O que é inventário de bens móveis?
É o processo de contagem dos bens deixados por um falecido, comparando os dados levantados com as quantidades e demais informações contidas nos registros do Sistema de Gestão Patrimonial para identificar e corrigir divergências.
Para que serve o Inventário de bens móveis?
Inventário de bens móveis serve para formalizar a divisão e transferência dessa universalidade de bens aos herdeiros.
Como é feita a partilha de bens móveis?
A partilha pode ser feita de 3 formas: amigável/consensual, judicial ou em vida, por doação. A partilha amigável/consensual ocorre quando os herdeiros capazes realizam o procedimento de inventário e partilha por escritura pública em cartório em comum acordo. Contudo, havendo divergências nas vontades dos herdeiros, ou na existência de herdeiros menores ou incapazes, deverá ser iniciado inventário na modalidade judicial.

Daniel Ângelo Luiz da Silva
Advogado sócio fundador do escritório Galvão & Silva Advocacia, formado pela Universidade Processus em Brasília inscrito na OAB/DF sob o número 54.608, professor, escritor e palestrante de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.
Galvão & Silva Advocacia
Artigo revisado por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.