Como ficam os filhos em caso de divórcio dos pais?

O divórcio se torna mais doloroso quando trata-se de divórcio com filho menor. Nesses casos, será necessário decidir sobre como funcionará a guarda do menor, que deverá ser estabelecida levando em conta o que for melhor para a criança ou adolescente.

A guarda unilateral é atribuída a apenas um dos pais ou alguém que os substitua. No entanto, aquele que não tiver a guarda do filho terá direito de visitação.

Guarda unilateral

Atualmente, a guarda compartilhada é o tipo de guarda mais comum. Ela responsabiliza ambas as partes pela criação do filho, ambos devendo participar integralmente de sua educação. No entanto, muitos acreditam que a guarda compartilhada estabelece que a criança deve morar em duas casas, mas isso não é obrigatório.

Guarda compartilhada

Este tipo de guarda não está disposto no ordenamento, mas consiste na guarda em que o menor deve dividir os seus nas casas de ambos os pais. Assim, dividem-se as responsabilidades e obrigações entre os pais durante períodos que podem ser estabelecidos de forma quinzenal, semanal ou anual.

Guarda alternada

O divórcio é um momento muitas vezes conturbado e que envolve diversos aspectos relacionados à vida conjugal. Por isso, é importante buscar, sempre que possível, a via amigável de resolução de conflitos. É fundamental, ainda, contar com um advogado especialista em Direito de Família que possa prestar o melhor serviço possível.

Se você está com dúvidas sobre como dar entrada em seu processo de divórcio, o escritório Galvão & Silva oferece a assistência necessária!