Advogado Especialista em processo Administrativo Disciplinar - PAD - Galvão & Silva Advogado Especialista em processo Administrativo Disciplinar - PAD - Galvão & Silva

Advogado Especialista em processo Administrativo Disciplinar – PAD

16/10/2020

7 min de leitura

Atualizado em

Advogado Especialista em processo Administrativo Disciplinar
Um advogado especialista em processos administrativos disciplinares é o seu escudo! Ele te orienta sobre seus direitos, te auxilia na coleta de provas e na construção de uma defesa robusta.

Um advogado especializado em processos administrativos disciplinares ajuda servidores públicos acusados de infrações. Ele orienta sobre seus direitos, auxilia na coleta de provas e na preparação de uma defesa eficiente.

Para servidores públicos, um advogado especialista em processo administrativo disciplinar é um serviço que raramente se deseja contratar. No entanto, quando um especialista é necessário, a expectativa é que sua atuação seja a melhor possível – afinal de contas, é o sustento daquele profissional em jogo.

E quem pensa que essa é uma necessidade exclusiva de quem efetivamente realizou algo de errado, está enganado. Não são raras às vezes que sindicâncias e processos administrativos são realizados sem uma verdadeira fundamentação. É exatamente por isso que existe o direito de defesa dos servidores, para que demonstrem a realidade dos fatos.

Fale com um advogado especialista.

Como o Advogado pode me ajudar em um processo administrativo disciplinar?

Não. Essa é uma interpretação já debatida pelo Supremo Tribunal Federal, entendendo que o servidor público que optar por realizar a própria defesa não está em prejuízo de seus direitos ao contraditório e à ampla defesa.

Ressaltamos, no entanto, que isso não significa que a atuação de um advogado especializado seja indiferente ou completamente dispensável. Profissionais que atuam na área possuem muito mais conhecimento sobre como lidar com os procedimentos, oferecendo a melhor defesa possível no cenário abordado. Isso se traduz em mais segurança para o servidor que está passando por uma situação que já é repleta de incertezas.

O que faz um advogado especialista em processo administrativo disciplinar?

Há vários âmbitos em que um advogado especialista em processo administrativo disciplinar pode atuar. Entre as atuações mais comuns que realizamos em nosso escritório, destacam-se:

Atuação em sindicâncias

Embora muitas pessoas confundam, sindicâncias e processos administrativos disciplinares não são a mesma coisa. Pode-se dizer que a sindicância é o procedimento reservado para a investigação e identificação de infrações menos graves, que possam resultar na punição máxima de suspensão por até 30 dias, ao passo que o PAD pode resultar na demissão definitiva.

Isso não significa, no entanto, que a sindicância não resulte em prejuízos que devam ser contestados. Além da condenação por irregularidade que marca o histórico do servidor, isso significa um vencimento inteiro de seu salário sem ser recebido. Por isso, mesmo em uma simples sindicância, a atuação de advogados especializados é relevante.

Ligue agora e agende uma reunião.

Atuação nas fases de instauração, inquérito e julgamento

Quando falamos em processo administrativo disciplinar, os procedimentos são um tanto mais complexos e mais graves do que na sindicância. O ideal é que você constitua um advogado especializado em PAD assim que souber de qualquer tipo de denúncia ou investigação contra você.

Isso ocorre porque a participação de um profissional desde cedo implica em uma correta observação do que está sendo realizado no processo. Não é incomum que um processo administrativo disciplinar carregue consigo nulidades e maus procedimentos, que poderiam evitar um grande transtorno para o servidor, mas que isso não seja observado em função da ausência de alguém que percebesse a ocorrência dessas infrações.

Identificação de irregularidades no PAD

Como mencionado no tópico anterior, uma enorme quantidade de processos administrativos disciplinares nem mesmo poderiam ser levados adiante, em função de graves irregularidades.

Essas irregularidades podem decorrer de uma série de motivos, que vão desde erros de procedimento, propriamente ditos, até motivações inadequadas e fabricação de motivos para sua instauração, decorrente de desejos particulares de quem os executa.

O fato é que identifica-las pode fazer toda a diferença para livrar o servidor deste problema que afeta não apenas sua estabilidade no trabalho, mas também sua saúde mental.

Ações de reintegração de servidores

Muitas vezes, só é possível perceber o tamanho do impacto de um processo administrativo disciplinar depois que seu resultado já saiu em desfavor do servidor. Nestes casos, há pouco o que possa ser feito em âmbito administrativo, mas ações judiciais podem ser essenciais para recuperar o posto daquela pessoa, devolvendo seu sustento.

Para isso que existem as ações de reintegração, que demonstram os erros ocorridos para que se chegasse à exoneração do servidor, restituindo seu cargo e seu salário. Dependendo das circunstâncias, ainda, é possível recuperar retroativamente os valores não recebidos no período de afastamento.

Fale com um advogado especialista.

Demais atuações em defesa do servidor público

Via de regra, um advogado especialista em processo administrativo disciplinar também atua em outros tipos de procedimento ligados aos direitos de servidores públicos. É o caso do escritório Galvão & Silva, por exemplo, que conta com uma equipe que atende todas as demandas relacionadas ao serviço público: desde o certame de seleção, às solicitações de aposentadoria. Neste cenário, as atuações mais comuns ligadas aos diretos de servidores são:

Atuação na garantia de benefícios

Diversos servidores públicos passam a carreira inteira executando certas funções sem nem mesmo saber do direito a indenizações e gratificações que são devidas. Não raras vezes, ainda, órgão de classe conquistam direitos de seus representados, mas o servidor acaba sem ser devidamente informado sobre essas melhorias, e não tem esses benefícios para si.

Pleito por remoção do servidor

Quem vive da carreira pública entende que está à disposição de seu cargo, e seu cargo é disposto aos interesses do Estado. Não raras vezes, isso significa estar atrelado a cidades ou destinos que não são compatíveis com seus interesses pessoais, e isso é parte do trabalho. Para quem já tem uma família constituída, isso pode ser ainda mais doloroso, gerando situações de afastamento físico. Para apaziguar estas situações, a busca por uma remoção de local mais compatível com a necessidade do momento é um direito de qualquer servidor.

Regras para aposentadoria do servidor público:

Se você é servidor público e trabalhou em condições perigosas antes da reforma da previdência, pode se aposentar assim:

  • Risco baixo: 25 anos de trabalho
  • Risco médio: 20 anos de trabalho
  • Risco alto: 15 anos de trabalho
  • Contribuição: 35 anos (12.775 dias)
  • Tempo no cargo: 5 anos (1.825 dias)
  • Idade mínima: 53 anos
  • Pedágio: Acrescente 20% do tempo que faltava em 16/12/98 para completar a contribuição.

Aposentadoria integral no serviço público:

Para se aposentar com 100% do salário, o servidor precisa de 40 anos de contribuição. A regra do pedágio de 100% também garante a aposentadoria integral.

Aposentadoria aos 57 anos com 20 anos de contribuição:

Com 57 anos e 20 anos de contribuição, você ainda não pode se aposentar. É preciso mais tempo de contribuição para se qualificar.

Como calcular a aposentadoria proporcional do servidor público:

A aposentadoria proporcional é baseada no tempo de contribuição. Se você contribuiu metade do tempo necessário para a aposentadoria integral, recebe metade do benefício.

Tempo de trabalho para aposentadoria do servidor público:

Para aposentadoria especial:

  • Baixo risco: 25 anos de atividade + 86 pontos
  • Médio risco: 20 anos de atividade + 76 pontos
  • Alto risco: 15 anos de atividade + 66 pontos

Quais são os direitos do servidor em um processo administrativo disciplinar?

Servidores podem se defender, apresentar provas e testemunhas, e são considerados inocentes até que se prove o contrário.

Como um advogado pode ajudar em um PAD?

Um advogado especializado orienta sobre seus direitos, coleta provas e elabora uma defesa sólida para o servidor.

O que acontece se o servidor for considerado culpado?


Se culpado, o servidor pode ser advertido, suspenso ou demitido. Ele pode recorrer dessa decisão.

O que é necessário para uma boa defesa em um PAD?


Para uma boa defesa, conheça seus direitos, acesse todos os documentos do processo, e tenha um advogado especializado.

Qual a importância de um advogado especialista em PAD?


Um advogado especialista conhece bem as leis e procedimentos, o que aumenta as chances de uma defesa eficaz.

Busca por direito às licenças

Outro pleito comum de servidores, que nem sempre observam seus direitos plenamente respeitados, é ter respeitados seus direitos às licenças legalmente previstas durante o exercício de seu serviço. Muitas vezes, os próprios procedimentos de solicitação são tão confusos que parecem dificultar o acesso, mesmo que ninguém a tenha rejeitado.

Um advogado voltado para lidar com este tipo de situação favorece o servidor, e aumenta significativamente suas chances de sucesso ao buscar aquilo que já é seu direito, mas pode ter o acesso restrito por dificuldades.

Precisa de uma consultoria especializada?
Ligue agora e Agende uma reunião! Nossa equipe de Advogados Especialistas está à disposição para melhor te atender.

4.3/5 - (21 votes)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz Silva

Advogado especialista, formado pela pela Faculdade Processus em Brasília inscrito nos OAB DF sob o número 54.608, professor e escritor de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Reprovação em Investigação Social: Como...

Por Galvão & Silva Advocacia

13 maio 2024 ∙ 8 min de leitura

Acumulação de Cargo Público:...

Por Galvão & Silva Advocacia

10 maio 2024 ∙ 9 min de leitura

Administração Tributária: Detalhe as...

Por Galvão & Silva Advocacia

09 maio 2024 ∙ 10 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 15 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 28 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.