Advogado Especialista em Partilha de Bens - Galvão & Silva

Se Você Está
Procurando Por...

  • Regimes de Bens
  • Partilha de Bens
  • Divisão dos Bens em União Estável
  • Diferença na Divisão de Bens Entre Casamento e União Estável
  • Divisão de Bens em Divórcio Extrajudicial

Então nós podemos te ajudar. Basta preencher o formulário ao lado para conversar com um de nossos advogados especialistas ainda hoje.

Converse com um advogado

Preencha os campos abaixo com uma breve explicação do seu problema:

Como são separados os bens do casal?

Embora muitas pessoas só pensem nisso na ocasião da separação, os bens de um casal são separados conforme o regime de bens definido entre eles no momento em que se forma o casamento ou a união estável.

No geral, há quatro categorias de regimes de bens, que podem ser adaptados por acordo do casal, caso prefiram. São eles: Regime de Separação de Bens, de Comunhão Parcial de Bens, de Comunhão Universal de Bens e a Participação Final nos Aquestos.

O Regime de Separação de Bens é aquele onde os bens do casal não se comunicam ao longo da união estável ou casamento, tendo – cada um – seus próprios bens.

Na Comunhão Parcial de Bens, o patrimônio adquirido ao longo da união passa a ser do casal, devendo ser dividido na ocasião de um divórcio.

Na Comunhão Universal de Bens, o patrimônio anterior ao casamento e aquele adquirido durante a vida conjugal passa a ser dividido integralmente para o casal.

Já na Participação Final dos Aquestos, o patrimônio não é compartilhado ao longo do casamento ou união estável. Porém, no caso de uma dissolução ou divórcio, os bens que tenham sido adquiridos de forma onerosa (comprados ou trocados, por exemplo) pelo casal, serão divididos.

Como é a divisão de bens de uma união estável?

Caso se trate de uma união estável em vez de um casamento, tudo dependerá da existência ou não de um contrato de convivência. O contrato de convivência é o equivalente ao pacto antenupcial de um casamento, mas se aplica à união estável.

Se o casal tem uma união estável sem o contrato de convivência, serão aplicadas as regras do regime de comunhão parcial de bens. Vale lembrar e a comunhão será aplicada desde o início da união de fato, e não apenas desde a oficialização, caso ela perdurasse por mais tempo.

Já se o casal tiver um contrato de convivência, é o regime estabelecido nele que será seguido para a partilha de bens.

Como fica a divisão de bens em um divórcio extrajudicial?

No caso de um divórcio extrajudicial, o elemento do consenso sempre fará parte daquilo que é definido pelo casal. Em regra, segue-se e aplica-se o regime de bens que rege aquele casamento, aceitando-se algumas modificações simples, que acomodem a divisão sem maiores incômodos, como precisar liquidar bens imóveis, por exemplo.

Como fica a divisão de bens em uma união estável nunca reconhecida?

Como a união estável decorre de um fato – que é um convívio de casal estável e duradouro – ele pode ser reconhecido mesmo depois que o relacionamento já acabou. Neste caso, pode-se solicitar judicialmente o reconhecimento da união estável seguido pela dissolução da mesma. Neste caso, sobre o período em que a união estável foi reconhecida, a divisão de bens seguirá o regime legal para esta modalidade, que é a comunhão parcial de bens.

Excelência

O Galvão & Silva Advocacia

Ao longo do tempo, acumulamos larga experiência, formando equipes profissionais altamente qualificadas e identificadas com suas áreas de atuações e incorporando tecnologias operacionais de mercados mais avançados.

Inovação e Criatividade

Colocamos as ideias em realidade, oferecendo sempre a você um serviço de excelência.

Tecnologia de Ponta

Sempre buscando novas tecnologias, oferecendo uma melhor experiência para o cliente.

Profissionais Especializados

Um escritório Full Service, com advogados em cada área do direito exclusivo para você.

Atendimento de Excelência

Atendimento humanizado. Tudo pensado para melhor te atender, buscando um alto índice de satisfação.

Agilidade na Solução

Celeridade no atendimento e eficiência na prestação do serviço.

Localização Estratégica

Estando no centro de Brasília alcançamos o sucesso nos processos em um curto prazo.

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
©2021 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido