Advogado Brasileiro em Portugal - Galvão & Silva Advocacia

31 jul 2020 ∙ 5 min de leitura

Advogado Brasileiro em Portugal

Por Galvão & Silva Advocacia

Bandeira Brasil e Portugal

Encontrar um Advogado Brasileiro em Portugal pode ser uma necessidade, mais cedo ou mais tarde, para quem vive no país. Infelizmente, more você em Coimbra, Lisboa, Braga, Cascais, Aveiro, no Porto ou em tantos outros destinos comuns de brasileiro, encontrar um advogado que atue regularmente no país nem sempre é uma tarefa simples.

Recentemente, a expansão da atuação de nosso escritório para o país europeu revelou o tamanho dessa procura, e as dúvidas que brasileiros costumam ter na hora de contratar um profissional.

Por isso, nossa equipe desenvolveu este artigo, com o objetivo de solucionar as principais dúvidas, de onde encontrar às principais áreas de atuação utilizadas pelos clientes.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Por que buscar um advogado brasileiro em Portugal?

Uma das dúvidas mais comuns de quem busca por este tipo de serviço é justamente o motivo de buscar um compatriota. Recentemente, recebemos um questionamento pertinente: “Mas qual a vantagem de buscar um advogado brasileiro no Porto, se moro aqui há oito anos?”.

A resposta vai muito além de qualquer noção de patriotismo. A maioria de nós, ao nos mudarmos para outro país, não cortamos completamente nossos vínculos legais com o Brasil. Contas bancárias, bens no país, rendas obtidas em território brasileiro, familiares e, até mesmo, obrigações burocráticas, como as eleitorais, as tributárias e o cumprimento de antigos contratos.

Um advogado brasileiro em Portugal consegue conciliar as questões sendo tratadas em território português com quaisquer vínculos legais ainda existentes no Brasil. Isso garante que não existam pendências e riscos em seu país de origem, e, ainda mais importante, que não existam surpresas negativas caso você decida fazer uma visita ao Brasil.

Advogado brasileiro em Coimbra, Lisboa, Braga, Cascais, Aveiro e no Porto

Áreas de atuação

Ao buscar um advogado brasileiro em Portugal, muitas pessoas se confundem com as especialidades possíveis. A verdade, é que as áreas são muito parecidas com aquelas que existem no Brasil, afinal, as tradições jurídicas são semelhantes entre os dois países! Entre elas, estão:

Direito Civil em Portugal

O Direito Civil trata das principais questões da vida privada, além das várias especialidades para as quais ele se desmembra. Entre as principais questões relacionadas a ele, destacam-se contratos, discussões sobre obrigações, discussões sobre irregularidades de atitude e todas as outras questões que envolvam discussões jurídicas entre cidadãos, que precisem ser resolvidas.

Direito de Família em Portugal

O Direito de Família acompanha pessoas onde quer que elas morem, afinal, todas as pessoas estão sujeitas à necessidade de regulamentar algo relacionado a questões internas. De casamentos a divórcios e inventários, recorrer a um Advogado Especialista em Direito de Família é quase uma certeza da vida de qualquer pessoa, e isso independe do local onde vivamos.

Direito Empresarial em Portugal

Muitas pessoas passam a empreender ao longo da vida. Para quem mora no exterior, há dois caminhos bastante comuns. O primeiro, é o de quem já tinha um negócio no Brasil, e precisa mantê-lo, ou levar o empreendimento para outro país. Em alguns casos, até mesmo encerrar esse negócio anterior é uma necessidade, em função da maneira como a vida se desenvolve, e fazer isso à distância pode ser um tanto mais complicado.

Em outros casos, é necessário iniciar um novo empreendimento no país atual, como tantos outros brasileiros fazem em Portugal. Qualquer que seja o cenário, é importante contar com um Advogado Especialista em Direito Empresarial que entenda dos trâmites locais e dos trâmites necessários para regularizar todas essas questões no Brasil.

Ligue agora e agende uma reunião
(61) 3702.9969

Direito Tributário em Portugal

O Direito Tributário certamente é um dos que mais levanta dúvidas e inseguranças para quem mora fora do Brasil. As fontes de renda podem vir de mais de uma nacionalidade, e o pagamento correto dos tributos pode causar uma série de dificuldades burocráticas.

Felizmente, um Advogado Especialista em Direito Tributário no assunto pode tornar tudo muito mais fácil, garantindo que você esteja tomando todas as providências adequadas para não ter nenhum tipo de incômodo.

Direito do Consumidor em Portugal

Infelizmente, não é apenas no Brasil que decepções acontecem com prestadores de serviço ou fabricantes de produtos. Ter um advogado que lide com Direito do Consumidor é a certeza de que você não saia prejudicado nas relações de consumo, e que seja devidamente protegido e reparado em qualquer situação irregular que venha a acontecer.

Questões de Direito Internacional Público e Privado

É quase autoexplicativa a importância de contar com um advogado especialista em direito internacional quando você mora no exterior. A gama de necessidades possíveis é incontável: de vistos a trânsito de dinheiro, de regulamentação de visitas internacionais à Homologação de Sentença Estrangeira.

Tudo o que precise gerar efeitos entre mais de um país exige essa especialidade. Neste caso, contar com um advogado brasileiro é uma grande vantagem, pois para atuar em Portugal, ele já terá estudado as relações legais entre os dois países, e como fazer as conexões necessárias para o resultado correto.

O que um advogado brasileiro em Portugal precisa para atuar?

Como você já deve saber, para um advogado atuar no Brasil, ele precisa ter uma inscrição na OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. Uma das grandes vantagens de ter uma tradição jurídica tão semelhante entre os dois países, é que tanto a estrutura do direito quanto a estrutura da regulamentação para atuar são parecidas.

No caso de Portugal, é necessária a inscrição na Ordem dos Advogados, a OA, do país. Advogados brasileiros podem atuar por lá realizando essa inscrição, e brasileiros que se graduem em direito em Portugal e tenham a inscrição na OA, também podem atuar.

Por isso, é importante certificar-se de que seu advogado está devidamente registrado nos países em que atuará, para ter certeza de que ele atuará regularmente em seu nome.

A qualidade do Escritório Galvão & Silva também em Portugal

Uma das novidades que o Escritório Galvão & Silva traz em sua proposta de atuação completa, em todas as áreas necessárias para seu cliente, é o atendimento internacional. Há algum tempo, contamos com representantes em diferentes países, e Portugal é um dos locais em que atuamos.

Busque você um advogado brasileiro em Coimbra, Lisboa, Braga, Cascais, Aveiro, no Porto ou qualquer que seja a sua cidade, basta entrar em contato conosco para contar com toda a estrutura de nosso escritório em busca da concretização de seus direitos!

Veja mais assuntos relacionados:

8 respostas para “Advogado Brasileiro em Portugal”

  1. Raul Martins disse:

    Bom dia,
    Tenho uma dúvida, uma amiga advogada no Brasil (Bacharel) sem OAB, quer morar em Portugal, estudar e se especializar na carreira. Ela já poderia trabalhar num escritório de advocacia aqui em Portugal?
    Teria de fazer alguma equivalência?
    Obrigado,

    Atenciosamente,

    Raul Martins

    • Olá, Raul!

      Em primeiro lugar, é necessário levar em consideração que sua amiga possui o bacharelado em Direito, mas não é advogada, uma vez que não possui registro na OAB e, portanto, não possui capacidade postulatória para representar clientes em juízo.
      Para advogar em Portugal, ela não precisará de revalidação do diploma. Basta a inscrição na OA portuguesa, a Ordem dos Advogados. Para o processo de inscrição, no entanto, será necessário apresentar a inscrição na OAB, uma vez que isso é um requisito para a inscrição de brasileiros por lá.
      Por isso, será necessário que antes ela receba o título de advogado no Brasil antes de se inscrever em Portugal.

      Caso precise de um Advogado em Portugal, nosso escritório pode te ajudar.

  2. luciano disse:

    Bom dia, meu nome é Luciano Milano, sou advogado atuante no brasil, pretendo eu e minha esposa migrar para Portugal. Tenho anos de experiência na área jurídica e estou em busca de oportunidades e até mesmo conselhos para que eu possa realmente levar a diante minha pretensão de mudança.
    Tenho 10 anos de pratica, e pretendo fazer uma especialização e gostaria se possível, de sugestões/orientações que possam me auxiliar nessa empreitada, desde já agradeço o espaço informativo para auxilio, um ótimo dia!

    • Luciano, olá! Antes de tudo, desejamos uma boa caminhada nessa sua empreitada em Portugal.
      Você não menciona qual será a sua especialização, entretanto podemos indicar que, em razão da sua mudança, um foco em direito internacional já seria um bom caminho. Questões tributárias também podem lhe gerar uma gama maior de possibilidades.
      Sucesso na sua caminhada!

  3. Natacha disse:

    Olá, sou advogada e gostaria de internacionalizar minha carreira. Atualmente sou pós-graduanda em em Direito Internacional pela CEDIN, do professor Francisco Rezek. Vocês aceitam currículos?

  4. Vanessa disse:

    Boa tarde, sou advogada atuante no Brasil há 3 anos, possuo pós em consumidor, processo civil e terminando direito imobiliário. Trabalhei por 3 anos na Defensoria Pública antes de me formar. Pretendo ir para Portugal. Há vagas para trabalho neste escritório?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

O que é Bloqueio Judicial e como ele...

Por Galvão & Silva Advocacia

02 jul 2021 ∙ 4 min de leitura

Advogado especialista em mudança de nome

Por Galvão & Silva Advocacia

17 mar 2021 ∙ 5 min de leitura

Direito Agrário

Por Galvão & Silva Advocacia

23 set 2020 ∙ 7 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
©2021 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.