Especialista no direito
Advogado Digital Jardim Botânico – DF
O “Plano Piloto para a Nova Capital” de Lúcio Costa trouxe o registro da primeira proposta de localização para o Jardim Botânico e o Jardim Zoológico de Brasília. Como suporte à implantação do Parque Zoobotânico, em 1961, foi criada a Fundação Zoobotânica do Distrito Federal (FZDF).
O projeto ficou estagnado de 1961 até 1967, quando a Terracap iniciou os serviços de terraplanagem da “Estrada do Roteiro”, conforme o anteprojeto da Burle Marx Arquitetos Paisagistas, visando à implantação do Parque Zoobotânico.
Em 1969, foi elaborado o Plano Diretor do Parque Zoobotânico. Este Plano orientou a implantação daquele que se tornou o Jardim Zoológico de Brasília, importante ponto turístico da Capital.
Em 1976, formou-se uma Comissão para estudar e propor a criação do Jardim Botânico de Brasília – JBB. O relatório da Comissão foi entregue em 18 de maio de 1977, com a conclusão de que, ao contrário do Projeto de Lúcio Costa, o melhor local para abrigar o Jardim Botânico de Brasília seria a Estação Florestal Cabeça de Veado (EFCV), administrada pela FZDF, situada no Setor de Mansões Dom Bosco do Lago Sul, em terras pertencentes à Terracap, com área de 526 ha.