Sociedade de Responsabilidade Limitada: Entenda Como Funciona Sociedade de Responsabilidade Limitada: Entenda Como Funciona

Sociedade de Responsabilidade Limitada: Entenda Como Funciona

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

7 min de leitura

sociedade-de-responsabilidade-limitada

A sociedade de responsabilidade limitada, também chamada de sociedade limitada, consiste em um tipo específico dentre os muitos existentes para a abertura de empresas no Brasil.

Neste modelo, os sócios não são responsáveis pelos prejuízos provenientes da sociedade, além de suas participações. Ou seja, o capital social se dá por quotas e a responsabilidade dos sócios funciona de maneira limitada aos recursos investidos por eles.

Assim, a definição mais cabível para sociedade de responsabilidade limitada é uma empresa com ativos gerados por meio do patrimônio líquido.

Neste artigo você vai saber mais sobre os detalhes deste tipo de sociedade e conhecer suas características e como ela funciona na prática. Acompanhe!

O que é uma sociedade de responsabilidade limitada?

Como já mencionamos, a sociedade de responsabilidade limitada é constituída por dois ou mais sócios, podendo estes serem pessoas físicas ou jurídicas, e com capital social repartido em quotas. Desta forma, o patrimônio líquido dessa sociedade será determinado pela soma de seus ativos.

O valor de uma empresa só é determinável no mercado, quando a sociedade é vendida. Ou seja, é possível utilizar os serviços de uma organização especializada em avaliações e seus ativos só poderão ser avaliados após a venda.

Assim, a responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor de suas quotas, porém todos eles respondem de forma solidária pela integração do capital social. Esse tipo de sociedade é regulamentada pelo código civil, nos artigos 1052 e 1087 da Lei 10406/02.

Fale com um advogado especialista.

Quais são as principais características de uma sociedade de responsabilidade limitada?

Dentre as características de uma sociedade de responsabilidade limitada, podemos destacar:

●     Proteção do patrimônio: os bens pessoais de cada um dos sócios dentro de uma sociedade limitada ficam seguros em casos de ocorrências econômicas da empresa, como a falência, por exemplo;

●     Partilha por quotas: todo capital social da sociedade limitada é repartido em quotas e não em ações, como no caso de uma sociedade anônima, isto é, todas as quotas possuem valor nominal e devem estar registradas;

●     Administração: uma empresa de responsabilidade limitada pode ser administrada por uma única pessoa, sem a necessidade de um conselho.

Diante dessas características, podemos ressaltar que o conceito do patrimônio líquido aplicado a esse tipo de sociedade submete-se ao agente econômico. Ou seja, do indivíduo, da empresa ou da associação que detenha os bens e direitos.

Quais são os tipos de sociedade de responsabilidade limitada?

Os tipos de sociedade de responsabilidade limitada são: a sociedade limitada (LTDA) e a sociedade limitada unipessoal (SLU).

Apesar de a sigla LTDA ser aplicável exclusivamente à sociedade limitada, a SLU também pode ser considerada esse tipo de empresa.

A sociedade limitada consiste em uma proposta para dois ou mais sócios, administrada por meio de Contrato Social, com a exigência de integralização de capital e permitindo a separação entre os bens das pessoas físicas e jurídicas.

Na sociedade limitada unipessoal as regras são bem parecidas, porém a composição ocorre com um único sócio. Neste caso, o Contrato Social é redigido com o montante que é integralizado na empresa pelo sócio-fundador. O valor que corresponderá ao capital da empresa é utilizado em ocorrência de dívidas e questões associadas ao CNPJ.

É fundamental ressaltar que, na SLU, o sócio precisa se adequar aos parâmetros para se integrar a uma LTDA, bem como para exercer o papel de sócio-administrador.

Outra informação importante é que é possível realizar a migração de SLU para LTDA, incluindo mais sócios, porém mantendo o CNPJ. Para isso, é necessário apenas alterar as outras documentações, incluindo o Contrato Social.

Ligue agora e agende uma reunião.

Como funciona a sociedade de responsabilidade limitada?

A sociedade de responsabilidade limitada trata-se de uma empresa aberta por mais de um sócio, por intermédio da divisão de responsabilidades discriminadas em contrato social, e ainda com a chamada Identidade Jurídica Própria, sendo o capital investido na empresa como o único a ser usado nos processos financeiros e jurídicos.

Desta forma, os sócios fazem a definição das quotas que correspondem a cada um, podendo um deles ser intitulado como sócio majoritário. Neste contexto, o número mínimo de membros de uma sociedade de responsabilidade limitada é de dois sócios. Porém pode haver mais pessoas ou empresas, desde que constem no Contrato Social.

Além dos nomes dos envolvidos, no Contrato Social também deve conter os principais dados de cada um deles, como CPF ou CNPJ, estado civil, endereço, profissão e a identificação de quem será o sócio-administrador.

Ainda, conforme o Manual de Registro de Sociedade Limitada do Ministério da Economia, são obrigatórios, para o Contrato Social e a abertura da sociedade limitada, dados como:

●     Nome da empresa;

●     Capital da sociedade, ou seja, a quota de cada sócio, a forma e o prazo de integralização;

●     Endereço completo da sede, bem como das filiais, caso haja;

●     Objeto social;

●     Prazo de duração da sociedade;

●     Data de encerramento da sociedade;

●     As pessoas encarregadas da administração da sociedade;

●     Qualificação do administrador;

●     Participação de cada um dos sócios nas perdas e lucros;

●     Foro ou cláusula de arbitragem.

Ainda que a sociedade de responsabilidade limitada seja composta por, pelo menos, dois sócios, também existe a possibilidade da abertura de uma Sociedade Limitada Unipessoal – SLU.

No entanto, independente do modelo, há exigências quanto aos empresários que podem participar da sociedade limitada. Isto é, o indivíduo precisa estar apto para a plena posse da capacidade civil.

Fale com um advogado especialista.

Quais são as vantagens de uma sociedade de responsabilidade limitada?

Especificamos agora, as principais vantagens de uma sociedade de responsabilidade limitada. Confira:

1. Abertura simples e rápida

A principal vantagem da sociedade de responsabilidade limitada está na simplicidade de sua abertura.

Nos últimos anos, o governo simplificou o processo de regularização de empresas. Assim , você pode fazer todo o procedimento a distância, por meio da internet. Ou seja, etapas que antes eram longas, hoje estão unificadas.

2. A sociedade pode optar pelo Simples Nacional

Outra vantagem significativa, é no que diz respeito ao Simples Nacional. Isto é, tanto a LTDA, quanto a SLU podem optar por esse tipo de coleta de impostos, recolhidos em guia única.

Para essa opção, é importante contar com um contador que possa auxiliar em qual a melhor escolha para cada tipo de negócio, contribuindo para que a empresa esteja dentro das características corretas.

3. Não há exigência de capital mínimo

Alguns tipos de empresas costumam exigir até 100 salários mínimos de capital integralizado para que a separação entre as pessoas físicas e jurídicas possa ocorrer. Entretanto, com a LTDA não há esse tipo de exigência.

O empresário deve apenas informar qual o seu capital mínimo e, após isso, já pode seguir com o envio da documentação solicitada.

4. O quadro societário pode ser alterado

Neste modelo, também é possível a inclusão ou exclusão de sócios. Isso ainda pode ser uma excelente vantagem para as empresas que planejam a expansão do negócio, permitindo a flexibilidade necessária.

Ligue agora e agende uma reunião.

Qual a diferença entre sociedade de responsabilidade limitada e ilimitada?

Uma outra dúvida muito comum sobre o assunto deste conteúdo é no que tange a diferença entre sociedade de responsabilidade limitada e ilimitada.

Em razão disso, deixamos aqui o conceito de cada uma delas para que você não se confunda. Acompanhe!

●     Sociedade de responsabilidade limitada: neste modelo, o patrimônio do empresário e dos sócios é totalmente vinculado ao patrimônio da empresa e podem ser utilizados em decorrência de dívidas.

●     Sociedade de responsabilidade ilimitada: neste caso, os bens dos sócios não são vinculados ao patrimônio da empresa e, sendo assim, não podem ser comprometidos sob nenhuma hipótese.

Conte com um advogado para abrir uma sociedade de responsabilidade limitada

Agora que você já entendeu o conceito e como funciona a sociedade de responsabilidade limitada é preciso entender a importância de contar com um advogado no momento de abrir uma empresa.

O advogado tem o papel fundamental de avaliar e elaborar contratos e outros tipos de documentos, lidar com as legislações tributárias, comerciais e trabalhistas, além de realizar auditorias e orientar os empresários quanto às melhores formas de adequar às sociedades as leis, a fim de evitar problemas futuros.

Contar com um especialista na hora de abrir uma sociedade de responsabilidade limitada é a melhor escolha, pois iniciar um novo negócio exige esforço de todos os envolvidos para que a empresa cresça de forma correta e sem adversidades.Na Galvão e Silva, dispomos de profissionais qualificados na área que te ajudarão com essa e as demais questões relacionadas a abertura da sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe e tire agora mesmo todas as suas dúvidas sobre o assunto.

5/5 - (2 votes)

Atualizado em 19 de outubro de 2023

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado

Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.

Posts relacionados

Quais são as Melhores Práticas para a...

Por Galvão & Silva Advocacia

01 dez 2023 ∙ 8 min de leitura

Advogado de direito empresarial em Goiania...

Por Galvão & Silva Advocacia

21 nov 2023 ∙ 11 min de leitura

Quais são os Tipos de Sociedade Empresarial...

Por Galvão & Silva Advocacia

20 nov 2023 ∙ 10 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 8 min de leitura

Homologação de sentença estrangeira

Por Galvão & Silva Advocacia

15 jun 2014 ∙ 41 min de leitura

Direito Administrativo

Por Galvão & Silva Advocacia

29 abr 2014 ∙ 21 min de leitura

Onde nos encontrar

Goiânia - GO

Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030

São Paulo - SP

Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200

Belo Horizonte - BH

Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138

Águas Claras - DF

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770

Fortaleza - CE

Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191

Florianópolis - SC

Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200

Natal - RN

Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270

Salvador - BA

Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021

Teresina - PI

Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770

Curitiba - PR

Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010

João Pessoa - PB

Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2023 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Auarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.