para o seu problema. Acompanhe!

Advogado especializado: O que é?

Primeiramente é essencial entender o que é de fato um advogado especializado. De modo geral, o profissional é aquele que atua diretamente no campo jurídico. Ou seja, se especializa através de estudos em um dos ramos da profissão, bem como passa a oferecer seus serviços de forma específica.

Vale destacar neste caso que o profissional atua diretamente em uma área, segmento ou nicho da advocacia. Além disso, pode apresentar diferentes graus de especialização como um termo mais amplo ou então mais específico.

Quer um exemplo?

A especialização do advogado pode ser de forma mais ampla na área ambiental, por exemplo. Contudo, dentro do segmento ele pode escolher se especializar especificamente em licenciamentos ambientais, ou seja, um nicho. 

Dessa forma, o que não faltam são áreas especializadas que a advocacia pode abranger.

Diferenças entre um Advogado especialista e Advogado Generalista

Uma vez entendido o que é um advogado especializado, fica mais fácil compreender as diferenças dele para um profissional generalista. Enquanto o especializado busca por pós-graduações e outros cursos específicos em prol da área de atuação pretendida, o generalista é aquele que aceita causas e consultorias de diversos assuntos jurídicos.

Dessa forma, o profissional generalista não busca focar seu conhecimento em apenas uma área, mas sim consegue atuar em diversas áreas de atuação como cível, tributária, ambiental, criminal, entre outras.

Portanto, a principal diferença entre os profissionais é o seu tipo de atuação. Enquanto um foca em uma área do direito e busca adquirir mais conhecimento e experiência em uma área de atuação, o generalista não tem essa pretensão e pode atender diversos segmentos ao mesmo tempo, contudo de forma não tão aprofundada.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Quais as especialidades de um advogado especializado?

E por falar em especializações, não podemos deixar de comentar por aqui as especialidades mais comuns de um advogado especializado.

Vale destacar que o Brasil é hoje o país com maior proporção de advogados  por habitante do mundo segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao todo, cerca de 1,3 milhões de advogados exercem regularmente a profissão. O que traz uma quantidade bem expressiva de especialistas para a área também.

Pensando nisso, separamos uma lista com áreas que podem ser atendidas por esse tipo de profissional e que você pode procurar caso precise de uma delas.

●  Direito Civil – onde o advogado especialista representa interesses individuais relacionados a bens ou questões familiares, por exemplo;

●  Direito Criminal – onde o advogado atua diretamente na defesa ou acusação de crimes;

●  Direito Ambiental – em que o profissional especializado atua diretamente em causas ambientais, bem como na proteção e qualidade do meio ambiente;

●  Direito Administrativo – onde ocorre a tramitação de leis que regulamentam órgãos e poderes públicos;

●  Direito Comercial – onde o advogado atua diretamente em transações comerciais como leis municipais e estaduais. Além disso, giram em torno da abertura e fechamento de estabelecimentos comerciais.

●  Direito do Consumidor – outra opção de especialização na advocacia envolve os direitos dos consumidores. A especialidade permite representar os cidadãos em seus direitos relacionados a fornecedores de bens e serviços;

●  Direito Digital – o qual o advogado age diretamente sobre leis em ambiente digital;

●  Direito de Propriedade Intelectual – onde a pessoa possui seu direito autoral reconhecido, bem como atua contra a falsificação;

●  Direito Trabalhista –  onde o advogado especializado atua diretamente nas leis do trabalho, principalmente envolvendo questões sindicais, assim como previdenciárias;

●  Direito Tributário onde as leis regem sobre a arrecadação de impostos, bem como outras questões tributárias;

●  Direito Contratual – onde o profissional especializado atua na defesa de empresas e pessoas com foco na elaboração de contratos de vendas e compra de bens;

●  Direito de Importação e Exportação – onde o profissional foca na importação e exportação de mercadorias, acompanhando todo o processo jurídico da carga;

●  Direito de Saúde – onde o advogado especialista atua juntos aos planos de saúde, assegurando o direito do consumidor sobre o serviço contratado;

●  Direito Empresarial – onde as empresas podem contar com um corpo jurídico especializado nas demandas empresariais, bem como ações junto a fornecedores e clientes insatisfeitos.

Ligue agora e agende uma reunião.
(61) 3773.4196

A importância de ter apoio jurídico

As áreas de atuação dos advogados, portanto, é bastante intensa e pode trazer segurança jurídica às pessoas. Contratar um advogado especialista, bem como um generalista, favorece o funcionamento da justiça. Sem contar que protege o cidadão baseado em leis, princípios, doutrinas e jurisprudência.

Além de encontrar maneiras para resolver as questões das pessoas, o advogado possui a capacidade de prestar assessoria e também consultoria diante de interesses específicos.

Também atua como um negociador a fim de resolver conflitos de forma mais lúcida. Ou seja, encontrar maneiras alternativas de resolver o problema e consegue evitar infortúnios ainda maiores diante do conflito.

Por que contratar um Advogado especialista?

A contratação de um advogado especializado, por sua vez, tem grandes vantagens para o consumidor. Embora o generalista contribua também de forma efetiva sobre algumas causas de interesse, o especialista acaba obtendo conhecimento mais aprofundado sobre o tema.

Vale destacar que a especialização traz ao advogado mais assertividade no momento de executar o serviço para o cliente. Além disso, evita orientações equivocadas, assim como perda de tempo durante o processo.

Portanto, é importante reforçar que ao optar por um profissional especializado alguns benefícios podem ser sentidos como:

  • Orientação mais correta possível;
  • Melhor atendimento na área específica;
  • Informações adequadas e corretas sobre a causa como ganhos financeiros justos;
  • Evita falsas promessas sobre o ganho da causa.
Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Como saber se o profissional é realmente especializado?

Um advogado especializado, por sua vez, traz importantes características para ser identificado. Como vimos acima, existem diferenças importantes entre o profissional especialista e o que atua de forma generalista. Dessa forma, saber como identificá-lo é importante para evitar dores de cabeça no futuro.

Assim, algumas dicas podem contribuir na identificação. Se você está buscando um advogado especializado sério e correto, é importante ficar atento a questões como:

  1. Informações no site da advocacia. Todo bom profissional deixa claro as áreas de atuação que trabalha em seu site oficial, por exemplo. Quanto mais informações sobre a área atendida por ele estiverem no endereço eletrônico, maiores são as chances dele realmente entender bem sobre assunto, assim como mostrar que está a apto a atuar naquele campo;
  2. Ao buscar consultoria busque sempre saber sobre as certificações das especializações realizadas. Bem como buscar opinião de outros clientes que tiveram o suporte que precisa através do profissional;
  3. Busque informações nas redes sociais. Todo bom profissional também busca disseminar conteúdo de qualidade sobre a área que atua através delas. Avaliar comentários, tirar dúvidas em formato público também é uma ótima maneira de saber se o profissional é realmente especializado na área antes de fechar o contrato.

Conclusão: advogado especializado

Podemos concluir através desse artigo que um advogado especializado tem características próprias, bem como é bastante diferente do profissional que atua de forma geral no ramo jurídico.

Enquanto o profissional especialista busca orientações e conhecimentos a respeito de uma área em específico, podendo ser ela um segmento ou nicho da advocacia, o generalista é aquele que abrange diversas áreas ao mesmo tempo e não tem interesse em definir uma área de atuação.

Outro ponto importante é que existem no Brasil hoje diversas especialidades para a área do direito. Dessa forma, buscar aquela que mais possui relação com seu problema pode ser uma possibilidade interessante para que sua resolução seja mais rápida.

A escolha por um advogado especializado pode ser bastante vantajosa para quem busca por orientação mais correta possível sobre o assunto. Além disso, traz alguns benefícios importantes que podem evitar dores de cabeça no futuro.

Por fim, entendemos também alguns detalhes importantes na hora de reconhecer um profissional capacitado para a área, a fim de escolher aquele que seja realmente seguro e que atue na área.

A Experiência da Galvão & Silva

Um bom advogado especializado, portanto, traz vasto conhecimento sobre a área de atuação. A Galvão & Silva, por sua vez, se trata de um escritório com mais de sete anos de existência, formado por um corpo jurídico bastante experiente e especializado no que você precisa.

Dentre as especializações estão Direito da Família, Direito do Inventário, Direito Criminal, Direito Empresarial, Direito Imobiliário entre outros.  Se você necessita de um advogado especialista para tratar do seu caso, converse diretamente com a nossa equipe.

Leia também:

Rescisão de Franquia: É possível? Como ocorre e Quais as formas de realização?

Entenda Tudo Sobre a Prisão Domiciliar e a Legislação

Escritório de Advocacia Especializado em Importação

5/5 - (2 votes)

Publicado em 08 set 2022

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts relacionados

Em Caso de Sequestro Relâmpago o Banco...

Por Galvão & Silva Advocacia

16 set 2022 ∙ 8 min de leitura

Escritório de Advocacia Especializado em...

Por Galvão & Silva Advocacia

15 set 2022 ∙ 11 min de leitura

Escritório de Advocacia Especializado em...

Por Galvão & Silva Advocacia

08 set 2022 ∙ 9 min de leitura

Posts recomendados

Divórcio Extrajudicial de forma Simples e...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 fev 2020 ∙ 5 min de leitura

Entenda o que é Inventário, e para que...

Por Galvão & Silva Advocacia

23 maio 2019 ∙ 3 min de leitura

Entenda como funciona um Inventário de forma...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 jan 2019 ∙ 14 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
©2022 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido