Como funciona a cobrança de cheque?
Decorrido o prazo de apresentação, o cheque é válido para cobrança. Neste sentido, os cheques podem ser usados para execução de título executivo extrajudicial por até seis meses a partir da data de envio.
Qual prazo para cobrança de cheque?
A cobrança mediante execução pode ser feita em até 6 meses. No entanto, se o pagamento não for feito dentro desse prazo, ações de cobrança ou monitoramento poderão ser tomadas. Nesse caso, o prazo prescricional para verificação de defeitos é de cinco anos.
O que acontece caso eu não realize o pagamento do cheque?
Como em qualquer outro empréstimo ou financiamento, o não pagamento desse tipo de empréstimo pode ter muitas consequências, incluindo o cadastramento em órgãos de proteção ao crédito, maculando nomes e impedindo o acesso a novas linhas de crédito.
Dr. Daniel Ângelo Luiz da Silva
Sou advogado, sócio fundador do escritório Galvão & Silva Advocacia, formado pela Universidade Processus e inscrito na OAB/DF nº 54.608. Atuo há mais de uma década em Direito Civil, Empresarial, Inventário, Homologação de Sentença Estrangeira e em litígios complexos envolvendo disputas patrimoniais. Além da advocacia, sou professor, escritor e palestrante, fluente em inglês e espanhol. […]
Dr. Caio de Souza Galvão
Sou advogado, sócio-fundador do escritório Galvão & Silva Advocacia, formado pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduado em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes. Iniciei minha trajetória no TJDFT, atuando no 1º Juizado Cível, Criminal e de Violência Doméstica, além de exercer funções como conciliador. Passei pelo TST, TCU e Procuradoria-Geral do Banco Central, onde […]











